Firefox, rival do Chrome, tem missão impossível após perder 30 milhões de usuários

3 curtidas

eu uso o Firefox e o Safari e pronto, não gosto do Google Chrome, acho pesado no linux, consome muita energia o mac

5 curtidas

A versão pra Android ficou inútil depois que tiraram os plugins, não tem tradutor e nem integração com a conta Google ou M$. Nada que dificulte a vida do usuário prevalece, a Mozilla cavou a cova da raposa…

14 curtidas

uso o firefox desde 2003 acho…deixei de usar apenas uma vez quando ele ficou muito pra trás e lerdo demais, pra retornar naquela versão (acho que 2) que o navegador ficou muito rápido…nesse meio tempo usei todos browsers…não posso negar que hj uso o firefox como principal, e o edge no trabalho e pra compatibilidade…edge esse que me impressiona pela velocidade…meu palpite é que desses 50 milhões , boa parte migrou pro edge pela campanha microsoft, o fato de vir nativo no windows e como já disse, funcionar muito bem…

3 curtidas

O Firefox tem um problema grave que é o processamento elevado de áudio e vídeo, que desencadeia alto consumo energético.

Exemplo disso é que no auge da pandemia vários notebooks arregavam e esquentavam em demasia utilizando o Firefox para reuniões on-line, coisa que não acontece no Chrome, Edge e Safari.

3 curtidas

Uso o Firefox como padrão desde sempre, só uso o Chrome para coisas pontuais (como sites que funcionam melhor nele).

10 curtidas

Uso Firefox tanto no Windows como no meu Linux, muito feliz por ter PLENAMENTE o controle do programa mais importante dentro do sistema operacional. Acho ele leve e com uma excelente compatibilidade. Enfim, espero que consigam melhorar no marketing. Acho que seja isso que esteja faltando.

Antes do FF usava o Opera, mas depois que foi vendida para os chineses eu migrei para o FF.

5 curtidas

Em um hipotético cenário onde o Firefox fosse descontinuado, acho que o Chrome viraria o novo Internet Explorer, que em sua época de domínio ficou relaxado, não acrescentava melhorias, não evoluía.

3 curtidas

Eu era usuário assíduo do firefox desde a versão 2.0 do navegador, até tinha comprado um celular com firefox os na época que a mozilla fez pareceria com a vivo, mas é fácil saber por que muitos saíram do navegador… ele parou no tempo, quase não tem inovações e quando tem com o tempo é descontinuado, como o caso do firefox lockwise e o serviço de hospedagem de arquivos que a mozilla tinha, eu mesmo não sou mais usuário do firefox como browser padrão, no lugar dele eu migrei pro vivaldi, as mesmas extensões que usava no firefox funciona no vivaldi, o broser é personalizável, tem temas, tem tradutor de páginas nativo (coisa que o firefox poderia ter feito), bloco de notas, leitor de feed, cliente de email, contatos, calendário, bloqueador de propaganda integrado e integração com a wikipedia. Firefox fez foi parar no tempo e ficar só corrigindo bugs.

5 curtidas

Hoje em dia meu uso é eventual. Usava Chrome, depois que o Edge adotou o Chromium, passei a usar o Edge na maior parte do tempo, no note.
No smartphone, por comodidade, acabo usando o Chrome, pois achei a interface do Edge meio ruim (memória muscular).
Gosto do “Conjuntos” do Edge. Usei por muito tempo o que seria similar, que é o próprio Pocket (tem Instapaper tb).

3 curtidas

Eu comecei a utilizar o Firefox depois que a Microsoft abandonou o Edge (IE) e migrou pro Edge chrome, o Firefox é o único browser não chromium e eu não gostaria de ter um monopolio, o Firefox é o único que nos resta, inclusive não me vejo voltando para outro navegador, eu te Firefox eu te amo :heart:

8 curtidas

Fui usuário fiel do FF por anos, o principal motivo que me lembro que emputeci foi o fato de ter que reiniciar o navegador quando instalava algum complemento, sempre usei muitos complementos e isso era absurdamente irritante e anti-produtivo, e também a sincronia dos favoritos estava frequentemente perdendo meus favoritos, e também estava demorando absurdo pra iniciar totalmente (coisa de 2-3 minutos).

