Fim da linha: Google já não vende mais o Chromecast

1 Like

Lembrei do Nexus Q que nem chegou a ser lançado.

E a Google Store que nunca foi grande no Brasil agora nem existe mais por aqui, uma pena.

2 Likes

Na bobeira, encontrei uma promoção e comprei uma TV Sony 75" com Android TV… Que porcaria de OS, de tempos em tempos a TV trava, sendo necessário remover o cabo de energia e reconectar. Quando não trava, sofre de drop frames quando passa um tempo sem reiniciar.
Tudo que é do Google tenho minhas duvidas…

2 Likes

Vdd, provavelmente, o Google TV Streamer, vai ficar no mesmo “limbo” que a FireTV Cube (mistura de Fire TV e Amazon Echo)!

Infelizmente, por culpa do próprio Google né:
• linha Nest perdeu o timing por aqui, e foi “varrida” pelos Amazon Echo no nosso mercado;
• linha Pixel nunca chegou oficialmente;
• Chromecast perdeu a relevância com a ampliação de boas opções de smart TV, além dos preços mais baixos de Fire TV e Roku;
• e por último, o Google Wi-Fi já chegou desatualizado por aqui (em vez de vir o Nest Wi-Fi, que era mais moderno)!

5 Likes

é o mesmo design da alexa

Demorou, hein. Google tem mania de fazer as coisas e não continuar.

Não será porque o Android TV foi substituído pelo Google TV?

1 Like

É por essas e outras que parei de usar produtos Google devido sua política de mercado.

Usava o Google Pixel e queria obter outros produtos da marca, porém devido a alta taxa de importação e restrições de uso de algumas funções aonde o produto não era vendido oficialmente, me fez pular fora e investir em produtos Apple focando na excelente integração entre dispositvos.

1 Like

Cara, sinceramente culpe o hardware e não o software. Tenho um Xiaomi Mi Box lá de 2016 (sim) e funciona que é uma beleza até hoje.

Geralmente ocorre mesmo das fabricantes entregarem TVs com Android/Google TV, o que é bom, mas o sistema operacional sozinho não faz milagre, as especificações do hardware precisam que ser decentes.

Também tenho um Xiaomi Mi Stick, esse sim é bem lixo, por ter só 1 GB de RAM.

2 Likes

Na verdade não, mas o branding confuso da Google também não ajuda.

O Android TV é o SO e continua existindo, opcionalmente a fabricante pode optar pelo Google TV, que é uma espécie de “skin” em cima do SO base (tipo a One UI nos aparelhos da Samsung ou o HyperOS nos aparelhos da Xiaomi)…

3 Likes

A culpa nesse caso aí é da Sony.

Isso é semelhante ao que ocorria no início do Android, fabricantes lançavam hardware ruim com software mal otimizado e quem levava a culpa de travador era o Android como um todo.

2 Likes

Cara essa TV deve ter um hardware bem do vagabundo viu.
Eu tenho uma TV de entrada de 32" da TCL que roda o Android TV finamente, também já tive Mibox de 10 anos atrás que rodava tudo lisinho.
Android TV (Não sei o novo Google TV agora), é de longe um dos sistemas operacionais pra TV mais fluidos. Tenho outra TV bem mais cara da LG com WebOS que é um lixo. Também tenho conhecidos com TVs top da Samsung e o Tinzen é uma piada de mal gosto.

1 Like

cara tenho a mesma versão com android 9 , e é uma beleza mesmo , nunca travou, roda liso tudo , infelismente nao existe hoje algo parecido , nem a MI box 4k S 2 geração e algo que posa falar “é melhor”

A Google nunca deu uma atenção “BOA” pra linha de hardware,

Se tivesse criado uma subsidiária com algum parceiro,
poderia estar no mercado como uma ASUS da vida.

Exatamente, certíssimo! Só pra complementar: inclusive, a Xiaomi, para as TVs vendidas na Índia, tem uma “skin”/UI própria sobre o Android TV, que se chama PatchWall TV

O Google cobrando o mesmo que um Roku e FireTV e ser apenas uma interface entre smartphone e TV. Basicamente sem smartphone vc não faz nada. Ou não fazia pq a última versão pelo menos era autônoma. E Roku tem uma gama enorme de produtos (nos EUA).

As últimas três gerações (as duas versões do Chromecast with Google TV e o Google TV Streamer) já são autônomas, não dependem mais do smartphone…

3 Likes

Já existe custom rom da LineageOS com Android 15 que vai ajudar a aumentar a vida útil dele…
Porém acho melhor a pessoas comprar uma placa e “fazer o próprio Android TV”

1 Like

A vantagem do Chromecast sobre os demais dispositivos com Android TV (incluindo televisores), era que no Chromecast o Android TV nao sofria customizacoes desastrosas (como as realizadas nos televisores da Sony) e, ao contrario de todos os demais dispositivos, que perdiam suporte, o Chromecast tinha uma atualizacao garantida do sistema operacional.

1 Like

Denis, o Android TV nao foi substituido pelo Google TV, os dois sao coisas completamente diferentes um do outro. Android TV é o sistema operacional e continua existindo e sendo atulizado ate hoje (ja está na versao 14). O Google TV é apenas uma especie de interface (opcional) que roda por cima do sistema operacional Android TV.