Existe regulação para colocar Wi-Fi em ambientes externos? Como funciona?

wifi outdoor abaixo de 1w precisa de permissão mesmo na tua casa?

1 curtida

Nunca me atentei a potência na regulação por isso não sei dizer, o que eu conheço dessa regulação é por conta de cadeira na universidade e por um caso dentro de uma transportadora de containers, que queria aumentar a cobertura wi-fi no pátio com uso de antenas devido ao uso de coletores, como o pátio é descoberto exigiu-se permissão tal, na época só existia (2.4ghz), mesmo o pátio sendo fechado (com muros) e a area propriedade privada.

2 curtidas

Não sabia que a Anacartel impunha tanta burocracia pra usar antena WiFi em ambiente externo, ainda que local privado. Acho difícil causar tanta interferência assim, difícil não considerar tal regulação como mera desculpa para arrecadar com taxas.

Acho que a questão aqui é potencia, quantos W tem a tua saída de sinal, independente de ser interno ou externo, e sim, causa muita interferência, uma antena potente usando 40Mhz consegue facilmente interferir em 1 quadra inteira, é muito fácil derrubar o wifi dos vizinhos.

No caso eu quis dizer roteadores domésticos, duvido que as antenas sejam tão potentes assim. Se fosse do jeito que você fala, periféricos como mouses, teclados, controles e fones de ouvido sem fio, que também operam em 2.4GHz, seja via receptor proprietário ou Bluetooth, nem funcionariam próximos de roteadores de tanta interferência que você diz ter. Eu uso todos esses dispositivos ao mesmo tempo, sem problema algum de interferência.

E também existem 11 canais WLAN em 2.4GHz, não vai operar tudo no mesmo canal ao mesmo tempo. E embora o alcance do 5GHz seja menor, tem a vantagem de ter mais canais disponíveis. Ainda acho que é mais burocracia da agência reguladora, vide a exigência de licença para o cinema que transmitia o som do filme via ondas FM.

Se eu colocar um roteador no canal 3 ou 9 e mandar ele opera em 40 Mhz, ele vai ocupar os 11 canais do wifi, pq os canais se sobrepõem.
Bluetooth opera em um esquema de salto de frequência, isso faz ele procurar os canais menos ocupados, mas era comum eu ter problema com fone bluetooth em algumas regiões da cidade e em casa ele funcionar bem.
Adaptadores de mouse e teclado sem fio usam uma largura de banda muito baixa, isso facilita na proteção do sinal, mas se mete um roteador wifi do lado dele operando em 40Mhz com alto trafego de dados, vai ver a interferencia.

Sobre potencia das antenas, um roteador domestico usa antenas entre 2 e 5 dbi, uma antena externa de grade direcional chega a 24dbi, e a cada 3 dbi a mais de sinal significa o dobro da potencia.

Se lembro direito das aulas, até 30 dBi você pode usar de boas. Passou disso, precisa de licença da anatel.

1 curtida

30 dBi no total ou a antena?

30 dBi no total.

1 curtida

Eu tenho um roteador de 6dBi de ganho pra cada uma das 4 antenas, mais um pouco eu preciso de licença huehuehuehuehue

As perguntas importantes são:
Alguém fiscaliza?
E se pegarem, qual a puniçào?

Pra pessoas normais ou cnpj pequenos eu diria que é bem relaxado, pra empresas de porte medio a fiscalização já é real (Onde tem imposto brota fiscal até do bueiro). Em relação a punição no geral anatel tem 2 tipos pra essa caso:

1- Desfazer os arranjos
2- Pagar multa estipulada, geralmente diária

Ambos os casos claro se não adquirir a licença, de onde saem os fiscais e o que eles comem? Eu não faço ideia, mas tem muita historia de brotar alguém perguntando “E essa antena ai?”

Não inventando de vender internet tem bem menos chances de bater fiscalização, agora se vender internet certo que algum concorrente vai denunciar.

Punição deve ser multa e apreensão dos equipamentos, talvez se forem equipamentos homologados eles te multem e te obriguem a se regularizar.

Uma coisa é, nunca deixe o nome da rede visível e nem com um nome que remeta a tua empresa/pessoa, assim é mais difícil de saberem onde bater pra fiscalizar, se tiver um provedor via radio na região, use um nome de rede que pareça com a deles.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.