Fim de suporte de versão do Windows

Olá, pessoal.

Hoje veio uma novidade: apareceu um ícone no canto da barra de tarefas do Windows avisando que o suporte à minha versão chegaria ao fim.
O problema é que se dependesse de mim, eu já teria atualizado, mas o próprio Windows diz as atualizações ainda não chegaram pra mim.

image

Há alguns meses, eu tinha contactado o suporte e eles falaram “ah, não é nada demais, se quiser pode atualizar, só podem ocorrer alguns problemas nos drivers do Synaptics e Conexant”, e curiosamente esta última que tenho no meu notebook. Preferi não arriscar.

Alguém que usa tais drivers e já está com o computador atualizado sabe me informar sobre a experiência pessoal, se atualizou por fora ou a atualização chegou normalmente pelo Windows Update?

Acho uma sacanagem obrigar a atualizar e eles não dão nem a “certeza” de estabilidade atualizando pelo Windows Update ao invés de ser pelo site numa maneira quase forçada.

Curiosamente acabei de atualizar o notebook do trabalho, mas não verifiquei nada a respeito dos drivers e é cedo para eu notar algo que não esteja funcionando corretamente.

Eu não costumo espera a atualização aparecer no windows update, uma ou duas semana depois que lançam ela eu baixo o programa de atualização no site da microsoft e mando ele atualizar.

esse aviso é velho, essa atualização já foi lançada, oque pode estar acontecendo é seu notebook não ter espaço para atualizar, recentemente coloquei um SSD no notebook de um amigo justamente pois ele havia comprado um daqueles notebooks de entrada que vem com memoria eMMC de 32GB.

Não tem a ver com a minha situação. O “está a caminho” é referente ao meu PC, não que a Microsoft não tenha lançado a atualização. E tenho espaço de sobra no meu computador.
O aviso que apareceu essa semana pra mim não é o da foto. A minha versão (1909) termina o suporte em Maio. Esse da foto sim é “velho”, já tem um tempo.

É como eu já disse no texto, quase certeza que é referente ao problema com drivers. O “Saiba Mais” lista problemas conhecidos na atualização, e este é o motivo de eu não ter atualizado usando o Assistente que é disponibilizado no site do Windows.

Inclusive, Já encontrei uma pessoa em situação semelhante enquanto pesquisava na internet.
Eu prefiro mais a estabilidade do que os recursos novos da atualização, não quero atualizar pra ficar recebendo BSOD. Ainda mais que uso meu notebook pra trabalho também. Vou continuar procurando possíveis soluções.

Então uma cópia do Win 10 LTSC deve ser mais interessante pra você.
Em tese cada um é pra ter 10 anos de suporte e as atualizações são apenas de segurança, sem recursos novos.

O problema do LTSC é que ele só é disponibilizado para licenciamento por volume (não é vendido para usuários finais) e que no caso do @valdinei ele teria que reinstalar do zero o Windows, pois não tem como migrar de um pro outro sem fazer uma instalação limpa…

se vc tiver um HDD/SSD sobressalente vc pode instalar o windows 10 mais recente nele e testar a performance ou caso tenha um HD externo com espaço sobrando, vc poderia usar o acronis para tirar uma imagem do seu atual windows, salvar no HD externo e então atualizar, caso de algum problema, basta usar o acronis para restaurar a imagen salva no HD externo.

1 curtida

Daí vai dele entre ficar com um Windows sem suporte ou partir pra um instalado do zero que vai ter suporte.
E dá pra usar o LTSC sem licença também.
Eu uso. :man_shrugging:

Usando a ferramenta de criação de mídia do site da Microsoft é possível atualizar para a versão mais recente sem perder nada. Pode ser utilizada mesmo quando a atualização não é disponibilizada pelo Windows Update…

Sim, mas atualizar desse jeito não diminui a chance de ter um BSOD por terem adicionado novos recursos, coisa que o LTSC não faz (com tanta frequência pelo menos).

Enfim, LTSC é uma opção mas vai de cada estudar pra ver se é a que melhor atende suas necessidades e expectativas.

Até que o Windows LTSC é uma opção, @centauro, mas acho que para mim seria demais.

O que eu poderia fazer seria o que o @LekyChan disse, de instalar o mais recente em outro drive (na verdade, eu estava pensando em instalar em outra partição mesmo, um dual-boot de dois Windows), mas uma hora ou outra eu teria que atualizar.

Vou ficar na pesquisa por mais umas semanas, se não conseguir nenhuma solução alternativa, talvez eu atualize e lide com os drivers na mão.

Bom, eu recomendaria procurar a ajuda de quem entende bem de Windows. No caso no baboo.com.br. Tem o fórum dele, tem uma área aberta que você pode postar.

E como o seu caso é problema com driver, acredito que falta vontade do fabricante em corrigir o problema.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.