Tenho observado que o histórico de localização do Maps tem ajudado a evitar/validar prisões em diversas situações. É uma ferramenta muito útil para o trabalho policial, podendo servir como álibi ou colocar alguem como suspeito.
Também tive o histórico totalmente excluído, restaurei com o backup, mas o período de 12 a 23 de fevereiro sumiu para sempre.
O pessoal deveria era é agradecer não é não? Foi um favor que a Google fez em apagar seus dados pessoais que eles vendem a torto e direito do servidor deles kkk
A informação, que está no próprio dispositivo do usuário (onde, portanto, não caberia o argumento de que “A Google tem custos com servidores pra mantê-los”), a Google fez desaparecer como num passe de mágica… Supostamente não têm histórico da extensa telemetria que fazem do usuário, inclusive com uma rede própria de “sismógrafos” criada e alimentada pelos acelerômetros de cada usuário Android, mas, né, acreditemos por um instante que não mantém esse histórico mesmo… (afinal, vai que o papai noel existe, mesmo? rs)
Se não é preocupante o controle que a Google tem sobre o aparelho, não sei mais o que é… ainda mais depois daquele “app misterioso” cujo fim é escanear as fotos da galeria “Para Sua Segurança™”.
Depende. Se fotos da galeria dos usuários ou arquivos sumirem da noite pro dia por um Oopsie, my bad da Google, fotos/arquivos pessoais muitas vezes cruciais para coisas importantes (como documentos para processos jurídicos, documentos acadêmicos, prints de recibos pra declaração de IR, etc), é um problema e é um problema grave. Embora a falta de backup por parte dos usuários seja um vetor contribuindo ao problema, o fato da Google ter tamanho controle sobre o dispositivo das pessoas a ponto de sumir com dados locais do aparelho, é grave, até por questões como essa (realce próprio meu):
Backup de localização da linha do tempo (fora do app) pode não ter o mesmo peso jurídico que a linha do tempo direto no app, no caso de a pessoa ser acusada de um crime e ter que provar que não estava lá no dia e hora alegados.
Desculpe a ignorância. Mas esse histórico de localização serve no meio judicial? Ele é totalmente “editável” até a última vez que vi, podendo definir lugares que você esteve.
Boa pergunta! Por um lado, de fato, é editável, mas por outro, se não me engano fica uma “flag” de que foi editado (se não visível, nos metadados em algum lugar). Mas aí creio que entra autenticação notarial, perito analisando o aparelho, etc.
Concordo em gênero, número e grau