Falta de peças já afeta 70% da indústria de eletrônicos no Brasil

Originally published at: Falta de peças já afeta 70% da indústria de eletrônicos no Brasil – Brasil – Tecnoblog

O motivo é um só: o combate ao coronavírus tem atrapalho o envio de componentes chineses ao Brasil

Realidade de um país atrasado, de moeda fraca, onde a burocracia, carga tributária e insegurança jurídica desestimulam grandes investimentos, e que só exporta praticamente produto primário de baixíssimo valor agregado.

Como é triste gostar de tecnologia e morar no Brasil…

1 curtida

Então o mundo todo é atrasado, porque o mundo todo produz na China…

O Brasil tem seus inúmeros problemas, mas nesse caso você tá com síndrome de vira-lata.

5 curtidas

Quando a grande maioria dos eletrônicos são produzidos na China, o epicentro do vírus, fica difícil de culpar o nosso país pela falta das peças. Isso vai acontecer no mundo todo.

1 curtida

Mas aqui a situação é muito pior, devido à moeda fraca e a falta de fábricas de semicondutores. E mesmo os EUA ainda fabricam muitos componentes de alta tecnologia, a Intel por exemplo tem várias fábricas lá, que produzem chips e não somente montam como o Brasil:

@ksio89, a ásia é a grande produtora mundial de tecnologia e nenhum lugar do mundo chega perto. O motivo são moeda fraca em comparação com o dólar, mão-de-obra barata e especializada, regras trabalhistas e ambientais frouxas, incentivos fiscais, etc.
O grande problema do Brasil é a falta de mão-de-obra especializada. Temos sérios problemas com educação e isso é impeditivo do crescimento no longo prazo:

1 curtida

Ah se o problema fosse falta de mão de obra qualificada. O problema é o custo Brasil mesmo, leia-se burocracia, carga tributária, legislação trabalhista arcaica, infraestrutura precária, custo elevado de energia, insegurança jurídica etc. Não é à toa que muitos empresários fecharam suas empresas no Brasil e abriram no Paraguai, onde o ambiente para o empreendedor é muito mais favorável:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/12/1947163-brasileiros-abrem-7-de-cada-10-industrias-do-paraguai.shtml

@ksio89, é o que falei em outro comentário seu em outra pergunta. Você então concorda comigo, mas não consegue perceber que a solução é complexa e de longo prazo.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.