Firefox 79 para Android é mais moderno, mas tem gerado queixas

Originally published at: Firefox 79 para Android é mais moderno, mas tem gerado queixas – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Usuários do novo Mozilla Firefox para Android reclamam principalmente da falta de extensões

1 curtida

A única coisa que me chamou a atenção, neste novo Firefox, foi a Mozilla ter efetivado uma mudança que o Chrome chegou a testar, mas nunca tornou-se oficial: A barra de endereço na parte de baixo. Era muito melhor! Sinto uma falta disso no Chrome e seus clones.

Ainda não sei se um dia conseguirei adaptar meu workflow para o Firefox (prefiro usar o mesmo navegador tanto no desktop quanto no celular), mas a Mozilla deu um passo importante para isso - mesmo que tenham problemas nesta primeira versão, o que era esperado.

a tela de troca de abas têm sido muito irritante.
E atualizar a pagina ao puxa-la para baixo é uma coisa tão simples que ainda não foi implementada.

3 curtidas

é a única coisa que sinto falta ao usar o firefox

2 curtidas

Eu até gostei dessa versão, mas ainda falta muita coisa para ter as mesmas opções e vantagens que o antigo proporcionava a muitos que hoje se queixam sobre o app.

A experiência em tablet não ficou boa, principalmente com a nova guia de abas.

1 curtida

Só o atalho pra nova aba anônima ( ͡° ͜ʖ ͡°) direto do menu de atalho do ícone já vale o update (que dificuldade pra falar long press menu em Português!!). Já uso faz tempo no Preview (que mudou pra Nightly) e uso poucas extensões (uBlock e Dark Reader), q felizmente estão lá.

Poderiam ter lançado uma versão paralela deve e mantido a antiga como tava, sinto falta das extensões, não tenho mais motivo pra usar ele por enquanto.

Algums problemas extras:

  • acesso ao autocompletar de sites já visitados não foi mantido (simplesmente limpou tudo)
  • abrir uma nova aba é confuso, parece que fizeram de propósito para as pessoas não usarem mais que uma aba
  • consultar as abas abertas é confuso
  • conferir e navegar entre as abas abertas é confuso
1 curtida

principalmente leveza

ficou muito travado! o jeito é deixar instalado a versão anterior!

so deixar instalado a versão antiga via APK

Foi uma atualização severa, fazia tempo que não via isso. Foi algo como o Windows Vista, chegou chutando tudo com o sistema refeito e acabou sendo apenas “bonito”.

Não é possível configurar uma página inicial específica, é difícil de configurar um buscador como o duckduckgo por exemplo, é mais complicado fechar todas as abas abertas quando fecha o navegador, não é mais simples acessar os favoritos, não existe mais uma aba para os downloads, mataram praticamente o forte do navegador que eram as extensões, agora só tem meia dúzia.

Nossa são inúmeras coisas que ninguém gostou, o rating do Firefox no Google Play após a atualização é de 2/5…

Espero que a Mozzila consiga equilibrar novamente as coisas, foi algo muito antecipado, a transição deveria ter sido diferente. Enfim, que seja feito os ajustes e espero que sirva de lição. O Firefox não é um navegador que pode cometer falhas como estas, se não o Chrome e seus clones vão pegar todo o mercado de vez.

Removeram as abas na versão para tablets… Isso foi sinistro de ver.

menu de ícone

Ou seja, tenho de recorrer a um apk de origem duvidosa, não custava terem mantido o oficial na play store.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.