Existe alguma maneira de tirar o som do obturador sem apelar para root?

Titulo original era: Existe alguma maneira de tirar o ruido do obturador da camera de terceiros no Android 10 sem apelar para root?
“Título não pode ter mais de 100 caracteres”

Eu até entendo o motivo que levou o Android a ser forçado colocar esse ruido na camera, porém esse ruido infeliz incomoda demais. Até mesmo em modo silencioso ele acontece. (No Android 9 não acontecia)

Sempre usei a camera do celular para tirar foto do quadro para poder prestar atenção nas explicações (visão bem ruim), mas com o ruido incomodando todo mundo não tem a menor chance.

Até sei onde está e qual é o arquivo que eu precisaria remover, porém a pasta do sistema é apenas leitura e para mudar isso precisa-se do su. Mas só rooteando pra fazer isso. O problema que rootear faz muitos programas e jogos deixarem de funcionar de forma adequada ou deixar de funcionar de vez devido à anti-cheats.

Eu uso o A Better Camera Unlocked pras fotos, mas esse app apesar de ainda gerar excelentes resultados não é atualizado à anos. Gosto mais dele por causa da grande variedade de ajustes e facilidade de uso.

Alguma ideia fora trocar de app e/ou usar a camera padrão (que produz resultados bem ruins pro meu gosto)?

Isso vai da fabricante e varia muito de smartphone para smartphone. Chegou a procurar sobre o assunto no subfórum do seu aparelho no XDA Developers? Talvez exista algum ajuste especifico para o seu modelo que possa ser feito sem root…

Nem lembrava q eu tinha comprado esse app.

Mais configurações >> Configurações gerais >> Mais… >> Operação silenciosa

Testei num Moto G.

Putz, tinha esquecido desse forum. hahaha vou lá dar uma olhada assim que eu conseguir.
Mas antes estava funcionando, agora não mais. :\

Yep, mas não funciona no Redmi 7. E não é todo app que começou à fazer barulho. WhatsApp por exemplo não faz.

Você não consegue fazer isso usando o ADB sem root?

Nop. Requer root. :
Não consigo montar o diretório como leitura/escrita sem su.

Se for Samsung, siga esses passos (vou por print, pois meu celular está em inglês, então visualmente é mais fácil pra todos).

É um recurso automático que ativa o modo silencioso sempre que o app de câmera é aberto.

Opa. Pena que o meu não funciona isso. Mesmo colocando no modo silencioso ou no modo dnd, ele continua fazendo isso. No caso, Redmi 7.

Olha, não sei se é o caso da Xiaomi (ou da China), mas os celulares vendidos no Japão não desativam o som do obturador mesmo no modo silencioso por causa de uma auto regulação da indústria para evitar que as pessoas consigam tirar fotos escondidas (por exemplo, por baixo da saia de uma mulher sem que a mesma perceba).

Pode ser por isso. E se for por isso, muito provável que consiga alterar o funcionamento apenas com root.

Eu tenho um Redmi Note 7, deixo 100% do tempo no silencioso e usando GCam e OpenCamera. Não tem nenhum som na câmera.

Considerando que teu app é antigo, é possível que não trabalhe bem com versões mais novas do Android

Eu conheço essa história. Sò que o meu tá com ROM global, e como eu disse… no Android 9 ficava silencioso. hahaha

Se não me engano, a ultima atualização foi na metade de 2019.

Já verificou se a configuração de região do aparelho está definida corretamente?
Se estiver definida para outro país que não seja Brasil, tente alterar para Brasil e veja se resolve.

Acho que deve estar setado pra Reino Unido por causa do inglês de lá. (Não gosto muito da tradução PT/PT-BR/EN-US)

Quando meu aparelho foi pro Android 10 o OpenCamera deixou de gravar áudio não processado, provavelmente devido a mudanças na API da câmera o que deve ser parecido com o seu caso também

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.