Isso é muito mais simples de usar que PIX. Pena que não pegou.
Oremos e jejuemos pelo fim da inutilidade desse botão de IA flutuante (toda a IA inclusive).
Não conheço um que tenha usado isso
O problema dessa função é que ela nasceu no momento errado aqui no Brasil. Se tivesse vindo bem antes do PIX, talvez fizesse um bom sucesso, inclusive com o PIX tendo que correr atrás da bola. Uma pena mesmo…
Verdade!!! Tinha muito potencial, se chegasse antes do PIX (tinha tudo pro WhatsApp ser o WeChat do Brasil, no sentido de pagamentos), porém, atrasaram demais na implementação, e de quebra, veio junto a uma onde de desconfiança com o/a Facebook/Meta (pois foi próximo ao processo movido nos EUA por violação de privacidade)!!
Veio antes, mas o governo para não perder o PIX barrou com a desculpa das eleições.
Mas sinceramente acho que não ia vingar muito não.
Pix através de um banco é bem mais seguro que o WhatsApp.
WhatsApp basta clonarem seu chip que você perde o acesso (exceto se ativado o A2F).
O que falta é uma API para transferir uma certa quantidade de valor de um banco através de um aplicativo de terceiro.
Ex: pagar até 500,00 pelo WhatsApp através de uma API que desconte no saldo da conta nubank. Aí sim vai facilitar a vida.
Ele até veio antes do PIX, mas como citaram, o governo barrou pra lançar o PIX primeiro, então nasceu morto.
A questão da segurança vejo mais como um erro dos usuários do que por falta de segurança das plataformas. O usuário que não cria o mínimo de barreira contra golpes, vai cair em golpe até mesmo em app de banco.
Eu que não cadastro meu cartão numa tranqueira dessas
Uma pena. Muuuito mais simples e prático que o Pix. Usei bastante.
Se alguém clonasse o wpp não teria acesso a função pagamentos. Teria que reconfigurar a função no novo aparelho. Era bem seguro o serviço.
Pensamos em implementar isso no local onde trabalho. Mas infelizmente, o Whats apenas aceitava bancos os quais não tínhamos conta (e só aceitavam estes).
Enfim, ficamos com o pix, que era e continua mais fácil em relação aos serviços (por hora, estamos vendo a opção de links de pagamento no crédito e débito, mas tem pouquíssimo uso).
Mais simples, mas muito mais restrito. Pix já nasceu quase universal.
Se não me engano estão trabalhando nisso.
Sim, mas não deixa de ser um inconveniente. Imagina você um lojista recebendo quantias altas de faturamento e do nada fica sem o WhatsApp.
Além disso o suporte ao cliente do WhatsApp é péssimo.
O picpay tentou fazer isso e não durou muito, no WhatsApp ia ser mais fácil.
Você já teve algum problema com o Facebok e precisou resolver?
Se não… Não vai entender em que problema estaria se metendo
Eu sinceramente não vejo nada de pena dessa ferramenta ter fracassado. Inclusive acho é bom que tenha.
Não é assim que funciona. Você precisa adicionar novamente os dados do cartão a cada novo login em outro aparelho. Além disso, existe uma senha e você ainda precisa autorizar no app do banco. Pra confirmar a transação, ainda precisa usar senha ou biometria. Ele só pula a chatisse de ter que entrar em cinquenta menus no app do banco, mas a segurança é bem semelhante.
Obviamente que o PIX é mais abrangente, mas o WhatsApp Pay é compatível com todos os grandes bancos brasileiros. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Santander, Itau, Nubank, Mercado Pago e até SICREDI… só ai já contempla 90% dos correntistas.
Você não confia em dar os dados do cartão de forma criptografada pra uma empresa gigante como o Facebook, mas confia em passar o cartão em maquininha desconhecida que não faz ideia do software que tá ali dentro né?
Exatamente, ele foi anunciado em junho e o pix foi lançado em novembro.
Barraram simplesmente pra não sairem na frente do pix, e sinceramente, foi melhor assim.