Fim da Oi Móvel: a decadência da tele e a aquisição por Claro, TIM e Vivo

3 curtidas

A Oi chegou numa época em q o uso de voz era o principal. Fez sucesso com o chip 31 anos, q dava ligações ilimitadas por 31 anos, aos finais de semana. Era algo inimaginável naquela época.
Mas sempre esteve atrás em termos de qualidade. Mas conquistou uma fatia relevante em estados estratégicos como MG (não existia Claro em MG nessa época), BA e CE.

Eu fui cliente Velox em BH e apesar de não ter tido muitos problemas, por morar num bairro bem atendido, a qualidade tb não se sobressaía. Só qd migrei pra NET (hoje Claro), é q percebi o tempo q perdi (Vivo/GVT nem sonhava em existir em MG nessa época).

No final, a minha sensação era a de q a Oi era uma empresa de menor qualidade. Cheguei a trabalhar lá (assim como nas outras 3). Tinham uma equipe de engenharia fabulosa, oriunda da época de estatal (Telemar).

Mas ficou para trás, em termos de marketing e customer success (manutenção de clientes de alto valor). E foi muito usada politicamente, o que prejudica qualquer empresa.

10 curtidas

A Oi foi vítima demais de incompetência e má gestão. Por anos a fio eles tinham clientes quase cativos em algumas regiões, mas não atualizaram a rede. Ou fizeram algo pontual.
A Oi devia ter adotado VDSL quando a GVT o fez, mas passou anos sentada e só lançaram em 2015, quando VDSL já estava perdendo relevância. Se a Oi tivesse começado a montar uma rede FTTH nessa época (e montar de verdade, não em meia dúzia de bairros), talvez estivesse melhor.

E do lado empresarial, trapalhadas como a fusão absolutamente desastrada com a Portugal Telecom, e até mesmo a compra da Brasil Telecom (que na minha opinião nunca deveria ter acontecido), que só causaram distrações e prejuízos.

Pelo menos no fixo, apareceram alternativas, acabou sendo melhor pra todo mundo. No móvel, que tem barreiras de entrada muito maiores, que está o problema.

9 curtidas

Atendimento da Oi era de chorar, tu abria um chamado de problema no ADSL e levavam dias pra ver o que era e na maioria das vezes só faziam alguma gambiarra que durava poucas semanas e te deixava sem internet de novo.

Mesmo o telefone fixo era comum fica mudo por problema na fiação, o que era critico para as empresas numa época que o WhatsApp ainda não dominava o mercado, nunca aproveitaram a rede móvel para oferecer telefone fixo, como as outras operadoras fizeram.

E entraram no FTTH muito tarde, apesar de terem uma rede de backbone muito boa, se tivessem focado em internet em vez de TV por assinatura teriam tido um retorno muito melhor.

3 curtidas

Em parte por que se fizessem isso a rede móvel se tornaria reversível, e essa encrenca dos bens reversíveis já é grande o suficiente sem meter o móvel no meio.
A Vivo chegou a lançar fixo por GSM fora de SP, mas tem cara de ser algo que abandonaram.

Em termos de planos, a Oi era sempre a que oferecia os preços mais competitivos, para compensar a rede defasada e arcaica. Já fui cliente pós-pago dela (por quatro anos) e sinceramente não achei o atendimento deles tão ruim como a maioria alega, mas talvez tive sorte.

Agora ter que depender somente da rede 2G (Edge) em pleno 2021 é terrível. :confounded: Mal e mal da pra enviar mensagem no WhatsApp. A Oi dormiu no ponto e parou no tempo.

3 curtidas

Minha vó usa até hoje (sim ela ainda mantem um telefone fixo).

O problema do atendimento acho que era mais com a rede fixa do que com a móvel, e é aquela coisa, tudo é bom até que tu tem um problema complexo e ninguém resolve, por exemplo, levei 3 semanas pra trocar um plano controle da Vivo por erros internos deles.

1 curtida

A Oi me lembra da Kodak, era uma empresa consolidada mas que parou no tempo, e hoje vemos o que resultou isso. Felizmente ainda sobrou uma esperança com a rede de fibra, mas infelizmente o destino da empresa é o esquecimento mesmo.

A grande preocupação é que a redução de quatro grandes operadoras para três amplie a possibilidade de atuação coordenada (cartel).

Toda essa burocracia só está atrapalhado tudo para todos. Se aprovar vão sobrar só 3 grandes empresas, se não aprovar a Oi vai falir de vez e vão sobrar só 3 grandes empresas.

Não adianta existir reguladores, cedo ou tarde o mercado se ajusta a realidade.

