Fim do Hackintosh e fim do suporte do WIndows 10. Será que o Linux crescerá com força?
Todos sabiam que esse dia chegaria. Mas ficamos agradecidos pelo hackintosh. Muitos migraram para o mac devido a ele, inclusive eu.
Spoiler: nao.
As pessoas preferem continuar a usar win10
Hoje em dia eu acredito que hackintosh não vale tanto a pena como no passado. Uns 10 anos atrás a diferença de preço era absurda, dava pra montar um computador mais poderoso que o Mac Pro gastando metade do preço, então hackintosh compensava muito.
Atualmente tem opções como Mac Mini que tem preço acessível e muita potência.
E um macbook air M1 dá pra encontrar usado por menos de 4k, então dinheiro não é mais um problema pra quem quer usar MacOS.
Acho que o maior problema disso será para quem tem macbook antigo, pois não vão mais conseguir forçar a atualização.
Isso também vai afetar diretamente o Rosetta, a camada de abstração de apps x64 da Intel pros M1,2,3,4 da Apple, que depende dessa compatibilidade. Ou seja, nada de rodar jogos Windows nos Macs atuais em subcamadas.
O que é uma pena, assisti vídeos de gente rodando Cyberpunk em um M4 padrão com alta qualidade e desempenho.
Vem aí, o ano do Linux.
Macbook air M1 tem só 8gb de ram é muito pouco para o rodar o Xcode, tem que ser no minimo o pro.
O Pro também tem 8gb, mesmo o Macbook Pro com M3 tem versão com 8gb. Se você quer mais ram, é só pegar um modelo com mais ram.
16gb passou a ser o mínimo só a partir do M4.
Não, pois o fim de novas versões de um sistema não significa que o usuário instalará um novo. Pode ficar recebendo apenas os updates, ao menos enquanto houver. Eu tenho um MacBook Pro 2013 no macOS 11 e agora sim, com o fim de updates, me vejo obrigado a atualizar para um novo OS: felizmente existe hackintosh para Mac, ou seja, forma alternativa, não oficial, de atualizar o Mac para uma versão mais recente. Fim dos updates aqui está sendo agora para os navegadores web Brave e Chrome, mas há tempos já não era mais possível instalar OneDrive e Office.
Foi ótimo ao menos ter chegado no Tahoe e contar com o novo visual, Liquid Glass. Já está bom galera, fico feliz de meu hackintosh pode ser atualizado. Além do PC, espero que eu consiga migrar meu MacBook Pro 2013.
Um pulinho no Paraguay já encontra essa belezinha. Vale muito a pena, ainda mais tratando-se de um aparelho de alta longevidade.
Sou TI em uma empresa de médio porte, aqui temos aproximadamente 100 estações desktop de uso dos funcionários. A administração da empresa é familiar, e eles são muito miseráveis no sentido de investir em tecnologia (veem tecnologia mais como despesa do que como investimento). Pois bem, com as notícias sobre fim do suporte do Windows 10, etc., nós do TI começamos a nos mexer e conversar com os donos sobre o que poderia ser feitos, mas já cientes que migraríamos para alguma distribuição Linux. Só que a notícia vazou e gerou um certo pânico nos funcionários, pois estão todos acostumados (ou acomodados) com a dupla Windows+Office. Mesmo assim, achamos que os donos estavam cagando pra opinião dos funcionários e que iríamos realmente migrar para uma solução “gratuíta”. Eis que num plot twist inesperado, a empresa encomendou 110 desktops da Dell completos, já com Windows 11 Pro. Resumo da ópera, patrão mesmo sendo miserável em investir, hora que viu que a produtividade iria cair por conta dos funcionários insatisfeitos, meteu a mão no bolso e gastou em hardware novo.
Com certeza era o que iria acontecer, apesar de pão duro, ele percebeu que perderia muito dinheiro migrando para linux, e falo isso como usuário de linux. Eu não perdi a produtividade pois migrei por interesse próprio, e reaprendi a trabalhar com as ferramentas que o linux disponibiliza. Agora obrigar funcionário a fazer isso, com certeza ia dar errado.