Exynos, o retorno: Samsung tem planos de equipar Galaxy S24 com chip próprio

1 curtida

Espero que a Samsung acerte a mão nesse Exynos 2400, acho sempre bom ter forte concorrencia no setor de chips. Sinto que a Samsung era relativamente boa nos Exynos até o fatídico Exynos 990, voltaram bem no 2100 e voltaram a ir meio mal no 2200. Tomara que agora seja um começo de algo bom

3 curtidas

Tava tão bom pra ser verdade. O S23 chegou rivalizando com o chip da Apple em desempenho e eficiência justamente com Gen2. Pq ela não continua trabalhando em conjunto com a Qualcomm, desenvolvendo uma versão exclusiva pro Galaxy, como fez no último modelo?

1 curtida

Porque ela não quer dividir o bolo com ninguém.

5 curtidas

Porque no passado, não muito distante, as empresas já tiveram problema com a Qualcomm, então querem alternativas. Além do mais, ter seu próprio chip é mais lucro a longo prazo.

2 curtidas

1000 nucleos, daí com 15min de jogatina aquece e começa os drops de fps. S21 Ultra aqui, perde feio pro poco x3 pro do meu filho.

Eu acho poco

Só quando chegar na mão do grande público pra saber se a Samsung acertou na aposta ou se vai afundar as vendas do S24.

1 curtida

Muita gente critica os Exynos, mas na época do Galaxy S7 o Exynos reinava, era bem melhor que o S7 com Snapdragon.
O Snapdragon 820 até conseguia maior pontuação na parte gráfica, porém, gastava muita bateria e esquentava muito.

2015 e 2016 foram anos terríveis pra Qualcolm, o Snapdragon 810 foi o maior fiasco, a LG preferiu lançar o LG G4 com Snapdragon 808 pois o 810 era terrível. O Xperia Z3 Plus veio com Snapdragon 810 e não aguentava gravar nem 15 segundos em 4k, pois a câmera fechava e aparecia o alerta de que o celular precisava esfriar.
Depois veio o 820 que também era muito ruim (embora fosse melhor que o 810), tanto que logo depois lançaram o Snapdragon 821 tentando corrigir os principais problemas do 820.

Ultimamente a Qualcolm voltou a ter problemas com aquecimento e consumo alto de bateria, principalmente com o Snapdragon 8 Gen 1. É uma boa hora pra Samsung voltar a se destacar com um Exynos que seja poderoso e eficiente.

7 curtidas

E agora que a Apple nao tá mais tão invencível nos processadores móveis, seria o momento perfeito pra Samsung voltar a brilhar nesse setor. Espero que o novo processo de 3nm GAA deles realmente seja melhor que esse atual de 4nm e que eles acertem a mão nos gráficos junto da AMD, aí seria só sucesso pra ela

5 curtidas

Exynos:

Usuários da Samsung:
ezgif.com-optimize

Brincadeiras a parte, eu acho que a Samsung é bem capacitada para fazer bons chips, mas talvez falte achar o ponto certo que Apple, MediaTek e Qualcomm encontram em seus produtos. Vamos ver se essa pausa permitiu os engenheiros um tempo melhor de desenvolvimento.

5 curtidas

Acredito que não retorna nessa próxima versão, a marca vai acabar buscando desenvolver melhor a série e voltar na linha S em todos os mercados.

mas não duvido, chip de celular chegou no ponto que não precisa evoluir tanto assim, somente adicionar mais recursos dedicados.

querendo ou não, celular ainda tem limitação de usabilidade pelo tamanho e a limitação humana ajuda nisso, não adianta botar 4k, se 2k faz o mesmo papel e exige menos de processador e bateria

2 curtidas

Até por que o 808 e 810 foram feitos às pressas porque a Apple fez a água bater na bunda da indústria inteira, com o primeiro SoC ARMv8 do mercado (sim, saiu antes até dos designs da própria ARM).

