Existe algo que possa substituir o Twitter?

1 curtida

O pior de tudo, é que na tendência da galera de procurar algo mais “igual possível”, a galera acabe indo parar em redes sociais controladas por pessoas ainda mais malucas, como PARLER ou TRUTH

5 curtidas

Muito engraçado ver que a “casa segura” dos alecrins dourado foi abalada pela compra de Elon Musk.
.
Nunca vi um nicho específico de gente chiar ao mesmo tempo, sobre mais gente estar conseguindo o sagrado “selo azul”.
.
E lembro quando a Microsoft comprou o Github; o que teve de nerd chorando dizendo que ia pro serviço rival não está escrito. E hoje o Github está aí, melhor do que nunca.

14 curtidas

Vida social?

4 curtidas

Tenho a impressão que esse pessoal achou que tava tudo dominado. Bastava censurar fulanos, beltranos e demonizar sicranos e pronto. As redes sociais e sessões de comentários seriam purificadas e só ficariam ali os justiceiros sociais e almas identificadas por eles como puras. Só esqueceram de combinar com os “Russos”.

Eu vejo isso tudo como ciclos.

As redes sociais e sessões de comentários surgiram. Eram geridas de forma quase sem supervisão, virando o que muitos chamam de “terra de ninguém”. Daí, para supostamente resolver o problema, resolveram fazer uma caça às bruxas de maneira tão indiscriminada que se você chama alguém de “cabeça de melão”, toma algum tipo de punição ou é taxado como “discurso de ódio”, expressão de gente covarde, cínica, mal caráter e suja, que, pela falta de uma argumentação melhor elaborada e profunda, joga essa “bomba” em cima do interlocutor e ele que se vire pra limpar o nome depois. Aliás, ódio, tragédia, amor, são palavras que qualquer um usa pra qualquer coisa, em qualquer situação, fazendo com que essas palavras percam o sentido.

Agora, me parece que outra fase se inicia, na qual, redes alternativas surgiram e até mesmo um indivíduo milionário compra uma rede social, para, segundo ele, acabar com a censura, sem entender que a censura a certas falas e pensamentos está muma esfera para além do twitter, sendo, inclusive pauta de estados.

Minha teoria é que, nessa tocada, o mundo deve dividir-se entre empresas de ideologia X e Y que atenderão seus clientes de mesmo pensamento. Isso só reforçaria ainda mais todo tipo de bolha.

A própria Disney por exemplo, está de maneira tal que, está quase pedindo pra ser comprada e muita gente do criativo ser mandado embora para entrada de pessoas com outras vertentes pois suas produções estão desegradando demais um número muito grande de pessoas e até mesmo alguns acionistas da empresa.

Enfim, para além do Twitter, o mundo ainda terá muita mudança e espero que algum dia cheguemos em algum lugar que faça sentido.

11 curtidas

Eu criei uma conta no Mastodon lá em 2018, e nunca abri aquilo de volta. Agora eu abri, e to relativamente surpreso. Tá com uma vibe MUITO Twitter dos anos 2009/2010.

Aquela simplicidade do Twitter de: Não ter algoritimo na timeline. De você ter que ficar indo em hashtag, procurar pessoas aleatórias (e futuramente essas pessoas viraram famosas no twitter até).

E isso me deu a impressão que talvez tenha mais futuro do que muitos acham. O Telegram há 10 anos era totalmente ridicularizado, e hoje tá ai bem importante.

MASTODON

Pontos positivos:

  • Os servidores federados. Cada servidor tem regra diferente e moderação diferente. E cada servidor pode bloquear o servidor que tiver interesse.
  • Edição de toots, seguir hashtags (elas aparecem na timeline depois)
  • Postar videos longos

Pontos negativos:

  • Apps mobiles ruins
  • Sem quotes
  • DMs péssimas. ÉÉ toots privados apenas… e se vc mencionar alguém, traz essa pessoa
  • A pesquisa só funciona pra sua instância/seguidores
  • Não dá para ver lista de seguidores de outra instância
6 curtidas

Sobre o Twitter, nem é birra com o Elon, é que a politica de priorizar verificados é simplesmente inacreditável mesmo. Nem todo mundo vai pagar por verificado, principalmente pessoas de renda mais baixa. Essas pessoas vão acabar sendo consideradas como “spam” pra plataforma.
Já tem até propostas de limitar respostas nos tweets apenas para verificados.

10 curtidas

Não sei se viu, mas a Eli Lily teve uma queda quase 5% nas ações APENAS porque uma conta fake “verificada” fez um post falando que a insulina seria grátis nos EUA. Teve outros vários casos de pessoas fake com badge de verificado se passando por contas oficiais.

4 curtidas

Confesso que estou achando isso tudo muito divertido.
Me lembrou da internet no início dos anos 2000.

3 curtidas

Não sei se ele, num primeiro mandato, conseguiria tal façanha. Acho mais é que essa tal frente ampla que ele criou para voltar ao poder, em algum momento cobrará um preço caro dele. Eu venho falando isso desde as eleições. Além disso, a realidade dele hoje é absurdamente diferente do seu primeiro mandato. O país e o mundo pós pandêmico (ainda com possibilidade de surtos) e uma guerra em andamento, bem como uma economia combalida exigirá muito mais de qualquer governante. Ou seja, todo dia esse cara já vai ter que apagar incêndios e a última coisas que ele precisa é ter um inimigo grande como a imprensa expondo as gracinhas dele e seus cupinchas.

4 curtidas

kkkkkkk mas gente?

cara, dos países que têm a mídia regulada, não faltam exemplos de que não houve censura ou imposição governamental sobre o conteúdo. aliás, é um projeto essencialmente liberal por se contrapor a oligopólios e formentar a iniciativa de veículos locais e com sedes descentralizadas.

4 curtidas

se vê que vc não sabe o que é liberal nem o que é oligopólio.

7 curtidas

Seja direita ou esquerda quando surge algo que dá liberdade de opinião os bumbum com talco ficam maluquinhos KKK.
Hoje vivemos num mundo aonde ou todos pensam igual ou ceifa kkk

6 curtidas

kkkkk a matéria/tópico é sobre substituir o twitter e não sobre falar as merdas que é dita lá

pelo jeito @tecnofan89 não está sozinho, @Alexandre_Biazotto chegou falando igual e atacando ainda

3 curtidas

Não fiquei sabendo, depois vou dar uma olhada.
.
Mas nesse caso, o “nicho específico” não estava chiando por causa das ações de tal companhia ou algo do tipo.
.
Até porque se realmente se importassem com isso, estariam chiando também pela Bolsa Brasileira, que derreteu essa semana.

1 curtida

Todo mundo tá comentando sobre os problemas que isso causa. O caso das ações foi só um dos problemas, mas teve vários outros, como perfis fingindo ser o perfil da Chiquititas e até o perfil da Nintendo!

Se todo mundo é verificado, ninguém é verificado

2 curtidas

Não entendi pq a matéria focou nesse tal de Mastodon e não no seu principal concorrente, o Gab.com

Poderiam criar uma cópia que mesmo assim o pessoal não migraria. O Telegram tá aí e mesmo sendo muito superior ao Whatsapp ainda apanha em número de usuários ativos.

Para quem usa Twitter no dia a dia não mudou nada com a aquisição e acho que não vai mudar nada tbm.

2 curtidas

Bem legal o Gab.com . Só gostaria que estivesse mais brasileiros lá.