Fechadura inteligente FIDO, no Indiegogo – Nunca pensei que ia ser otário, fui otário

Em novembro de 2019 passeando pelo instagram eu achei o FIDO, uma fechadura inteligente muito mais legal que todas as outras que eu havia visto. O projeto estava em aberto no Indiegogo e parecia super promissor! Eu sempre li sobre campanhas falsas no indiegogo e produtos que nunca eram entregues, mas dessa vez eu achei que tinha tomado todas as precauções. Eu já participei de alguns outros crowdfundings com sucesso, sempre pelo Kickstarter. A campanha parecia bem estruturada, existiam videos da produção, alguns videos sobre instalação do produto e ele até ganhou um reddot award (premiação de design de produto). Isso foi a chancela que eu precisava para apoiar o projeto!

Mas ai, depois de eu ter apoiado, começaram as notícias do corona, isso definitivamente ia afetar o prazo de produção do produto mas do nada, a empresa sumiu. Ela ainda existe, tem o site no ar mas parou de responder a todo mundo, muita gente em vários países reclamando e parece que ninguém recebeu esse produto, em fevereiro eles falaram que já tinham produzido todas as peças de todos os apoiadores, então a desculpa de atraso de produção acabou aí.

No final, como diz o meme, nunca pensei que ia ser otário, fui otário. Você já tiveram algum problema também com o indiegogo? Me recomendam alguma fechadura inteligente bonita como essa que não fique um painel gigante na minha porta mas que exista de verdade? hahaha

Link da campanha que eu fui enganado: FIDO: The Safest and Most Minimalist Smart Lock | Indiegogo

2 curtidas

quando olhei o link que vc postou, sabia que era familiar, existe um anuncio dele no gearbest Yeeuu R1 Black Door Intercom Sale, Price & Reviews | Gearbest

2 curtidas

É um dos lados ruins do crowdfunding: a possibilidade de você pagar pelo nada.

1 curtida

Pois é eles trocaram o nome da empresa nesse meio do caminho até pra Yeeuu. Nunca comprei nada na gearbest mas acredito que como não enviaram pra gente não devem enviar pra ninguém na gearbest tb!

Será que eles trocaram o nome ou era uma campanha falsa que foi descoberta a pouco tempo?

Trocaram o nome da empresa. Teve anúncio sobre isso. Era Ujia e mudou para Yeeuu.

1 curtida

Atualizei o título do tópico pra incluir o nome do produto. Com certeza tem mais gente pesquisando, assim podem ler o seu relato :slight_smile:

2 curtidas

Se não é no kickstarter nem animo olhar. No kickstarter o candidato a patrocínio tem que mostrar em vídeo protótipos reais do produto.

1 curtida

Agora me dei conta que quase comprei essa fechadura há umas duas semanas, mas desisti porque não funcionaria no portão de casa, que era onde queria pôr.

E parece que não tem Zigbee.

1 curtida

Pois é, mas esse foi meu erro! hahaha Eu já participei de outros 4 crowdfundings no kickstarter desde a época do finado Pressy. Eu achava que era bom em identificar o scam, mas os caras montaram o protótipo, fizeram video. Se pá o produto existe mesmo que não seja exatamente como anunciado. Só não querem mandar pra galera. Já tem tempos que “enviaram” o primeiro lote, e não existe nenhum video de usuário nem nada. Só os da empresa mesmo que passaram até que me passaram uma confiança que ia funcionar!

A vida é feita de aprendizados! (Ou como um amigo meu menos polido gosta de dizer, a experiência entra pelo cu)

2 curtidas

Mas legalmente, a empresa ainda existe? Mesmo que tenha trocado de nome.

Aparentemente sim, o problema é que no YouTube não existe nenhum vídeo de unboxing, instalação ou review que não seja da própria Yeeuu.

O conceito é ótimo, mas no fim, se um dia for instalar uma dessas fechaduras, certamente não será dela que eu vou instalar.

Pois é. A empresa é chinesa então não sei verificar status legal de empresas chinesas, mas parece estar funcionando. Não é o scam que some tudo.

Eu senti que fui otario exatamente pelos vídeos, pq patrocinei e tava animadasso, quando falaram que mandaram o primeiro lote pros primeiros backers (eu não tava nesse lote) e nada de aparecer nem um vídeo ou foto se quer… O único vídeo que não é da empresa é um vídeo falando que parou de funcionar hahaha então alguém deve ter recebido mas definitivamente não foi o tanto de gente que falaram porque senão teriam evidências online.

O que fico mais triste é que de fato o conceito era tudo que eu queria :frowning:

1 curtida

Eu meio que tô namorando essas da Yale, mas além de custar caríssimo, não tem proteção contra os temperes do clima. Esperava que fossem no mínimo IP58…

Fora que parece que todas elas só servem para portas de madeira, nada de portão de ferro/zinco como o que tenho aqui.

Eu não tenho interesse em colocar na porta da sala, já que ela vive aberta por causa dos pets. :joy:

O mais estranho é que há dois dias alguém da empresa colocou uma atualização sobre desconto de 20% para apoiadores.

Eu tinha dúvidas se ia funcionar na minha porta pq eles batem bastante na tecla que funciona em portas americanas, mas pelo qu vi ia funcionar de boa. É prédio então não teria problema do ip.

E sim, as da yale são as próximas mais interessantes da lista mas são absurdo de caro.

Foi por isso que postei aqui hahaha tá todo mundo putasso que comprou, eles não entregam e ainda mandam cupom de 20% de desconto se você quiser ser mais otario ainda!

2 curtidas

Recomendo essa, integra com Google Home e Alexa de uma das maiores marcas da China de automação, tanto que esses itens da Positivo, etc, são da linha B desses caras. Fechadura para porta com impressão digital, leitor de código digital, impressão digital, wifi, aplicativo inteligente tuya, estoque na europa|Trava elétrica| - AliExpress

2 curtidas

Gearbast é como uma submarino da vida, eles compram da empresa e revendem, o pior que poderia ocorrer é não ter em estoque e a Gearbest lhe devolver a grana.

Mas não tem nenhuma proteção por parte da indiegogo? Eu comprei o Pamu Slide e lembro que tinha opção de refund

Nesse caso não porque era uma campanha normal não aquelas recorrentes e foi finalizada. Então o indiegogo já passou a grana pra empresa e nos termos deles a partir dai é compromisso da empresa possíveis refunds. E pra eles já mandei vários emails e fui ignorado a partir do momento que comecei a pedir refund.

1 curtida