Firefox desafia operadoras e ativa novo recurso de criptografia de DNS

Originally published at: Firefox desafia operadoras e ativa novo recurso de criptografia de DNS – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

DNS over HTTPS (DoH) dificulta monitoramento de navegação; operadoras dos EUA chegaram a enviar carta ao congresso

1 curtida

Da até medo está sisma dos provedores, governo monitorar tudo.
O engraçado que muita coisa que realmente faz mal a sociedade passa despercebido pelos mesmo que acusam o mais fraco (consumidor).

Se operadoras se opõem a alguma medida é porque ela é boa pro cliente.

13 curtidas

No Firefox android o DNS over HTTS vem desativada por padrão e não tem a mesma gama de configuração que tem o Firefox do PC.

Se quiserem ativar no Firefox android e só digitar esse endereço “about:config” na barra que colocar a urls e depois pesquisa por " network.trr.mode" e mudar o 0(padrão) para 3.

Esse site verifica se está funcionando:

Paulo Higa coloque essa dica na matéria, seria de grande ajuda para o leitores do tecnoblog

13 curtidas

Também é possível ativar esse recurso em navegadores baseados no Chromium, como o Vivaldi. Eu o ativei em chrome://flags/#dns-over-https

2 curtidas

Obrigado firefox!

Recentemente me vi obrigado a fazer isso, meu isp, a fasternet começou a redirecionar TODO o tráfego na porta UDP 53 que é o DNS pros servidores deles e isso já me afetou algumas vezes: não posso ter um dns de backup, então já cheguei a ficar alguns momentos sem DNS por culpa disso fora que as vezes o filtro deles marca algum site como infectado, ai você não consegue acessar o mesmo por conta desse bloqueio de DNS.

Ao passar a forçar o DNS over HTTPS no chrome esse problema foi resolvido.

E quanto ao dns forçado deles, essa tática pode ser interessante caso as pessoas tenham seus dns alterados por outros maliciosos, e isso acontece direto, por outro lado, deveriam liberar os servidores dns reais desse filtro

Servidores alteatórios para quem não quer ficar na mão da cloudflare.

1 curtida

Valeu, funfou aqui no Edge (novo).

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.