Firefox é o novo Opera?

image

O Edge tirou o terceiro lugar do Firefox e o Samsung Internet não está tãããão longe assim de passar também.

Seria esse o fim do grandioso Firefox que chegou à ter 32.21% dos usuários (fim de 2009)? Assim como aconteceu com o Netscape Navigator?

(nota: titulo clickbait³)

10 curtidas

Firefox virou algo bastante nichado aos meus olhos de leigo. Mesmo o chrome consumindo um absurdo de RAM, não vejo o firefox como uma opção melhor, a não ser q vc tenha neura por segurança e queira evitar o google a todo custo.

3 curtidas

Não diria fim, mas acho que ele vai ficar cada vez mais restrito ao público que dá muito foco a privacidade. Para o público mainstream, penso que o Chrome ainda vai dominar por muito tempo, talvez com uma concorrência maior do Edge no futuro, que até dá uma valorizada para a privacidade, mas não como o Firefox.

2 curtidas

Cara, eu hoje em dia uso o Firefox no cell (S21 Ultra) e no pc (um Dell Inspiron), e basicamente só uso ele por causa dos plug-ins, pq uso o que força o dark mode nas páginas, porém, acho que isso é um uso mto nichado, então acho que hoje em dia o Firefox é só pra quem faz questão de alguns plug-ins específicos (até pq o Edge tbm tem plug-ins, porém nem todos que tem no Firefox), e pra quem quer fugir do Google mesmo (não é meu caso, pq uso o Google com buscador padrão no Firefox).
E digo mais, só uso o Firefox pq não existe Samsung Internet pra pc, senão já teria trocado!

7 curtidas

Eu uso no PC dois navegadores: o Firefox e o Opera. Uma das coisas que mais gosto no Firefox são os containers, muito úteis pra manter contas diferentes ativas e separar trabalho de uso pessoal. No celular só uso Opera, porque o uso de dados é sempre menos que a metade que outros navegadores usam.

Dito isso, se o Firefox morrer vai ser uma pena e o principal motivo seria não existir uma engine concorrente que traga novidades e deixar todas as decisões indiretamente na mão do Google. O Firefox precisa viver pra que não exista esse tipo de monopólio

8 curtidas

Se eu te contasse que eu tenho uns 12 navegadores instalados? hahaha
Opera, Vivaldi, Srware Iron, Chrome, Chrome Canary, Firefox, Firefox Nigthly, Brave, Edge (até pq não pra desinstalar esse bloatware), etc… hahaha (se não me engano, eu ainda tinha o Opera Presto instalado…) – não inclui o Internet Explorer nem é gente, e quem usa também não.

4 curtidas

Aí eu te pergunto: pra q?!

2 curtidas

Até pelo fato do Android dominar o mercado, o Chrome ainda irá dominar por muito tempo.

Eu continuo usando Firefox, mas raramente vejo alguém que também usa. Tenho Firefox no Android também, mas não gosto muito.

2 curtidas

Instalei e fiquei com preguiça de desinstalar. Mas eu uso uns 3. hahaha

2 curtidas

Firefox é o meu navegador “plano B”. Se alguma página não funciona direito no Chrome, tento nele por via das dúvidas. Em questão de plugins e afins, tudo que tem pro FF tem pro Chrome (o que uso, pelo menos).

2 curtidas

o edge passa o firefox era questão de tempo, e por vários motivos: já está no windows e não conseguir excluir; esta recebendo pessoas que usava o internet explorer; propaganda massiva do microsft sobre o edge e até sendo invasiva; dizer que o instalador do firefox é um arquivo malicioso; dificulta a troca padrão do navegador; e agora usar o motor do primeiro colocado.

o edge vai tem como alvo os usuários do chrome, que após alguns anos deve perder pelo menos uns dois dígitos de mercado.
o firefox já tem uns anos que vem sendo produto de nicho, e posso está errado, mas para ganhar usuários de forma massiva, somente se acontecer algum escândalo do nível quase Snowdem ou Cambridge, mas como acho que não deve acontecer, o crescimento do firefox hoje está mais atrelado ao crescimento do linux.

3 curtidas

12 navegadores? kkkkk? tava entendiado e irritado porque está travando e foi instalando tudo só para ver.

2 curtidas

Parei de utilizar o Firefox depois que ele mudou a engine e com isso matou varias extensões.

Fui para o Chrome e não consigo largar por conta do tradutor, funciona de forma nativa.

2 curtidas

Essa de tradutor nativo me lembrou um negocio que eu gosto no Opera: seleciono um valor em dólar e o Opera já converte pra real

2 curtidas

No desktop já tá morto (uso o Edge), mas no Android só uso porque é o único navegador confiável que suporta extensões (embora poucas) e que ainda é atualizado (Nightly), mas é bem de nicho.

Se a Microsoft tivesse adotado o Chromium há mais tempo, acredito que o Edge teria um market share bem maior. Mas é louvável o quão excelente está após dois anos da migração, se a versão para Android tivesse suporte a extensão eu a usaria também.

2 curtidas

Meio off-topic mas… Caramba, já são 2 anos que houve essa migração da engine do Edge? É o tipo de coisa que na minha cabeça aconteceu “uns meses atrás”.

6 curtidas

Acho que já tem quase dois anos e meio, eu lembro que comecei a usar em maio de 2019 e já tinha uns meses desde o início do programa de testes. O :hourglass_flowing_sand: não perdoa!

2 curtidas

Os caras perderem pra um navegador que só tem pra celular é foda ksks.

2 curtidas

Aqui uso só 2 navegadores, firefox e edge.
Firefox pois funciona melhor para peticionamento eletrônico, aí acabo usando ele para o serviço, incluindo, além do peticionamento, pesquisas e etc.
Os demais acessos uso o Edge, e ele está muito bom, me surpreendeu mesmo

2 curtidas

Firefox era o meu navegador preferido, usei por longos anos, mas infelizmente já não é tão bom como era antes, desde a atualização ‘Quantum’ ele decaiu, o desempenho geral do navegador fica abaixo do Edge e Chrome em meus testes, mal abro 4~5 abas e ele já fica dando umas travadas, mesmo com PC High End, já nos concorrentes abro 40~60 abas tranquilamente, além das péssimas escolhas que a Mozilla tem feito, como a remoção de funções nativas como o modo compacto, ver imagem, redesign mal elaborado e etc… (o que tem de reclamação no Reddit não é pouco).

3 curtidas