Fontes para Kindle / e-readers com baixa resolução

Tenho um Kindle básico 2019, que infelizmente ainda vem com definição de 167 pixels por polegada. Isso limita o uso de fontes por causa da legibilidade. A única fonte padrão que eu acho confortável por ficar mais nítida é a Bookerly, mas eu queria variar um pouco.

Alguém recomenda uma fonte confortável para telas de baixa resolução?

1 curtida

Roboto, Ubuntu, Open Sans e Lato são fontes criadas especialmente pra funcionar bem em displays.
Não posso dizer se elas funcionarão bem, pois possuo o Paperwhite e nele uso a Amazon Amber (que é no mesmo estilo dessas que citei, sans-serif). Fontes como a Bookerly não me agradam por causa das serifas (em alguns casos acho que atrapalha um pouco a leitura rápida).

1 curtida

Guardian Egyptian
Não é gratuito, mas não custa dar uma vasculhada na internet… É a fonte proprietária do jornal The Guardian.

Tem essa no Google Fontes que é muito similar:
Merriweather

1 curtida

A resposta curta é: sim e não. :joy:

Na verdade as serifas são usadas para melhorar a leitura, elas fazem uma distinção maior dos caracteres, além de conferir mais personalidade a cada uma das letras. Isso ajuda e muito a leitura, pois o nosso cérebro consegue perceber as pequenas diferenças mais facilmente. Pegue um livro impresso, provavelmente ele terá o corpo do texto em serifa e títulos sem. Um exemplo de como a ajuda é na diferenciação do L minúsculo e do i maiúsculo, em letras sem serifa fica: lI (L I), se aqui tivesse serifa, o I teria dois “finalizadores” no topo, enquanto o L apenas um do lado esquerdo.

Ok, serifas são boas, estão sendo usadas em livros há centenas de anos. Já as fontes sem serifa são muito mais simples, (geralmente) o nosso primeiro contato com elas são na pré escola, aprendemos a fazer um alfabeto em letras bastão e é o melhor para que nossa compreensão tenha menos “interferências estéticas”.

Porém o caso aqui é com o uso de telas e uma que possui uma resolução mais baixa. A impressão em papel tem no mínimo 300 pontos por polegada (há alguns lugares que consideram que livros bem impressos possuem mais de 1000 dpi), o Kindle possui pouco mais da metade em pixels por polegadas. Uma fonte ótima, com serifa impressa, na tela em baixa qualidade tem um número restrito de pontos que ela pode ocupar. Por exemplo o L, talvez a linha do corpo (a barra vertical) tenha apenas 2 pixels de largura, a curva da serifa precisa ser feita com meio pixel (isso não existe, então ele acaba ficando meio aceso e meio apagado, ou se não existir suavização de serrilhado ele simplesmente some) e a serifa em si outro único pixel. Toda essa “falta de espaço” para ser reproduzida acaba criando um resultado que é visualmente estranho, pois também nem sempre o caracter vai ter um número exato de pixels, pode ser 1,75 ou 2,5 (que varia conforme o tamanho dela). É por causa disso que em alguns casos o texto parece não ter unicidade, a mesma letra se apresenta mais definida em determinado local e logo afrente mais distorcida.

Eu poderia exemplificar com imagens, mas não estou no computador no momento (pra ser mais fácil).

5 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.