Existe algum feature phone confiável em 2022?

Vejo gente reclamando de antena fraca, bateria inchada (o que mais me preocupa), carcaça frágil, botões frágeis/duros, desligamentos repentinos. Uma amiga minha precisa de um feature phone, porque smartphone está caro demais. Alguém tem alguma indicação boa?

Será que é mesmo uma questão de sorte comprar algum celular hoje em dia e ele durar? ;-;

Um smart usado não seria melhor opção?

O único que eu consigo imaginar é o Nokia 110, mas é GSM apenas, não faz nada além de chamadas, SMS e uns joguinhos embutidos.
E duvido que seja grande coisa. Mas tá em torno de 150 reais.
Se quiser algo mais avançado, tem o Positivo P70S (sumido do mercado) e o Multilaser ZAPP, ambos com KaiOS (mas como é uma versão velha do KaiOS, não faz chamadas de voz no Whatsapp). Ambos tem 3G.

Ou, como sugeriram, pegar algo usado.

geralmente feature phone tem bateria removível, então dá pra trocar, e ela naturalmente tem que ter uma estrutura um pouco mais forte.
E se inchar, dá pra tirar e deixar do lado de fora de casa pro caso de pegar fogo.

1 curtida

Tem que ser no máximo 130 reais :V

1 curtida

Sim. O principal é ligação.

Eu me interessei nesse, mas é justamente o que tem avaliações controversas:

https://www.amazon.com.br/Celular-Nokia-Leitor-Integrado-Câmera/dp/B08WCCW92B/

Positivo mesma coisa.

Por esse preço não tem milagre, sinto muito.
Ou é Nokia ou Positivo basico do básico ou tentar importar um feature phone da China que você encontra aos monte na casa dos US$20~US$30, que ficaria no limite do seu orçamento.

Celular usado eu tenho desconfiança também. Bateria pode estar danificada ou algum componente. Será que é boa a inspeção que a Trocafone faz? D:

Edit: É, nem os da Trocafone estão acessíveis…

Meu problema é que a expansão da cobertura GSM é quase nula, se bobear está até encolhendo. Vai ter lugares com 3G, LTE e NR que não vão ter GSM.

1 curtida

Eu não boto muita fé, mas a vantagem é que são pessoa jurídica e dão garantia (legal, são obrigados) de 90 dias.

Se der ■■■■■ você tem uma empresa pra acionar, até juridicamente.

1 curtida

Vivo e Tim querem desligar a rede GSM.

quero só ver o que vão/como fazer com as maquininhas de cartão 2g

1 curtida

Ai tu tem de pegar o que tem disponível, que é um Positivo. Acho improvável que a positivo não consiga fazer um device como um featurephone. Os smartphones dela são bem competentes pra lowend.

A resolução 477 (regulamento do SMP) dita que em caso de mudança tecnológica o ônus é da prestadora.

Por isso acho que essa ideia de desligar a rede 2G não vai pra frente tão cedo, no máximo as operadoras vão se unir e monta uma rede 2G única compartilhada entre as 3.

1 curtida

TIM e Vivo já fizeram movimentos nesse sentido pra operar um single grid GSM.

Claro tende a fazer tudo por conta, capaz de ou matarem o GSM ou manterem por eras.

2 curtidas

Dumbphones são ideais para quem não usa muito o telefone ou somente quer fazer ligações.
Smartphones básicos hoje custam mais de 700 reais. Compensa pegar um usado ou semi-novo. Mas não é muito confiável essa tática.

Pois é, eu não confio nem um pouco.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.