Facebook Papers revelam fuga de jovens, ameaça da Apple, discurso de ódio e mais

Não me surpreende muito ver a falta de vontade do facebook em fazer as coisas certas… uma empresa que nasceu fazendo coisa ruim não muda muito… E falta de recursos não é! Eles tiram e inventam coisas que ninguém imagina que existe pra traçar perfis psicológicos dos usuários pra lucro…

5 curtidas

O jovem está saindo do Facebook e indo para o Instagram… Que é do Facebook.

No geral o Facebook é um monstro fora de controle, a solução é ser desligado.

Acho que o meu problema com o Facebook/Instagram é o mesmo que o Arquiteto ao desenvolver Matrix: é impossível abranger a todos.

A medida que a rede cresce e enche, você acaba ficando mais cauteloso até que enjoa postar coisas.

Hoje você só vê aqueles blogueiros e propagandas. Conteúdo de verdade, daqueles que seus amigos postam, virou escasso.

Duvido muito. Pode ser a minha bolha social, mas eu vejo muito mais pessoas migrando para o TikTok e Twitter e hoje em dia. É claro, o Insta ainda bomba, mas as outras redes tão ganhando força.

Até um tempo atrás tinha gente que começou a usar tanto o TikTok quanto o Reels, mas hoje em dia já é comum eu ver novos vídeos apenas no TikTok! Imagine isso em números?

2 curtidas

Eu saí das redes sociais quando vi que a experiência do usuário foi muito deixada de lado em relação ao lucros (excesso de anúncio).
A cada dia que passa eu tenho a certeza que fiz a coisa certa.

2 curtidas

Desde 2019, a companhia se gaba de que as ferramentas autônomas são capazes de identificar desinformação e discurso de ódio dentro da rede social, e chegou a dispensar moderadores humanos para priorizar sua IA.

Claro, é realmente muito boa.
Eu sou gay e tive comentários deletados por usar a palavra v1ad0. E não era simplesmente deletado, eles ainda me puniam e impediam de interagir na rede social por até 3 meses, eu não podia nem mesmo responder mensagens no direct, só podia ver o feed pois lá tem os anúncios.

Uma amiga ficou 3 meses bloqueada pelo Facebook por dizer “adoro meu amigo v1ad0”. E não adiantava solicitar uma reavaliação, pois eles reavaliavam e diziam que você de fato havia violado os termos de uso.

Teve uma época que toda risada kkkkkkkk era censurada por associação ao Ku Klux Klan. Não importava se tinha 3 kkk ou se era kkkkkkkkkkkkkkkk, todas eram censuradas, mas pelo menos você não era punido com um block de 3 meses, ela apenas ficava oculta.

Escrevi v1ad0 aqui, mas no Facebook nós usávamos a palavra normal, sem substituir as vogais por números.

3 curtidas

Acho que na verdade as pessoas estão se espalhando para vários apps diferentes, não se concentram apenas em um só lugar, como era lá por 2012 que todo mundo usava apenas Facebook.
O Reddit cresceu muito nos últimos anos, no Brasil nem tanto, embora vi aumentar bastante por aqui.
O Discord movimenta muita gente, tem muitos canais lá que não tem nada a ver com games. Até o Telegram tem um movimento expressivo de usuários.
O Snapchat morreu no Brasil, só é usado por uma pequena parcela de adolescentes, mas ainda é bem forte em outros países.
E de fato, o Tiktok é a febre do momento.

2 curtidas

Pessoal do financeiro tem que liberar mais verba para quem faz os bots de moderação do que para time de publicidade direcionada, esse vai ser certamente o problema da década que o Facebook tem que enfrentar e arrumar para se manter.

Moderar uma rede social com bilhões de usuários não é fácil, seja usando IA ou pessoas, o nível de complexidade dessa operação é assustadoramente perto do impossível.

Essa lição também vale para seus rivais, quanto mais eles crescem, mais vão sofrer do mesmo mal e critícias com os problemas que vem junto.

Tá aí uma ótima oportunidade para startups que queiram faturar com um algoritmo realmente eficaz, pois pelo visto ninguém dessas gigantes chegou perto de uma solução boa ainda.

Eu utilizo a mesma conta no Facebook desde 2009, são 11 anos. Eu costumava denunciar fake news e discutir com conhecidos que acabavam me excluindo desde antes do termo fake news ser cunhado. Eu nunca vi qualquer uma dessas publicações ser excluída.
Em compensação, desde 2020 várias publicações minhas são apagadas supostamente por discurso de ódio, é quase instantâneo. E menos de 5 minutos depois eu recebo banimento de 1 mês. Só esse ano foram 7 meses banido. Diversas publicações minhas sem nenhuma agressividade ou ataque foram excluídas.

3 curtidas

É verdade. Eu sigo um cientista meio conhecido que é gay e ele já reclamou diversas vezes que foi banido e teve publicações excluídas por usar a palavra v1ad0. Hoje, de deboche, ele usa a palavra v-word.

2 curtidas

Um amigo da minha irmã levou um zuck porque postou que tinha orgulho de ser v1ado 🤦

2 curtidas

Um dos principais erros foi ter a arrogância de achar que seria possível monitorar e filtrar tudo.

Mas ok, vamos ver até onde vai.

Verdade, mas é inconsistente. Eu participo de um grupo de LGBTs e lá todo mundo já comentou ter sido “censurado” e usam palavras como v1ad0 ou yag … eu continuo escrevendo “gay” e nunca fui censurado.

Mesmo com inconsistências eu prefiro a atuação das IAs porque a moderação humana é falha. Já denunciei dezenas de posts de ódio contra LGBTs e ZERO foram derrubados. Sempre vinha a mensagenzinha dizendo que não identificaram nada de errado (ex: imagem de pessoas mascaradas queimando a bandeira arco-íris em grupo chamado Todos contra LGBT)….

Com a palavra gay eu nunca tive problema, mas com a palavra v1ad0 acho que mesmo sem alguém denunciar já era deletado, pois poucas horas após eu usar já vinha o aviso de que tive algo deletado por infringir os termos de uso.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.