Forte crise pode fazer Intel vender divisões e cortar custos

Intel virando a “Nokia dos anos 2020”

4 Likes

Aos poucos o império vai caindo. Quem foi o gênio que teve a idéia de construir uma fábrica de chips terceirizada no EUA??? Não tinha como isso dar certo.

2 Likes

A Intel subestimou a AMD quando a concorrente trouxe seus processadores da arquitetura Zen. Confiou que seus parceiros de negócios habituais não iam largar da empresa porque a AMD não teria capacidade de suprir em larga escala, coisa que a Intel era capaz à época. Coloque nisso a Intel não investindo quase nada em pesquisa e desenvolvimento da nova arquitetura pra substituir o Core i, à época em torno da 8a. geração. Só que a AMD trouxe algo inovador ao mercado e mostrou que tinha cacife pra desbancar a Intel.

O que temos hoje: no segmento desktop a Intel tem o seu fiasco nas últimas gerações dos seus processadores. Os antecessores até fazem frente à AMD mas o lado vermelho oferece mais eficiência e melhor custo/performance no geral. Notebooks: a Intel até conseguiu respirar um pouco mas ainda fica devendo também em eficiência. E onde a Intel é “causa perdida” e onde está o grosso do dinheiro, que é o mercado de Workstations e Servidores, a Intel é um fiasco completo. Em pleno 2024 lançam processadores 60 núcleos enquanto a AMD já está em 128 núcleos e com roadmap para processadores de 192 núcleos.

Em suma: a Intel finalmente sucumbiu à estagnação em que se encontrava. Nenhuma inovação à vista e nada que justifique escolher a marca ao invés da concorrente. Não é a primeira gigante nem vai ser a última a sofrer desse mal. Mas (e mais) uma vez uma empresa que não enxergou o passado de gigantes que sucumbiram ou tiveram que ser desmantelados pra que a marca sobrevivesse.

4 Likes

E manter tudo na ásia? Pros EUA não presta isso.

1 Like

Eu vejo tantas semelhanças nesse caso da Intel com o da antiga Kodak. Empresas que dominavam o setor, que se acomodaram e viram ser engolidas pela concorrência.

No caso da Kodak foi a mudança de paradigma, a ascenção da fotografia digital enquanto ela teimava em não acompanhar o mercado insistindo na fotografia analógica. Já a Intel, na minha opinião, é um caso mais feio, porque foi ultrapassada por uma concorrente de décadas porque não investiu o suficiente na melhoria contínua dos produtos, muito embora a gente tenha aí também a questão dos processadores ARM ocupando espaços (mas que não vejo como principal motivo pela queda brusca da Intel, processador x86-64 tem tanto mercado ainda que a AMD tá se fazendo nele).

3 Likes

Mas uma coisa ainda está um pouco distante pra AMD que é conquistar a confiança do mercado.

Eu trabalho com compra e revenda de equipamentos usados e dificilmente compro maquina com processador AMD pois é péssimo pra revender, o problema já começa quando agente precisa ficar explicando que aquele processador é equivalente ao “i” tal, é como se a AMD não fosse uma marca sólida ainda (apesar de ter décadas).

E até eu mesmo tenho preconceito pois nunca usei um computador com processador AMD que preste, parece que eles tem um certo delay característico pra determinadas tarefas.

4 Likes