Facebook anuncia mudanças para manter "adultos jovens" na rede social

Tá cada vez pior justamente por que têm muito conteudo de terceiros e pouco conteudo dos proprios amigos… Instagram tá indo pro mesmo buraco.

10 Likes

Mas é isso que segura as pessoas no aplicativo.

1 Like

vamos ver o resultado nos proximos meses ou anos… quem sabe isso têm a ver com faixas etarias do publico alvo, por que meus amigos tambem reclamam que já não aparece nada relevante no feed deles.

Ao meu ver, conteúdo de terceiros ainda não seria um problema, se esses terceiros fossem outras pessoas passíveis de conexão e criação de relações humanas, como era possível na Internet há pouco mais de uma década atrás.

Relembro aqui do Orkut. A gente podia realmente se conectar com as pessoas no Orkut, a gente sabia que era outra pessoa ali do outro lado da tela (embora pudessem mentir sobre quem realmente eram), tanto que muita gente se conheceu pelo Orkut e se casou, tamanha a conexão humana que essas plataformas proporcionavam na época. Conexão que só era possível porque as comunidades abrangiam terceiros, não apenas os amigos, e ali era possível fazer novos amigos.

O problema está, hoje, em quem/o que são esses “terceiros” e o que são esses “conteúdos”: o tumor da Internet, anunciantes e seus anúncios, além de bots. A plena materialização da “Teoria da Internet Morta”.

Aqui relembro novamente do Orkut: não lembro, por exemplo, de anúncios naquela rede social. Mesmo quando Google comprou o Orkut, a plataforma sobreviveu com zero anúncios (ou eram tão minúsculos e irrelevantes que sequer lembro deles). Era uma interface limpa, direta ao ponto de cada recurso presente na plataforma: página inicial, recados, depoimentos, comunidades, tópicos, postagens, entre outros recursos. Sem anúncios, e também sem assinaturas, vale ressaltar. E também não haviam bots.

E então o Orkut acabou, o Facebook se popularizou, a Internet começou a morrer, então vieram os algoritmos e prejudicaram as conexões humanas, com câmaras de eco e bolhas sociais das quais as novas plataformas passaram a se alimentar cada vez mais. Por fim, pra botar o último prego no caixão da Internet, vieram os vídeo-anúncios. 10 segundos, depois 30, depois um minuto, e hoje temos anúncios no Youtube com HORAS de duração. Comerciais que duram horas!!!

A partir desse ponto agora faço um off-reply, saindo do escopo do comentário do @rafael.mds a qual estou comentando acima, e passando a refletir fora da caixa. (pra não ter que criar uma segunda resposta).

Off-reply:
É engraçado ver os defensores dos anúncios e do “livre mercado” frequentemente usando como argumento “ah, mas os custos de hospedagem, ah, mas os custos de desenvolvimento, ah, mas os custos da coitada da empresa multibilionária, os custos, os custos”!

Na época do Orkut, o próprio Orkut, os primórdios do Youtube (quando ainda não pertencia à Google), o próprio Google Search, todos eles já tinham seus custos, que certamente eram maiores, já que dependiam de uma tecnologia (servidores, backbones, conexão de altíssima velocidade) que ainda não era de fácil acesso como é hoje. Não lembro de anúncios em nenhum deles naquela época!

Hoje, com hardwares mais acessíveis, mais potentes e mais baratos em custo-benefício, parece que a única inovação que as empresas realmente estão focando seus esforços é no domínio dos anúncios: maiores, mais irritantes, mais longos, inevitáveis, etc, etc.

As mesmas pessoas geralmente bradam a famosa “lei da oferta e demanda” como se fosse uma “lei da gravidade” ou “segunda lei da termodinâmica”, mas esquecem de aplicar a mesma regra “oferta e demanda” para o simultâneo aumento exorbitante da oferta de anúncios e estagnação (ou até redução) da demanda por esses mesmos anúncios que tentam enfiar goela abaixo dos internautas.

