Facebook explica mudança que derrubou Instagram e WhatsApp no mundo todo

Traduzindo, o estagiário colocou um cabo em loop.

3 curtidas

Pra vcs q são da área: faz sentido o q eles disseram, ou é papo pra encobrir algum problema maior?

2 curtidas

Faz sim… o que conheçemos por Internet nada mais é que uma grande fazenda de servidores conectados uns aos outros, diretamente ou não, um erro de configuração dá um B.O. absurdo. Mas o que mais me admira é algo assim acontecer com uma empresa desse calibre.

9 curtidas

Vai que um Estagiário deu um UPDATE sem Where na tabela parâmetros e ai deu ruim .

3 curtidas

Ainda tá bem esquisita essa história. Não tinha como dar um rollback logo depois? Ele deu apply sem timeout caso erro?

Quando algo assim acontece, acontece mesmo porque tá tudo conectado e você mexe em somente um equipamento e ele replica tudo pra frente.

6 curtidas

Eu acharia que foi somente mais uma queda sem importância se a Claro também não tivesse caído e Twitter dando umas bugadas também. Qual a probabilidade desses problemas com 3 empresas grandes (4 com o Telegram) ficarem ruins ao mesmo tempo?

A ideia da Internet, qd criada (ArpaNET?) era não ficar sem comunicações, no caso de uma hecatombe nuclear, guerra, etc., além de transmissão de dados militares sigilosos. Ok, não ficamos sem comunicação, mas muita gente leiga acha q internet = facebook.

Sei q as pessoas hoje são dependentes do facebook, mas é de se pensar se é isso q queremos.
Ontem minha vida não foi mudada (não uso facebook e whatsapp apenas pra família), mas afetou todo mundo de alguma forma.

7 curtidas

Só não ficou muito claro se foi falha humana ou se tratou de alguma invasão e estão encobrindo os fatos. Afinal, já aconteceu antes.

Serviços que dependem das APIs do Facebook também caíram. Sobrecarga nos DNS fizeram cair quase a Internet toda.
Pra quem é da área ontem foi o caos.

Também não me afetou, mas muita gente sentiu, realmente.
Acho que as coisas com mais necessidade de disponibilidade como comunicações militares e financeiras dificilmente caem, e se caem devem ter um zilhão de redundâncias, algo que mesmo que o Facebook pecou, já é a segunda queda feia esse ano.

1 curtida

Não faz só sentido mas é oque a equipe da Cloudflare ja tinha apontado. A maneira que os domínios sumiram indicava que as tabelas de rotas foram comprometidas.

1 curtida

De fato o problema é o efeito cascata que isso causa, serviços de DNS menos robustos como os ISPs Brs rapidamente ficaram sobrecarregados com a avalanche de consultas e muita gente ficou sem internet ontem

Uma das coisas que faço quando configuro um roteador, coloco um DNS da cloudfire como primário e um OpenDns como secundário, em alguns casos o google como terciário.

Ou seja: O estagiário fez besteira.

Certeza foi um problema mais comprometedor do que o que alegaram.

É isso que acontece quando 3 das principais redes sociais param de funcionar ao mesmo tempo. Pessoal que vivia no Face ou Insta correu pro Twitter e TikTok, enquanto isso os que precisavam se comunicar, foram pro Telegram.

Apenas o WhatsApp tem 2 bi de usuários, enquanto isso o Telegram tem 500 milhões de usuários no mundo todo. Imagine 10% dos usuários do WhatsApp migrando para o Telegram? Já é um impacto enorme.

2 curtidas

É compreensível esse movimento de debandada pra um único destino, mas ainda assim é estranho que até a Claro tenha caído visto que (talvez) ela tenha lidado com o mesmo volume de tráfego. Se ela aguenta normalmente quando todas as redes estão funcionando, teria que dar conta quando todos estão indo pro mesmo lugar. Se é que essas falhas tenham relação, claro.

O que acontece quando os serviços caem é que muitas pessoas continuam tentando acessá-los, gerando várias requisições de tráfego ao mesmo tempo que os serviços de DNS não conseguem responder, pois estão fora do ar, e travam. Se um serviço de DNS robusto como a Cloudflare sofreu, imagine os que as operadoras usam, tanto as brasileiras como as americanas. Sem falar na quantidade repentina de ligações e SMS`s que passaram a receber nas suas redes, com a queda dos outros apps de mensagens.

1 curtida

Caraca. Se estava funcionando, porque o estagiário foi mexer nos roteadores?

Mas engraçado… a VIVO móvel também ficou fora do ar nesse periodo. Tanto que eu já estava achando que tinha sido cabo rompido ou coisa do genero.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.