Flipper Zero, famoso por clonar NFC, ganha novos poderes após atualização

Tenho tag pra eu entrar no prédio, minha fechadura eletrônica suporta um tipo de tag diferente, meu celular emite este sinal.

Mas, ao invés de eu ter que carregar apenas meu celular. Tenho que carregar duas tags distintas. Sendo que eu poderia salvar e ter tudo no celular. Ou pelo menos, clonar as tags pra ter apenas uma.

Anatel proíbe este tipo de produto, mas tb n proíbe a incompetência. Tag devia permitir ser salvo no celular, assim como cartão de crédito ou, pelo menos, devia ter um padrão universal, pra poder registrar uma única tag física pra tudo quer dispositivo.

1 Like

Erro teu que não comprou uma fechadura compatível com NFC.

Vamos proibir as facas e chaves de fenda tambem, afinal, elas podem ser usadas para o mal!

4 Likes

Seria interessante se a Flipper fizesse que nem o Raspberry Pi e Arduino, e tornasse Open-source hardware o dispositivo, disponibilizando um blueprint pra qualquer pessoa com habilidades de eletrônica fazer pra si mesmo (DIY). Aí os governos teriam de proibir a importação de chips, pra proibir a construção de um Flipper.

Pois é. Dentes, mãos e pés também. :melting_face:

3 Likes

Mas aí o arrecadamento diminui, Estado livre sim porém quando se tratar dos meus lucros pode ser fechado.

dei um exemplo… pq na real tô mais interessado com a impressão digital, pq é meio tanto faz substituir chaves por tags. E neste cenário… teria q fazer uma reunião de condomínio pra substituir todos os aparelhos do prédio tb?

E deve ter casos muito absurdos aí… de gente q carrega umas 3 ou 4 tags diferentes, aí vira tipo um molho de “e-chaves”. Uma pro trabalho, outra pro condomínio, outra pro ap… isso devia ser padronizado. E tem casos q a tag custa caríssimo ou é num formato q vc n curte e tal.

1 Like

Ai tu limita a evolução tecnológica engessando os padrões, cadê a liberdade das empresas?

Vamos escolher qual dos padrões atuais? o mais seguro, o mais barato ou o compatível com o celular?

Provavelmente só algum prédio lucrando em cima dos seus moradoras, só pegar uma e procurar quem faça cópia dela no formato de sua preferencia.

Ter padrão não tem nada a ver com deixar tudo engessado e não permitir evoluções ou ser inseguro. De fato limita um pouco a liberdade da empresa, mas graças a Deus, né? Imagina ficar na mão de tudo quer empresa?!?!

Ter padrão é assegurar que a tecnologia irá funcionar de forma fácil e transparente, além de garantir retrocompatibilidade, segurança e uma evolução mais alinhada.

Imagina se n existissem padrões?! Q horror q seria! E n vou citar exemplos pq são tantas coisas q iriam funcionar de forma monstruosa :rofl:!!

Enfim, sou muito a favor de padronizar o máximo de coisas que se puder padronizar e fizer sentido. E antes q vc jogue este argumento pra outro lado, é bom deixar claro que estamos falando de interface de comunicação, onde a tecnologia está como um meio e não como fim. Pq, por exemplo, n faz sentido padronizar o formato de um celular, mas sim, como ele irá se comunicar.

E um bônus aqui: sobre tags de outra marca não funcionar no aparelho de outra marca. Isto não tem nada a ver com segurança ou evolução tecnologia. Tem muito mais a ver com “liberdade da empresa” em forçar a vender as tags dela. Afinal, pq a empresa iria aceitar qualquer tag, sendo q ela pode bloquear e ganhar um extra vendendo suas tags?! Um padrão evita este tipo de abuso.

Mas temos padrões nesse segmento, o problema é que temos vários padrões parecidos que as pessoas confundem eles, assim como controles de garagem que podem operar em varias frequências e um não comunica com o outro.

Algumas frequências que me lembro agora de tag RFID são 125KHz e 13,56 MHz, sendo que 13,56MHz compartilha a frequência com o NFC e pode ou não ser compatível a comunicação entre os 2.
As TAG de pedágio que também são RFID operam a 915MHz.

Sobre os controles de garagem, já vi controles de 292 MHz, 299 MHz, 315MHz e 433 MHz, a tecnologia foi evoluindo e foram sendo feitos ajustes nas frequências utilizadas, mas todos seguem em uso até hoje, imagina se tivessem engessado e fossemos obrigados a utilizar somente uma frequência e um padrão, certamente seriam muito mais caros os produtos e com menos avanços.

Simples, não comprem de uma empresa que só deixa usar as suas TAGs proprietárias, procurem produtos compatíveis com NFC que é aberto para todos usarem o padrão.

Acho que vc esquece o mais importante: o usuário só tem controle sobre a tag q coloca em sua casa ou porta de seu apartamento.

Na empresa, num club ou até mesmo no seu próprio condômino, quem vai decidir são outras pessoas e, normalmente, quem n entende.

Até hoje tem gente que reclama da tomada de 3 pinos, por exemplo, que é obviamente muito mais segura e eficiente, tem gente até que diz que isso foi um ato comunista hahahahahaha. Óbvio que devem existir padrões e deve existe a liberdade para explorar outros modelos, não é complicado de entender, as pessoas se fazem de besta.

2 Likes

Hahaha! Real, bem lembrado! Foi o padrão de tomada pra dar dinheiro pro filho do Lula, hahahaha!