Dentro dessa “lei da mão invisível do Mercado”, se aumentam o número de anúncios nas plataformas, enquanto a quantidade de pessoas realmente interessadas é menor, o que acontece com o preço? Muitos sabem dessa com maçãs: se Joãozinho aumenta a produção de maçãs, porém, menos coleguinhas estão de fato consumindo, o que acontece com as maçãs do Joãozinho? Resposta bem simples e direta: as maçãs apodrecem, viram adubo! O problema é que os anúncios não têm como adubar nada, visto que só geram poluição: visual, auditiva, social, além da gritante poluição ambiental (gasto energético para lidar com anúncios em massa = produção de CO2).

Perdão aos colegas pelo textão, mas em tempos de conteúdos gerados por IA (conhecidos como AI Slop), conteúdo minimamente humano é sine qua non.

3 Likes

Enterra essa porcaria Meta.

O que me segura no Facebook são os grupos

Não tá errado não… A gente tá aqui discutindo plataformas, mas o problema é o sistema.

Provavelmente você tambem já ouviu falacias como “o capitalismo fomenta a inovação”, mas a demanda de lucros por parte de acionistas acaba piorando produtos e serviços. Veja o recente caso da Boeing, por exemplo.

Há um ‘padrão’ nas grandes corporações…

• acionistas demandam mais lucros
  • corta-se mão de obra para diminuir as despesas
  • ocorre queda no controle de qualidade do produto
  • perde-se consumidores

repita essas etapas indefinidamente.

2 Likes

Olha, perfeito, exatamente como eu penso. Sobre as redes sociais, falei há pouco tempo que abandonei todas, atualmente só me mantenho no Whatsapp por força da necessidade, mas meu sonho é também encerrar minha conta por lá. Se o Orkut voltar, da maneira como era, sem essa piada de algorítmo, eu estarei lá com certeza. Sobre os anúncios, eu por várias vezes tentei desativar os adblocks, para poder “colaborar” de alguma maneira com as páginas que eu me informo, como o Tecnoblog. Infelizmente, e isso não inclui o Tecnoblog, existem páginas que exageram tanto nos anúncios, que fica impossível não ativar o Adblock. Um exemplo é o site Metrópoles, o site chega a travar de tanto anúncio e notícias patrocinadas. A Globo é outra, vc quer ver um vídeo de 15 segundos, é obrigado a assistir 4 anúncios de 30, chega a ser ridículo. Eu ativei definitivamente o Adblock no computador e no celular. Eu sou graduado em Publicidade e Propaganda, e fico horrorizado com a maneira como a publicidade está destruindo a internet, seja com anúncios em quantidade abusiva, ou até mesmo dentro dos streamings (olha a Globo de novo dentro do streaming dela enfiando 500 anúncios, mesmo se vc paga pelo conteúdo). Fico pensando em como os lucros poderiam ser maiores se houvesse cuidado com isso, quantas pessoas abandonariam adblocks? Outra coisa que me assusta é a quantidade de páginas que condicionam seus conteúdos com assinaturas. Você está na Globo por exemplo, quer ler uma notícia de capa, e não pode pq vc precisa pagar R$ 20,00 por mês para ter acesso. Algumas eu até consigo desativar o Javascript e ler a matéria, mas mais uma vez eu preciso de artimanhas para ter acesso a informação. Infelizmente estamos dentro de uma realidade muito distante de como era no começo dos anos 2000, com conteúdo verdadeiramente gratuito, e a única coisa que vc precisava pagar era para ter um e-mail do UOL.

2 Likes

Metrópoles além dos anúncios, não tem moderação nenhuma nos comentários
Todo dia os vermelhos e verde/ amarelo tão se matando nos comentários

Eu considero essa comunidade como uma rede social :smile: só tenho essa :man_dancing:t4:

Ainda bem que sou um adulto velho e já caí fora.

Pra mim tambem. Sempre tiru duvidas lá ou tento vender peças.
Feed nem olho mais.

No meu caso, mesmo os grupos, o engajamento diminuiu bastante.
E a lista de grupos mortos só aumenta.
Para o que eu acompanho, o Facebook ainda me atende.
Mas realmente já tive momentos mais interessantes no Facebook.