Facebook pode processar Apple por práticas anticompetitivas

Originally published at: Facebook pode processar Apple por práticas anticompetitivas – Negócios – Tecnoblog

Rede social ainda questiona regras da App Store; Apple faz críticas veladas em evento do Dia Internacional da Privacidade de Dados

Os meus parabéns para a Apple. Para Facebook, Google e etc que lucram com esse modelo de enganação, o choro é livre. O Android continuará a ser o paraíso dos Ads.

3 curtidas

Ah… eu só quero ver que fim vai ter isso…

É só o Facebook ameaçar tirar o Instagram do Iphone que a Apple abre as pernas. Maior parte dos usuários só compra para tirar selfies com a maçã no espelho.

1 curtida

O mundo não se resume a Instagram.

Acho engraçado essa briga de gigantes.

De um lado a Apple, vendo o mercado de smartphones despencar e tentando se agarrar em privacidade pra continuar relevante. Do outro o Facebook que tem um modelo de negócios que exige tais dados.

E o que você recomenda? Q nós paguemos pra ter um Gmail, um Pesquisa do Google ou uma conta no Instagram? Até o Tecnoblog ou quaisquer site que você entre na Internet depende de Ads e Ads só serão uma boa ferramenta com dados precisos.

Que os nossos dados sejam tratados com respeito e transparência, nada de mais, o básico eu diria.

Não é sobre não ter Ads ou não conceder o uso de dados. Mas sim ser perguntado se gostaria de fornecer tais dados a determinada instituição/organização. Transparência em saber o que será feito com esses dados; vendidos a terceiros, usado em propaganda direcionada …

Para mim o problema está em sermos usados como fonte de renda de maneira exploratória e ludibriosa a anos, e este comportando fora visto como normal/aceitável. Somos detentores desses dados, o mínimo é termos a opção de compartilharmos ou não.

O mercado vai precisar se adaptar e encontrar formas melhores de ofertar publicidade segmentada, que mantenham esses princípios básicos.

1 curtida

A Apple não está proibindo nada. Só está dizendo ao usuário “Esse aplicativo está querendo te rastrear, você permite?”. Só isso. Eles estão incomodados porque o modelo de negócios deles depende da ignorância da maioria. E eles sabem que a partir do momento que se escancara pro usuário muitos não vão dar a permissão.

Mas a gente sabe que a maioria desses serviços são Ad-based. Eles podem muito bem não permitir que a pessoa use sem ser monitorado, é direito deles. O que é errado é muitos não saberem o que se passa. Por isso aprecio a iniciativa da Apple de expor para o usuário.

E sobre isto:

De um lado a Apple, vendo o mercado de smartphones despencar e tentando se agarrar em privacidade pra continuar relevante

É uma excelente jogada da Apple! De uns tempos pra cá as coisas mudaram. As pessoas hoje literalmente pagam para ter mais privacidade na internet. VPNs, serviços de email discretos e etc. É tanto que esse último ano o DuckDuckGo experienciou um crescimento absurdo nas suas buscas.

A Apple está começando a jogar nesse mercado sozinha. E irá atrair a massa de pessoas mais preocupadas com essas questões de privacidade nos smartphones. Ninguém estava olhando pros processadores RISC em PCs, a Apple veio, revolucionou e abriu um novo mercado com o M1. Ninguém olhando pra esse nicho também e talvez no futuro se torne um mercado relevante.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.