Exclusivo: WhatsApp brasileiro perde função financeira em dezembro

Isso é muito mais simples de usar que PIX. Pena que não pegou.

6 Likes

Oremos e jejuemos pelo fim da inutilidade desse botão de IA flutuante (toda a IA inclusive).

16 Likes

Não conheço um que tenha usado isso

14 Likes

O problema dessa função é que ela nasceu no momento errado aqui no Brasil. Se tivesse vindo bem antes do PIX, talvez fizesse um bom sucesso, inclusive com o PIX tendo que correr atrás da bola. Uma pena mesmo…

7 Likes

Verdade!!! Tinha muito potencial, se chegasse antes do PIX (tinha tudo pro WhatsApp ser o WeChat do Brasil, no sentido de pagamentos), porém, atrasaram demais na implementação, e de quebra, veio junto a uma onde de desconfiança com o/a Facebook/Meta (pois foi próximo ao processo movido nos EUA por violação de privacidade)!!

2 Likes

Veio antes, mas o governo para não perder o PIX barrou com a desculpa das eleições.

Mas sinceramente acho que não ia vingar muito não.
Pix através de um banco é bem mais seguro que o WhatsApp.

WhatsApp basta clonarem seu chip que você perde o acesso (exceto se ativado o A2F).

O que falta é uma API para transferir uma certa quantidade de valor de um banco através de um aplicativo de terceiro.

Ex: pagar até 500,00 pelo WhatsApp através de uma API que desconte no saldo da conta nubank. Aí sim vai facilitar a vida.

11 Likes

Ele até veio antes do PIX, mas como citaram, o governo barrou pra lançar o PIX primeiro, então nasceu morto.

A questão da segurança vejo mais como um erro dos usuários do que por falta de segurança das plataformas. O usuário que não cria o mínimo de barreira contra golpes, vai cair em golpe até mesmo em app de banco.

2 Likes

Eu que não cadastro meu cartão numa tranqueira dessas

11 Likes

Uma pena. Muuuito mais simples e prático que o Pix. Usei bastante.

2 Likes

Se alguém clonasse o wpp não teria acesso a função pagamentos. Teria que reconfigurar a função no novo aparelho. Era bem seguro o serviço.

2 Likes

Pensamos em implementar isso no local onde trabalho. Mas infelizmente, o Whats apenas aceitava bancos os quais não tínhamos conta (e só aceitavam estes).
Enfim, ficamos com o pix, que era e continua mais fácil em relação aos serviços (por hora, estamos vendo a opção de links de pagamento no crédito e débito, mas tem pouquíssimo uso).

1 Like

Mais simples, mas muito mais restrito. Pix já nasceu quase universal.

1 Like

Se não me engano estão trabalhando nisso.

Sim, mas não deixa de ser um inconveniente. Imagina você um lojista recebendo quantias altas de faturamento e do nada fica sem o WhatsApp.

Além disso o suporte ao cliente do WhatsApp é péssimo.
O picpay tentou fazer isso e não durou muito, no WhatsApp ia ser mais fácil.

3 Likes

Você já teve algum problema com o Facebok e precisou resolver?
Se não… Não vai entender em que problema estaria se metendo

3 Likes

Eu sinceramente não vejo nada de pena dessa ferramenta ter fracassado. Inclusive acho é bom que tenha.

3 Likes

Não é assim que funciona. Você precisa adicionar novamente os dados do cartão a cada novo login em outro aparelho. Além disso, existe uma senha e você ainda precisa autorizar no app do banco. Pra confirmar a transação, ainda precisa usar senha ou biometria. Ele só pula a chatisse de ter que entrar em cinquenta menus no app do banco, mas a segurança é bem semelhante.

Obviamente que o PIX é mais abrangente, mas o WhatsApp Pay é compatível com todos os grandes bancos brasileiros. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Santander, Itau, Nubank, Mercado Pago e até SICREDI… só ai já contempla 90% dos correntistas.

Você não confia em dar os dados do cartão de forma criptografada pra uma empresa gigante como o Facebook, mas confia em passar o cartão em maquininha desconhecida que não faz ideia do software que tá ali dentro né?

Exatamente, ele foi anunciado em junho e o pix foi lançado em novembro.

Barraram simplesmente pra não sairem na frente do pix, e sinceramente, foi melhor assim.