E a gente vê as consequências disso até hoje…

Tanto que correram pra soltar o Plus, que usa TSMC no lugar da Samsung.
O problema não é só o design fominha das CPUs da Samsung LSI, é que o processo da Samsung Foundry é ruim.

1 curtida

No caso é TSMC no lugar da Samsung.

Pq vc usar seu próprio componente, desenvolvido dentro de casa é absurdamente mais barato do q comprar de terceiros. O q é ótimo pra uma empresa q teve redução de lucro de 90 e tantos %

2 curtidas

@Monin @anon71197445 @igor_meloil

Eu sei que há muitas vantagens pra própria Samsung. Mas eu falo como consumidor. A última linha teve um salto significativo em desempenho e autonomia, com relação ao antecessor. Bateu de frente à Apple em bateria, coisa que não víamos há uns 3 anos. Mesmo na linha anterior, a versão Snap teve vantagem sobre o Exynos.

Se for pra querer partir partir pra produção própria e ter resultados negativos em eficiência, melhor tentar o Tizen novamente e abandonar o Android. Já que ela não quer dividir o bolo com ninguém, dá uma de Apple e tenta a sorte.

Aí vc ta sendo “extremista”

A samsung não vai tomar uma decisão imb3cil (tb bloqueou a palavra) dessas sabendo que vai ter impactos significativos na vida do usuário médio, que querendo ou não é a maior parte dos usuários de qualquer linha de celular.

Fora do TB, quantas pessoas se importam com quantos pontos SoC X ou Y fez no antutu? Qual a diferença de performance frente ao concorrente?

Esse tipo de impacto na vida do usuário médio é irrelevante, diferente de adotar um sistema q não vai ter aplicativos de banco e outras coisas importantes.

Óbvio que como consumidor eu quero sempre o melhor pra mim, mas não da pra ser irracional e achar q TODA decisão de qualquer empresa é pautada unicamente pelo consumidor. Não é descartado, sem dúvida, mas está longe de ser o único. E MESMO ASSIM, é importante lembrar q eu como “entusiasta” e “hard” user sou uma fatia minúscula do bolo de usuários da samsung e o q eu, dentro dessa bolha, quero, não necessariamente é o q a maioria quer tbm.

1 curtida

Bom, nem citei benchmarks, pra começar. Pelo contrário, eu mesmo não ligo pra essas coisas e acho irrelevante (aliás, não só acho, como de fato, não é).

Agora, falando sobre a parte prática, é outro fato que há diferença de desempenho nos últimos processadores entre os da Qualcomm e os da Samsung. Sem falar dos aquecimentos que muita gente reclama.

E essa diferença entre hard user e consumidor comum é irrelevante ao caso, uma vez que todos querem um celular rápido e com boa bateria. Literalmente todo consumidor deseja isso.

E cá entre nós: donos de aparelhos da linha S estão longe de serem consumidores comuns. Se eles pagam uma bagatela por um device desse, eles querem o melhor que a marca pode oferecer. E a Samsung ofereceu: o Galaxy S23 Ultra entregou excelente desempenho e eficiência. E não por causa do Exynos.

O fato deles terem dinheiro pra pagar num celular caro não quer dizer que eles saibam exatamente o q estão comprando.

Se vc chegar pra qualquer engravatado com um S e perguntar qual processador tenha eu duvido q ele saiba se não for entusiasta de tecnologia ou trabalhe no ramo. O fato de ser um S por si só já é suficiente pra esse povo crer q é o melhor da marca, o que não deixa de ser verdade usando Exynos ou Snapdragon.

Eu mesmo conheço colegas de trabalho q tem S22 Ultra e sequer usam a caneta ou qualquer outro recurso “avançado” do aparelho. Compraram só pq era o do ano mesmo. Óbvio que minha bolha não é a realidade global, mas só pra citar um exemplo prático.

Obviamente que não. Mas compraram por ser um S23 Ultra ou por ter Snapdragon? Eu aposto fortemente na primeira opção.

1 curtida