FBI teria levado dois meses para desbloquear um iPhone 11

Originally published at: FBI teria levado dois meses para desbloquear um iPhone 11 – Segurança

O procedimento teria sido realizado com a empresa que desbloqueou um iPhone no caso de San Bernardino

Deixa o FBI se f… Querem moleza?

Essas tretas entre o FBI e a Apple são a melhor propaganda para s segurança dos iPhones…

A polícia de NY criou um espaço só pra desbloquear os iPhones (e outros aparelhos), em um investimento de 10 milhões de dólares. Tudo isso em resposta ao caso de San Bernardino.

Mas nem todo estado tem renda pra bancar um investimento desse e mantê-lo mensalmente ativo. Os interesses do FBI são que a Apple abra uma brecha no sistema, prq facilitaria o trabalho deles. Mas como a Apple mesmo disse “ não existe backdoor só pra mocinhos”.

A Apple sabe que se ela ceder, um pânico global vai se instaurar, e com toda razão.

1 curtida

Exatamente! Ontem tinha lido uma notícia sobre isso e logo em seguida passou uma propaganda do iPhone falando sobre privacidade - exaltando essa qualidade dos iPhones.

Me ajude a entender uma coisa sobre segurança de dados, pois não sou especialista nisso.
As empresas de tecnologia se recusam a criar maneiras de ajudar as investigações sobre terrorismo, corrupção, pedofilia e outros crimes alegando que criaria uma brecha no sistema. Mas bancos e outros instituições com dados sensíveis trabalham com criptografia de seus dados mas podem fornecer dados em caso de decisão judicial. Então Apple, Facebook e companhia não estão dando desculpas pra não precisar se preocupar com questões judiciais? Afinal, choveria decisões pois todo tipo de crime passa pelos smartphones e comunicadores.

1 curtida

É preciso dar mais trabalho para esses caras mesmo. Abrir brechas no sistema já se mostrou muitas vezes ser um tiro no próprio pé. Eventualmente alguém vai ter acesso e o estrago é grande como a história já nos mostrou.

Eis portanto a importância da criptografia. Que seja adotada em tudo para dificultar a vida desses pesos mortos.

Vamos começar pelo básico: criptografia normal e criptografia de aponta a ponta.

O iCloud usa criptografia normal, isso significa que os dados são protegidos porém a senha para descriptografar se encontra em posse da Apple, então se as autoridades pedirem acesso ao iCloud de um investigado, ela pode fornecer esses dados contidos no iCloud, como ela fez em todos os casos já noticiandos.

Se esses dados fossem criptografados de ponta a ponta, nem mesmo a Apple poderia fornecer esses dados, já que ela não teria a chave. Inclusive se o usuário perdesse sua senha, nem ele conseguiria recuperar.

Já o iPhone/iOS como um todo é protegido por diversas camadas de segurança de software e hardware. O que o FBI quer não é que a apple colabore como ela já faz, fornecendo os dados que ela tem dos criminosos. O que eles querem é ter acesso privilegiado do sistema, que tbm os permita desbloquear qualquer iPhone, sem nem pedir pra Apple. O chamado backdoor.

Acontece que uma vez aberto essa brecha, ela poderia ser explorada por qualquer cyber criminoso e outros governos a fora, ela não teria mais controle sobre isso.

Hoje o iPhone é mais seguro que a 8 anos atrás, porém mesmo assim ele não é impenetrável, o FBI consegue hackear, porém leva tempo e dinheiro. Parece inofensivo pedir pra Apple desbloquear o iPhone de um terrorista, mas na verdade ela estaria desbloqueado o iPhone de todos, e deixado todos desprotegidos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.