Eu não sei o que está acontecendo com o FireFox…mas tá ruim, mas ruim mesmo! O FF no Android trava em abas, recarrega sem a gente pedir…um salseiro!
Até pouco tempo o Chrome era o mais pesado mas hoje no Windows o FF consome tanto quanto o Chrome em RAM…pelo menos aqui comigo!
Tive que voltar ao bom e velho Chrome…mas se for vendido partiu Opera…que por falar tá bonito e muito bem organizado além de funcional é claro.
Não ter perfis era algo inaceitável. Antes tarde do que mais tarde.
Quem sabe agora seja possível abandonar o Chromium.
Vai melhorando logo porque vou ter de sair do Chrome daqui a algum tempo devido a essas mudanças péssimas do Manifest v3
Tente usar o Fennec, uma derivação do Firefox para Android:
Eu substituí tanto o Chrome do Android quanto o Firefox por ele e, até o momento, pelo menos para as minhas necessidades, tem sido bom.
No desktop, eu tenho usado o Brave e também o LibreWolf, ao qual pretendo migrar totalmente em Junho/Julho quando do fim definitivo do Manifest v3 para Chromium (o que inclui o Brave). Não recomendo tanto o LibreWolf quanto recomendo o Fennec porque o LibreWolf é meio chato com determinadas funcionalidades de sites, por conta da proteção RFP (Resist Fingerprinting). Para nós, falantes do Português, o LibreWolf não é ideal para a escrita de textos acentuados, já que ele simplesmente ignora “teclas de composição” como o tilde (~) e os acentos (agudo, grave e circunflexo).
Agora, o Firefox upstream tá cada vez mais enshittificado. Não recomendo também, nem pra Android nem pra desktop.
Com relação ao artigo, não entendi a novidade de “perfis” porque “perfis” já existiam no Firefox: é tanto possível usar o parâmetro -ProfileManager
para iniciar uma popup como essa:
Como também já era possível acessar o endereço interno about:profiles
:
Há, ainda, um terceiro caminho (e que é incompatível com a funcionalidade de “perfis” que descrevi acima, como se houvessem duas funcionalidades de perfis diferentes no Firefox): ativando uma configuração interna chamada browser.profiles.enabled
:
A ativação dessa configuração fará um botão de perfil aparecer próximo do ícone de extensões na barra de ferramentas.
(Nota: meus prints são do LibreWolf mas isso também funciona no Firefox upstream e em qualquer derivação do Firefox, como o WaterFox, por exemplo)
Eu não entrei nesses detalhes do recurso antigo de perfis para não deixar o texto longo demais, mas você tem razão, isso já existia. Acho que a questão é não era tão user-friendly, por isso a Mozilla fez outro gerenciador e está dando destaque. É mais familiar para quem vem do Chrome, por exemplo.
E sim, dava para ativar manualmente essa flag! Fiz isso no 137 ou em uma versão anterior, não lembro. Acho que eles vão ativar aos poucos para todo mundo agora na 138.
Adriano, quais seriam “essas mudanças péssimas do Manifest v3”?
Não sou o Adriano mas talvez posso ajudar a responder essa com alguns links:
“E por que bloquear anúncios?”, alguém poderia perguntar?
Esse eu não tinha ouvido falar. Vou dar uma olhada! Valeu pela dica!
Pra mim só falta uma coisa, que gostei enquanto usei o Edge, as abas meio a meio… se colocar isso, acabou, não usarei nenhum outro navegador. Rsrsrs alterno entre o Safari e FF
O zen browser tem essa funcionalidade de abas divididas, além de várias outras bem úteis, vale a pena testar