Não precisa comprar outro notebook, talvez o Zorin Os já supra toda sua necessidade.
Todo crescimento que aconteça será bom para o mercado, pois no mínimo não estará acontecendo queda. Porém vamos ver quando chegar a hora de o W10 se tornar “obsoleto”, o que vai acontecer com os preços e as vendas.
Apesar de que eu continuei com o XP por uns 2 anos a mais antes de migrar para o 7 com a compra de um note novo (veio instalado) e nunca tive problema nenhum. Apesar de na época não fazer transações on-line né.
Ainda pretendo ficar no W10 por algum tempo, não sei se mudo para uma distro Linux. Também não sei se gostarei de utilizar o novo W11 ou 12, que se tornou um novo Android e iOS, mas também comprar um note novo para colocar um Linux e não aproveitar o máximo da maquina também não dá.
Zorin OS melhor distro linux disparado para uso geral.
Eu lembro que ele inaugurou o visual do Windows 11 antes do mesmo existir, parece até que a M$ tinha copiado a Zorin.
Eu uso o Zorin numa máquina virtual, e de longe, é a distro mais Windows like que existe, incentivando que você instale o Wine pra fazer a transição de apps mais segura e gradual.
Primeiro veio o Ubuntu, depois o Linux Mint, agora o Zorin pra mim é a melhor distro de todas pra quem quer sair do Windows.
Minha máquina é moderna e continuo usando o W10 Pro, ele voa
Uma hora teremos que migrar, não tem jeito, mas espero que até fim de 25 o W11 esteja mais polido, pois quando o W10 tinha conseguido ficar totalmente estável, a M$ lança o sucessor, e estamos vendo que a ultima build 24h2 está com diversos problemas.
A adoção do W11 está mais lenta que o esperado pela M$, e acho que a partir de 2026 que vá crescer a utilização do W11, o W10 virou o novo W7
Um pouco, para quem estava na dúvida se trocaria de equipamento.
Os demais vão fica recebendo avisos, ou vão instalar a versão LTS 2021, ou ainda o W11 com truques para burlar as restrições de hardware.
Eu sempre fui um usuário da resistência, permaneci anos no XP antes de pular por 7 que só fiz depois que já existia até o 8.1, mesma coisa me engessei no 7 por anos antes de partir pro 10.
Já do 10 pro 11 resolvi deixar de birra e simplesmente aceitar pois como trabalho diretamente com tecnologia preciso conhecer o sistema, de início foi um pouco chato como toda transisão, mas nem de longe nada do que tanto alarmam, hoje não vejo praticamente diferença nenhuma do 11 pro 10 que me faça querer voltar (nem nada de vantagem também).
E muito menos vejo motivos pra trocar computador por conta de OS, vantagem do Windows sempre foi essa flexibilidade, qualquer maquina descente* de 10 anos atrás com um SSD e 8Gb+ vai rodar o Windows 11 lisinho pra 99,9% dos usuários.
*i3, i5, i7 ou equivalente AMD.
Você pessoalmente não, mas empresas definitivamente precisam. Até por questões de compliance.
O lado positivo é que deve fazer surgir um monte de Latitude e ThinkPad no mercado secundário.
Windows 10 roda até em AMD Phenom X4-X6 de 2007 sem muitos problemas kkkk, segundo testes que eu fiz num desktop antigo de testes.
Um processador da era 1155 (que está no menor valor da história) que não seja 2/2 vai conseguir rodar o W11 sem muitos problemas.
A impressão é que depois do Vista, a M$ só pega a base e apenas modifica uma coisa ou outra e o resto é pura maquiagem, não vejo grandes diferenças num 7 para um 10/11 em questão de núcleo/sistema em si, apenas as restrições artificiais que a M$ coloca pra fazer a pessoa comprar hardware mais novos e ganhar com licença nova.
O W10 lembro que muita gente torceu o nariz quando foi lançado, demorou uns 5 anos para o sistema ficar liso sem bugs, e a M$ vai lá e lança o W11
Quando o W11 ficar estável o suficiente, lançam o W12
Não sei se é permitido falar aqui, já que citou a versão LTSC.
Tem a versão do W11 IoT Enterprise, que é removido a obrigação de TPM e requisitos mais baixos, e ainda pode ter acesso as builds mais recentes.
Agora como ativar e tal, é por conta e risco de quem fazer
Que…bom? Quer dizer que a base é decente. A Microsoft fez uma boa reforma nas partes internas do Windows para o Windows Vista.
Mas teve algumas mudanças interessantes de lá pra cá, por exemplo o suporte a compressão de memória no Windows 10.
Falo em questão de Kernel, se não fosse as limitações artificiais, o Vista poderia rodar maioria dos apps de hoje sem problemas.
A Base do Vista não era ruim, era apenas a frente do seu tempo, do Vista pro 7, ao contrário que muitos acham, foi apenas otimizações e todo mundo adorou, e é feito isso ainda hoje, não precisa mudar pois a base é decente como falou.
Um exemplo, o 8.1 foi rejeitado pelo péssimo marketing e maquiagem errada kkk, mas ele como sistema em si, ele era um 7 com algumas poucas otimizações, lembro que num pc que testei, o 8.1 com drivers certos rodava igual ou melhor que o 7, isso só prova que a base é praticamente inalterada desde o Vista, apenas otimizando eternamente e adicionando melhorias ao longo do tempo.
E a M$ sabe muito bem disso, tentar mudar o sistema seria quebrar quase 20 anos de trabalho em otimizações, ninguém está disposto a jogar dinheiro do lixo né
Lembro que em 2011 teve um site que não me lembro o nome, que fez testes com o W7 SP1 x W Vista SP2, num mesmo equipamento, ambos tiveram o mesmo desempenho, o mesmo consumo de memória, praticamente parecia o mesmo sistema.
Acho que a partir daí que a M$ passou a enxergar que não precisa reinventar a roda, basta melhorar o que tem na mão e aplicar outra maquiagem
Eu tou conseguindo rodar o win10 em um intel t7600 dual core e 4 de ram tranquilamente kk
sem problemas…
tenho wxp, w7, w10 e w11 d vento em popa
Linux Mint, Zorin Os e Pop Os vão resolver o problema da maioria das pessoas, mesmo porque hoje em dia se usa muito mais o Navegador Web do que aplicativos instalados nas máquinas.
Deixei o Windows faz tempo com distribuição principal, meu PC com windows virou vídeo game só uso pra jogo.
Escuto esse papo desde o Windows XP.
As atualizações vão acontecer com o tempo, naturalmente, com novos hardwares.
Até por que o SP2 saiu mais ou menos junto do Windows 7, e com muitas (mas não todas) das melhorias, ainda mais com o Platform Update.
E uma parte dos problemas do Windows Vista eram mais culpa do hardware em que ele rodava. 1 GB de RAM ainda era relativamente caro na época e a stack gráfica inteira do Windows mudou, então GPUs mais velhas e/ou com drivers velhos não podiam usar o Aero e muitos dos novos recursos.
Sim, em 2008 compramos um PC Core 2 Duo de 2GB que já vinha com o Vista, configurações ótimas pra época, o Vista rodava liso liso, sem qualquer necessidade de voltar pro XP, que não gostava do visual dele, o Vista saltava os olhos, extremamente bonito para a época…
Acho que somos uma das poucas pessoas no planeta que pulou o XP, fomos do 2000 pro Vista direto kkk.
Porem uma coisa que percebemos, a versão x64 veio instalada por padrão mas era muito bugada, alguns apps como o Windows Media Player não funcionava, além de alguns apps mostrarem incompatibilidade, formatamos com a versão x32 e foi somente flores.