Fibra óptica ultrapassa cabo e xDSL na banda larga do Brasil

Originally published at: Fibra óptica ultrapassa cabo e xDSL na banda larga do Brasil – Telecomunicações – Tecnoblog

Fibra óptica é usada em 10,3 milhões de acessos; pequenos provedores respondem por mais de 50% dos assinantes FTTH

Eu acho que a Oi já está cabeando a minha cidade (Maceió) com fibra porque a página do serviço de banda larga já não mostra os planos de 15MB. Eu consultei a disponibilidade e apareceu esta mensagem. Alguém poderia me confirmar?

Apareceu o mesmo aqui no bairro onde moro em Goiânia… mês passado não aparecia essa mensagem.

Eu queria, passa uma rede de fibra a 30 metros da minha casa(backbone). Mas não tem rede pra gente :frowning: Moro em sítio, fica quase impossível por enquanto.

Acredito que esse boom seja pelo fato de que muitos condomínios horizontais e verticais mais recentes já contemplem a infraestrutura para isso. As operadoras só trazem a fibra até a caixa de distribuição. Daí pra frente é responsabilidade do condomínio.

Aqui mesmo no edifício que moro até tem caixas de passagem separadas pra coaxial e par RJ 11. Só que os técnicos do coaxial com o passar dos anos fizeram uma bagunça tão grande que as caixas do coaxial estão inundadas de cabos e quando acabou o espaço inundaram as caixas do RJ 11.

EM teoria a fibra até poderia chegar aos apartamentos pelas caixas do RJ 11. Na prática: o custo é altíssimo (fibra ótica não é barato), o interesse dos moradores na mudança é ZERO e ainda por cima teriam que haver adequações como utilizar uma única antena de operadoras de tv/internet via satélite e a partir dela distribuir o sinal pra geral. Fora adequação das operadoras de tv/internet a cabo e etc.

Por curioso conversei com um amigo que trabalha na área de cabeamento estruturado e ele deu uma olhada informal na estrutura. De fato usar a estrutura já existente do RJ 11 pra passar a fibra ótica poderia ser utilizada. SE os problemas de inundação de cabos não existissem, o serviço ficaria em torno de uns R$ 30.000,00 a R$ 40.000,00 com cada apartamento tendo o ponto de fibra pronto pra instalar o modem. Só que daí teria que haver uma coordenação com as empresa de tv pra que houvesse uma reestruturação no cabeamento coaxial, o que além de burocrático de conseguir ia colocar mais uma boa cifra no orçamento.

O que sobra: a única saída pra mim ter FTTH seria me mudando. Só que os pouquíssimos condomínios que contemplam a infraestrutura são de luxo. Então sair de um aluguel de R$ 1.500,00 pra um de R$ 5.000,00 só pela comodidade da fibra ótica…

Nem se anime muito com a Oi fibra, pois o upload é muito baixo e a latência é alta devido as rotas ruins, pra quem joga online não é muito recomendado.

Ontem à noite fui fazer backup no Google Drive e tive que pausar o torrent que tava upando, pois com míseros 15Mbps de upload não dá pra subir nos dois serviços ao mesmo tempo.

Só um adendo, a Claro consegue entregar 500 Mbps no coaxial em lugares que ela utiliza o DOCSIS 3.1.

Já na fibra ela consegue entregar 500 Mbps em qualquer lugar.

Minha situação é mais ou menos parecida: o prédio onde moro tem apenas 9 apartamentos e foi construído no começo dos anos 80. A caixa de distribuição e os conduítes mal têm espaço pra cabo coaxial e par metálico, e não preciso nem dizer que não tem fibra óptica de lá até os apartamentos.

Só consegui instalar fibra da Oi aqui porque os técnicos passaram a fibra do zero do posté até meu apartamento, que felizmente é o mais próximo da caixa. Perguntando ao instalador sobre a possibilidade de outros moradores querem fibra (tenho um primo que também mora aqui e usa bastante internet), ele me disse que só após uma adequação predial. Ele também me disse que em edifícios com menos de 12 apartamentos não compensa pra operadora instalar o CDOI na caixa de distribuição geral.

Como a maioria dos condôminos é de senhoras aposentadas, a possibilidade de aceitarem arcar com essa adequação é zero. Em resumo: quem instalou fibra aqui no condomínio instalou, quem não instalou, não instala mais.

Fibras locais salvaram a pátria. 50K de habitantes aqui e tem duas locais brigando com até 300Mbps e a Vivo morrendo com ADSL.

Ontem fui ao centro da cidade e vi um panfleto do oi fibra chogado no chão. Eu acho que eles estão cobrindo a cidade.

Não vou contratar o Oi fibra. Eu quero que esse serviço chegue logo para o meu provedor melhorar os seus planos. Eles cobram 130 reais em 100Mb. Tô pagando 60 reais em 10mb. 200MB pra mim é inviável porque não tenho aparelho que funciona em 5g.

à um ano atrás não tinha nem perspectiva de ter fibra qui onde moro e na época plano de 15 mega custava 80 reais. agora já tem fibra com velocidades de até 600 mega e plano de 300 mega por 100 reais… em pensar que moro literalmente numa roça e tem isso enquanto em grandes centros urbanos tem lugar que nem rede com cabeamento metálico tem!

Hmm, mas você não usa internet cabeada em laptop/desktop? Não faz muito sentido essa história de 200Mbps ser inviável, já que na frequência de 2.4GHz dificilmente a velocidade passa de 60Mbps. Se quiser mais que isso no wifi, somente em 5GHz. Hoje a maioria dos smartphone e TVs são dual band, mesmo os modelos de entrada.

Olha só, achei você aqui kkk

1 curtida

A Claro, eu vejo que ela tem um sistema coringa, que é o HFC. O DOCSIS consegue evoluir ao ponto de ser full-duplex, e entregando a mesma coisa do que no FTTH. Agora, cabe a ela implantar DOCSIS 3.1 em todas as áreas, e deixar pronto para um futuro DOCSIS 4.0.

O grande problema dos pequenos provedores aqui onde moro é que eles vendem pouca internet por muito dinheiro, não tem IPV4 e ainda caimos no CGNAT. Eu saí da Velox pra um de fibra pequeno e eles conseguiram a façanha de fazer eu sentir saudades do ADSL, minha esperança é que a Oi corra pra por Fibra por aqui, pois Vivo não tem e Claro só em Belém

Não uso PC nem notebook. Só tenho um K10 Power e uma smart tv. Todos só funcionam no 2.4g.

Entendo. Mas ainda acho que vale a pena migrar pra um plano mais rápido, depois você compra um laptop ou smartphone dual band quando puder.

Não pretendo comprar um smartphone tão cedo. O meu tem menos de 2 anos de uso e também não necessito de 200Mb. Os meus 10Mb atuais me atendem super bem. O problema é que o valor de 60 reais é caro para os 10Mb. Esse valor deveria ser referente a um plano de 25Mb.