No início sofri bastante para achar bons complementos no Chorme pois a maioria dos complementos era basicamente atalhos ou coisas extremamente simples que dava para fazer sem eles, enquanto do FF os complementos era verdadeiras ferramentas que mudavam totalmente a forma de navegar.
Hoje estou preso no Chorme pelo mesmo motivo, diversos complementos que me acostumei (e acomodei) a usar e não consigo viver sem…

Me invejo de pessoas que conseguem mudar pra qqr browser, só importam os favoritos e ta tudo que precisam…

3 curtidas

Eu sou usuário do Firefox desde a versão 0.x, lá em 2003. Era fascinante o poder de usar abas e bloqueador de popus, enquanto o IE6 sofria com problemas de popup e segurança. Quando o Firefox adotou o esquema de update de versões aceleradas para competir com o Chrome, tive que abandonar por alguns anos devido aos bugs de alto consumo de processador e memória. Depois retornei e nunca mais sai. Uso o Chrome no celular devido a integração melhor com os serviço do google, porém no desktop é o firefox como padrão. Inclusive uso o gerenciador de senhas do Firefox. É triste ver que a Mozilla perdeu a mão. Não precisamos mais de outro navegador baseado no Chromium.

6 curtidas

Ainda tem os browsers baseados no Goanna (tipo o Pale Moon ou o K-meleon), o Lynx (que usa um fork do libwww como engine), um tal de Flow broswer que usa uma engine proprietária, e provavelmente tem outras opções com ainda menos marketshare.

Mas de fato, Firefox parece que ainda é browser não baseado no Blink com o maior marketshare.

2 curtidas

Se fosse menos feio, não tivesse uma renderização “porca” dos componentes HTML no Linux, desse suporte nativo a múltiplos usuários e fosse compatível com algumas extensões do Chrome (como do Google Tradutor, uma ótima mão na roda) melhoraria bastante, já que o foco na privacidade é o código aberto um dos grandes atrativos.

2 curtidas

Eu acho que o Firefox devia patrocinar alguns vídeos de Youtube de tecnologia, para aparecer de novo, assim como o Opera GX tem feito. Quem não é visto não é lembrado.

6 curtidas

Bom, como já dito: em smartphones com Android em geral o Chrome (ou algum navegador Chromium-based) já vem instalado por padrão. Daí impera o comodismo de não migrar. Idem pra MS, que te empurra pro Edge (que agora é Chromium também). Quem ainda insiste no Firefox é porque gosta de algo que o navegador tenha ou que precisa de um navegador diferente pra sites que não funcionem nos navegadores Chromium. Aliás, ultimamente, tem acontecido com alguma frequência alguns sites simplesmente não funcionarem no Chrome e no Edge e funcionarem direito no Firefox.

MAS infelizmente o futuro do navegador da raposa é incerto. Espero que pelo menos mantenham o Gecko em desenvolvimento,

1 curtida

Acho um problema do Firefox é simplesmente a tentativa de ficar inovando.
Chrome, desde que conheço, permanece com a mesma interface, apenas a modernizando.

Firefox teve 3 mudanças de designs em uma década: Australis, Proton e Quantum.
Todos na tentativa de refinar o design do navegador e fazendo o usuário ter que reaprender a usar o navegador novamente.

Nem falo da mudança do logo, que teve diversas mudanças pra se tornar minimalista ao ponto de perder sua identidade visual.

O que falta na Mozilla é um pensamento igual ao Google: Não se mexe em time que está ganhando.
Poderia permanecer com o logo de 2017 e estagnar em um design de interface.

3 curtidas

Firefox parou no tempo, está muito defasado. Vídeos travam, páginas esgasgam, consumo alto de energia etc, e isso em benchmarks de sistemas parrudos, imagine em sistemas modestos. Quem ainda usa é só por teimosia mesmo e falsa nostalgia.

4 curtidas

Provavelmente essa migração de usuários deve ter sido por conta do Edge. É o navegador perfeito para quem quer um Chromium mas não quer o Chrome. O Edge é uma opção ao Chrome melhor que o Firefox.

Infelizmente acho que a única saída para o Firefox é adotar o Chromium.

Eu sou um que vivo voltando e saíndo do Firefox por sempre ter alguma página que não funciona 100% com ele porque focaram o dev para browsers baseados no Chromium (Chrome, Edge e Opera). Apps de meeting (Teams, Meet, Garther, Zoom) sempre tem um problema ou outro no Firefox, principalmente para compartilhar a tela.

A guerra dos browsers não está perdida ainda, mas a guerra de motores de renderização de html acho que está perdida sim. Microsoft e Opera já pularam fora, Safari só sobrevive porque o Chromium é derivado do KHTML que é a base do Safari.

2 curtidas