Exclusivo: Shopee lança programa de afiliados no Brasil com comissões de até 14%

Shopee está deixando a gente sonhar com um concorrente à altura do Mercado Livre. Praticamente abandonei o ML após passar a comprar na plataforma, resta saber até quando vão aguentar queimar dinheiro subsidiando o frete e produtos, mas enquanto a farra não acaba, eu continuarei comprando lá.

1 curtida

Na verdade, eles já não estão mais subsidiando fretes e produtos. A plataforma já cobra taxa dos vendedores, 12%, e o frete grátis, assim como no ML, é pago pelo vendedor.

A diferença fica pelo funcionamento, enquanto o ML cobra 40 reais do vendedor para fornecer o “frete grátis”. A Shopee faz uma espécie de “fundão”. Cobrando 6% em cima da venda, para que o vendedor participe do frete grátis (Totalizando 18% de taxa). Esse frete é limitado ao valor de 20 reais, o excedente o cliente paga.

Mas sim é ótimo termos um concorrente para o ML, a OLX também começou a movimentar-se e o OLX Pay + Entrega coloca ele em uma possibilidade de alternativa, apesar de focado nos usados.

A Enjoei era uma possível alternativa, se não tivesse taxas tão altas, passando dos 20% em vários casos. Além de cobrar a taxa de serviço do cliente, também.

2 curtidas

É, uma hora tinham que parar com os subsídios, senão quebram. Ainda bem que eu aproveitei e comprei bastante no começo do ano quando não havia valor mínimo para ter frete grátis, nunca comprei tanta bugiganga na vida.

Agora um problema da plataforma é que a grande maioria dos vendedores não emite nota fiscal, por isso não compro nenhum produto lá do qual eu faça questão de acompanhar a nota para ter direito à garantia.

1 curtida

Sim, é um camelo virtual.

Mas o ML sofre do mesmo problema, você tem que ficar perguntando se emite nota fiscal, ou comprar produto que venha pela full, onde a nota fiscal é obrigatória e emitida de forma automática.

No final eu ainda dou preferência pela Americanas por este motivo, a nota fiscal é uma etapa obrigatória para todos, então não tem como vender por lá, sem nota.

Sei que tem gente que vai me falar um monte por causa disso, mas se não for bugiganga, eu quero a nota fiscal, seja por causa da garantia, seja para garantir a procedência do produto, seja para revender posteriormente.

1 curtida

Disse bem, Shopee é camelô virtual, rsrs. O Mercado Livre até que melhorou bastante essa questão da emissão de nota fiscal, mesmo de vendedores que não são lojas oficiais. O único apelo do Shopee são os cupons de desconto no frete, no dia que acabarem e virar um ML da vida com frete sem noção e sem nota fiscal, adeus.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.