Firefox ganha grupos de abas e começa a liberar perfis separados

Eu não sei o que está acontecendo com o FireFox…mas tá ruim, mas ruim mesmo! O FF no Android trava em abas, recarrega sem a gente pedir…um salseiro!

Até pouco tempo o Chrome era o mais pesado mas hoje no Windows o FF consome tanto quanto o Chrome em RAM…pelo menos aqui comigo!

Tive que voltar ao bom e velho Chrome…mas se for vendido partiu Opera…que por falar tá bonito e muito bem organizado além de funcional é claro.

Não ter perfis era algo inaceitável. Antes tarde do que mais tarde.

Quem sabe agora seja possível abandonar o Chromium.

Vai melhorando logo porque vou ter de sair do Chrome daqui a algum tempo devido a essas mudanças péssimas do Manifest v3

Tente usar o Fennec, uma derivação do Firefox para Android:

Eu substituí tanto o Chrome do Android quanto o Firefox por ele e, até o momento, pelo menos para as minhas necessidades, tem sido bom.

No desktop, eu tenho usado o Brave e também o LibreWolf, ao qual pretendo migrar totalmente em Junho/Julho quando do fim definitivo do Manifest v3 para Chromium (o que inclui o Brave). Não recomendo tanto o LibreWolf quanto recomendo o Fennec porque o LibreWolf é meio chato com determinadas funcionalidades de sites, por conta da proteção RFP (Resist Fingerprinting). Para nós, falantes do Português, o LibreWolf não é ideal para a escrita de textos acentuados, já que ele simplesmente ignora “teclas de composição” como o tilde (~) e os acentos (agudo, grave e circunflexo).

Agora, o Firefox upstream tá cada vez mais enshittificado. Não recomendo também, nem pra Android nem pra desktop.

1 Like

Com relação ao artigo, não entendi a novidade de “perfis” porque “perfis” já existiam no Firefox: é tanto possível usar o parâmetro -ProfileManager para iniciar uma popup como essa:

Como também já era possível acessar o endereço interno about:profiles:

Há, ainda, um terceiro caminho (e que é incompatível com a funcionalidade de “perfis” que descrevi acima, como se houvessem duas funcionalidades de perfis diferentes no Firefox): ativando uma configuração interna chamada browser.profiles.enabled:

A ativação dessa configuração fará um botão de perfil aparecer próximo do ícone de extensões na barra de ferramentas.

(Nota: meus prints são do LibreWolf mas isso também funciona no Firefox upstream e em qualquer derivação do Firefox, como o WaterFox, por exemplo)

1 Like

Eu não entrei nesses detalhes do recurso antigo de perfis para não deixar o texto longo demais, mas você tem razão, isso já existia. Acho que a questão é não era tão user-friendly, por isso a Mozilla fez outro gerenciador e está dando destaque. É mais familiar para quem vem do Chrome, por exemplo.

E sim, dava para ativar manualmente essa flag! Fiz isso no 137 ou em uma versão anterior, não lembro. Acho que eles vão ativar aos poucos para todo mundo agora na 138.

1 Like

Adriano, quais seriam “essas mudanças péssimas do Manifest v3”?

Não sou o Adriano mas talvez posso ajudar a responder essa com alguns links:

“E por que bloquear anúncios?”, alguém poderia perguntar?

Esse eu não tinha ouvido falar. Vou dar uma olhada! Valeu pela dica!

1 Like

Pra mim só falta uma coisa, que gostei enquanto usei o Edge, as abas meio a meio… se colocar isso, acabou, não usarei nenhum outro navegador. Rsrsrs alterno entre o Safari e FF

O zen browser tem essa funcionalidade de abas divididas, além de várias outras bem úteis, vale a pena testar