3 curtidas

Na vdd quando eu morava em Duque de Caxias-RJ, a minha mãe tinha sim um Oi Fixo GSM (a Oi chamava a tecnologia de WLL, porém n sei o que significa a sigla), e ele era atrelado a área da sua residência, se vc se afastasse mto, ficava offline. Mas confesso que nem eu sei como minha mãe conseguiu contratar esse tipo de fixo, já que não via a Oi divulgar essa tecnologia (inclusive minha mãe, na época, era a única da rua que tinha, o resto era fixo da Oi cabeado).

1 curtida

Fez sucesso com o chip 31 anos

Eu conheço uma pessoa que ainda usufrui dessa promoção, mesmo com hoje em dia existindo ligações ilimitadas no plano mais básico de qualquer outra operadora. :laughing:

A Oi foi louca de lançar uma promoção dessa, se passaram 19 anos e eles estão saindo do mercado móvel. O pessoal com o chip 31 ainda teria uns 11 anos para aproveitar. kkkkk

Tem operadora que oferece melhor que meu plano de R$ 15 com 6 GB da Oi?

E quanto aos clientes dos planos atuais, 25gb/R$25. O valor e a marca OI vão ser mantidos, ou será obrigatória a migração de plano pra nova operadora responsável?

Um dos fatores que levou a Oi a esse cenário foi a má gestão, tanto na Oi quanto em empresas do seu grupo principalmente prestadora de serviço técnico de rede e manutenção, a empresa possui a cultura de trabalhar em prol apenas de quantidade, veja bem se produzir em quantidade exorbitante não haverá qualidade, isso já está se repetindo no produto FTTH, um produto excelente que é a fibra óptica atual da Oi, mas em um futuro não tão longe a rede estará sucateada assim como chegou o xDSL, pessoas sem competência permanecem trabalhando em cargos importantes do seu braço direto na prestação de serviço de redes e manutenção, o foco atual da Oi é que o técnico que visita o cliente preste um serviço que encante o cliente, e isso é feito só que no cenário fora da casa do cliente, não devido a capacidade dos técnicos mais devido a uma corrida acelerada em trazer mais e mais cliente para ser um novo assinante, está se perdendo qualidade, a manutenção de rede está ficando também um serviço de paleativo, caixas de distribuição ópticas penduradas, emendas atrás de emendas e assim a rede vai ficando sucateada pois não tem auditoria, o que a há são pessoas descendo o chicote para que seja entregue o maior número de Instalação possível.

1 curtida

Não faz menor sentindo a não venda da oi móvel, se falam muito em concorrência, mas como próprio técnico da Anatel recomendou a venda com remédios.

A não venda da oi móvel vai prejudicar sgnificantivamente a Oi e em consequência milhares de empregos diretos e indiretos deixarão de existir.

Não achei o tópico muito saudável, apenas vi muito zunido, para criar pânico e derrubar o papel. Descredibilidade total!!

A caixas de ftth ficam penduradas mesmo, na cordoalha, isso é normal por diversas concessionária de rede elétrica. Não pode ter mais CTO ( caixa de terminação óptica ) nos postes.

Não venha com desinformação, a fibra precisa de muito menos manutenções que a rede de cobre, sou técnico em redes de fibra óptica, fiz um acompanhamento em uma das instalações da oi, e a mesma esta investindo em equipamentos e redes novas com capilaridade sem igual no mercado.

Vale ressaltar, que a empresa está entregando números de clientes cada vez maiores e a satisfação dos usuários é notória.

1 curtida

Materia lixo, ou essa materia esta mal intencionada no intuito de esculhambar a empresa ou o jornalista nao procurou estudar o processo de reestruturação da empresa liderada por um CEO de excelência Rodrigo Abreu. O CASE da Oi ja é um sucesso! A antiga Oi ja esta morta, Oi é infra&tech.

Decadência??? Vcs estao de brincadeira, cada vez mais a empresa esta mudando a chave e esta melhorando e otimizando os resultados e vc falam de decadência, vc estão passando vergonha em publicar uma materia dessa!

Adoro os fake em peso criando contas novas pra defender a Oi :joy: :joy: :joy: :joy: :joy:

Mesmo na fibra a Oi continua com o mesmo problema de sempre, quando a rede rebenta eles não trocam, só emendam ela de qualquer jeito, ai pode desistir de ser cliente pq é só problema. Só vale a pena ser cliente enquanto a rede tá nova ainda.

3 curtidas

Então meu Oi vai mudar pra TIM obrigatoriamente só Pq meu DDD é 11-SP?
Caraca, eu qria q fosse pra Claro. Detesto a Vivo e já tenho um número da TIM.
:slightly_frowning_face::

Né? Torcida de operadora…:grinning_face_with_smiling_eyes::grinning_face_with_smiling_eyes::grinning_face_with_smiling_eyes:

1 curtida