FGTS Caixa, alguém já usou para quitar dívidas?

Boa Tarde, gostaria de saber se alguém já passou pelo processo de utilizar do FGTS para abater alguma dívida relacionada a imoveis?,
Contexto: Para minha surpresa (ou não) fui à CAIXA e o atendente parecia mais perdido do que eu, me passou um número de telefone para buscar mais informações, o número que me passaram não consigo informação suficiente, e fico naquele looping de ficarem me jogando para todos os lados , menos para o lado que alguém me ajude.
Detalhe eu não sou correntista da Caixa e nem possuo nenhum programa do governo, só quero utilizar um dinheiro parado mesmo para quitar dividas que a longo prazo irão crescer.
Entrei em contato com a empresa que tenho a dívida do imóvel (no caso consórcio), pois acredito que eles seriam os principais interessados, mas não fizeram questão alguma, simplesmente me falaram para entrar em contato com outra empresa credenciada pela CAIXA para intermediar todo o processo, descobri então que essas empresas intermediarias cobram uma nota para simplesmente realizar um processo que deveria ser transparente e de direito meu. Revoltante isso, por isso gostaria de saber se alguém mais já passou por esse processo e como fez.
Desde já muito Obrigado

O saldo do FGTS da Caixa é utilizado pra parte do valor quando você financia um imovel que permite tal modalidade (acho que não são todos). Se você já fez o financiamento acho que não dá pra utilizar.

1 curtida

É possível amortizar o financiamento imobiliário usando o FGTS mas especificamente nunca precisei fazer isso até agora, pretendo fazer daqui alguns anos. Talvez isso te ajude.

mas isso serve pra financiamentos que já estão em andamento? eu tinha a impressão que você tinha que usar o FGTS logo no começo, se não depois não dava, talvez eu tenha entendido errado

da para usar depois, mas a que realmente presenciei foi em financiamento na própria caixa, não vi em usar em terceiros
acredito que deva ter como utilizar em financiamento que não deva ser a caixa, mas deve ter o gasto/taxa/custo que o Vinicius mencionou

1 curtida

Sim, você pode usar para abater parcelas do financiamento imobiliário a qualquer hora, independente se foi no ato do financiamento ou com ele já em andamento.

1 curtida

Me parece caso de abrir reclamação no banco central, não acho que possam te cobrar taxas extras pra fazer esse abatimento.

1 curtida

Vem k, consórcio não é diferente de financiamento, não deve ser regras diferentes

Exatamente Felipe é o que pensei, por isso gostaria da opinião de mais pessoas, pois me parece um Lobby muito grande isso, é inadmissível a caixa ou a instituição que eu realizei o consórcio não ter processos que atendam a essa necessidade, O mais impressionante é que a própria ABAC informa que para fazer o processo precisa de outras empresas, conforme os comentários da matéria abaixo.

Isso que eles citam que não possuem “nenhum” vinculo com tais empresas.

Pesquisando a reputação dessas empresas citadas que supostamente fazem a intermediação é de chorar, deixa mais desanimado ainda.

Não importa, você pode usar o saldo do seu FGTS para abater qualquer divida de moradia (Financiamento, Consórcio) etc. O que ta pegando é que para ter esse beneficio nem a CAIXA e nem a instituição do consórcio no meu caso querem ajudar.

você tentou ver no aplicativo de habitação da Caixa se tem alguma informação sobre? https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/habitacao/Paginas/default.aspx

se não tiver, tente abrir uma reclamação no consumidor.gov.br ou no banco central pra ver se alguém consegue dar alguma informação concreta

1 curtida

Obrigado. Baixei o APP, mas tudo que ele possui voltado para a questão do FGTS é uma FAQ que direciona para a seguinte pagina:
https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/Paginas/utilizacao-fgts.aspx

Pelo que interpretei, a CAIXA “Ajuda” você a utilizar o seu Saldo apenas para financiamentos que eles fizeram e dentro do programa SFH mais detalhes sobre aqui: Saiba o que é SFH e como ele influencia no financiamento imobiliário - Imóveis - Estadão

ou seja, não é o meu caso, estou chegando a conclusão que para as pessoas que conseguiram comprar o imóvel por algum outro meio e que desejam utilizar o FGTS para quitar parte da dívida, existe um processo burocrático que ninguém te ajuda, a não ser que se pague para uma terceira empresa que não está “vinculada” a Caixa.

Se o seu financiamento foi pela própria Caixa acredito que não terá problema, porém se for outra instituição financeira bem-vindo ao meu problema.

https://www.google.com/amp/s/blog.rodobens.com.br/e-possivel-usar-o-fgts-para-pagar-o-consorcio-imobiliario-como-fazer-isso%3Fhs_amp=true

Achei isso… Veja se te ajuda a dar uma luz.

Olá obrigado! Coincidentemente a empresa do meu consórcio é a própria do artigo que você citou, já entrei em contato com eles, porém não ajudaram em nada, orientaram a entrar em contato com outras empresas para intermediarem o processo, dai o motivo da minha revolta, pois pelo que pesquisei essas outras empresas cobram caro e a reputação delas é péssima, ou seja, ninguém este interessado em ajudar e sim manter essa máfia de indicificação de serviços. É uma vergonha a CAIXA não ter orientações precisas para isso ou processos que pessoas físicas o façam.

Eu ouso dizer, soando como um “teorista da conspiração”, que a Caixa NÃO quer que as pessoas usem o FGTS, afinal eles lucram horrores com o FGTS pois remuneram as pessoas com um rendimento patético.

1 curtida

@Inefavel não é teoria da conspiração não, é a pura realidade mesmo, é o que você falou a inflação esta altíssima e eles pagam apenas 3% para nós no FGTS, porém para eles compensa ficar com o nosso dinheiro la, por isso dificultam ao extremo para que você não consiga usar o SALDO , infelizmente, depois reclamam que querem privatizar TUDO, nada publico funciona como deveria.

1 curtida

A poucos meses privatizaram a empresa de energia elétrica da onde eu moro, agora o facebook da região tá uma choradeira pq a empresa tá passando um pente fino, trocando medidores antigos e mandando todo mundo se regularizar ou corta a energia.
Tem é de abrir o mercado, privado controlado por uma empresa só é pior do que publico, só resolve se liberarem pra ti colocar o FGTS no banco que quiser.

1 curtida

Exatamente, enquanto eles mantêm esse monopólio do nosso FGTS estão pouco se importando,

Claro q não. Eles querem te vencer pelo cansaço, pra q vc continue a pagar juros.

Há muitos anos eu financiei um carro e depois de pagar 3 parcelas, eu recebi um dinheiro e resolvi quitar o carro todo antecipadamente. Fui na gerente pra ela autorizar o pagamento (pois era um valor alto) e ele visivelmente ficou **** por causa disso, já q deixei de pagar uma boa parte dos juros se fosse pagar o financiamento até o final…

É do jogo. Mas vc não pode desistir. O problema realmente é enfrentar a burocracia da Caixa…mas se a Rodobens não te ajudar, entra no consumidor.gov.br contra ela, explicando tudo.

Olha, pode parecer papo de liberal, mas FGTS é a maior roubada q inventaram. O governo toma seu dinheiro, te remunera abaixo da inflação e não te deixa usar o dinheiro pra nada, como se vc fosse uma criança.

2 curtidas