Exclusivo: Reclamações da Shopee no Procon-SP saltam 2.600% em quase 1 ano

Andei especulando um smartphone na Shopee. A maioria das “ofertas” que topei eram fraudulentas (preços muito bons, nenhuma venda, nenhuma avaliação). Um dos vendedores que contatei queria concluir a venda pelo whatsapp…

Agora, se consegui escapar do golpe na Shopee, a mesma sorte não tive com uma “loja parceira” da Casas Bahia. Comprei o mesmo smartphone que procurei na Shopee pelo site da Casas Bahia, mas recebi apenas uma capinha de celular. Postei reclamações em todos os canais da empresa, fui no Procon e também postei uma reclamação no site Reclame Aqui. Neste site, inclusive, me surpreendeu a quantidade considerável de pessoas que caíram na mesma fraude que eu, a maioria cometida pela mesma “loja parceira” da Casas Bahia (embora haja também ocorrências de outras parceiras). O que, evidentemente, explicita o pouco cuidado da empresa com o nível e a honestidade dos seus parceiros. Estou providenciando o estorno do pagamento, enquanto aguardo meu S20 fe da Magalu…

3 curtidas

Minha dica é: nem perca tempo com Reclame Aqui, vá direto no Consumidor.gov.br

Também tive problemas com uma venda de uma loja parceira no site da Casas Bahia e o pós vendas deles é péssimo.

Depois que entrei no Consumidor.gov.br prometeram o reembolso. Estou aguardando ainda.

2 curtidas

Já providenciei o reembolso através do Procon. Mas eles me responderam quando comentei sobre o ocorrido em um postagem na página deles no Facebook. Agora tô esperando o prazo, já que já me solicitaram os dados da conta para o estorno. Se for preciso, vou pra esse consumidor.gov e também para outras instâncias. Grato pela sugestão.

Shopee é o Mercado Livre a 10 anos atrás.

9 curtidas

Mês passado tive meu primeiro problema com a Shopee. O produto enviado (da China) não cumpria com o que dizia no anúncio. Entrei em contato com o vendedor que me confirmou que o produto estava em conformidade, o que de fato não estava, então entrei em contato com o suporte brasileiro da plataforma.

Fui super bem atendido no chat, me estornaram o valor da compra depois de alguns dias e não solicitaram a devolução.

Perfeito.

Hoje em dia nem a OLX tem tanto golpe como a Shopee.

O órgão encontrou alguns produtos com preço atípico, muito abaixo do preço oferecido por outros e-commerces. Para efeito de comparação, um tênis da Vans estava em uma promoção por R$ 35,90 na Shopee, enquanto em outras plataformas, saia por R$ 349.

5 curtidas

Shopee é um enorme camelódromo. Já aceitei que lá, apenas para coisas de pequeno valor.

4 curtidas

E lojas como a minha de artesanato com produtos feito a mão é banida sem nenhum motivo, vc entra em contato com eles e eles te envia todos os possíveis quebra de regra, como eles avisam no E-mail: “suspeitas reais ou não”, e então, você tem q ficar se matando tentando entender o q você fez de errado.
E então, tem uma parte que é pior, vou colar:

“A Shopee pode, por qualquer motivo, a seu exclusivo critério e com ou sem aviso ou responsabilidade para com você ou terceiros: encerrar imediatamente a sua conta e seu ID de usuário, remover ou descartar do Site qualquer conteúdo associado à sua conta e ID de Usuário, retirar quaisquer subsídios oferecidos a você, cancelar quaisquer transações associadas à sua conta e ID de usuário, reter temporariamente quaisquer proventos de vendas ou reembolsos, e/ou tomar quaisquer outras ações que considerar necessárias.

Os motivos para tais ações podem incluir, mas não estão limitados a, reais ou suspeitos”

Se pegar para ler os termos de serviço deles, nenhum loja deveria existir é tão pouco o shopee funcionar.

Para eles se livrar da culpa coloca um Bot q os atendentes justificou q eu utilizei a criação de cupons demais na plataforma (que eles disponibiliza usar) até tem campanhas para cupons para os vendedores participar.
E com isso disse que posso ter vendido, (foco no detalhe, só deles achar!!) eles não investiga, não prova nada, só te bani.

E lojas que não deveria funcionar estão lá, plenas e funcionando para enganar as pessoas

1 curtida

Enquanto tiver consumidor ignorante vai ter vendedor pilantra. Isso vale pra qualquer plataforma. Se o produto vale R$ 100 e é vendido a R$ 10, é claro que tem algo estranho aí. Principalmente se for vendedor novo.

Por hora é Mercado Livre pra produto com estoque BR, Aliexpress se não tenho pressa e quero preço melhor e Amazon (estoque deles) pra produto mais suscetível a falsificação e coisas do dia a dia.

2 curtidas

No aguardo do próximo capitulo: EXTRA EXTRA, marketplace chinês que veicula propaganda na TV engana na metade do país.
rt8sXu

1 curtida

Levando em conta que ao marketplace mira exatamente na grande massa ignorante, essa porcentagem vai aumentar ainda mais. Espere até a próxima Black Fraude.

Também enxergo assim. Gosto de comprar coisas simples, tipo um suporte, capinha, película etc. Se conseguir filtrar, dá para comprar coisas boas. Comprei um hub da ugreen (importado) e um umidificador (nacional), e deu tudo certo.

É exatamente isso, Shopee só serve para comprar tranqueiras importadas, coisas baratas que custam pouco e que se der alguma zika ou não for como esperado, vc não sai perdendo muito. Já comprei carteiras e outras quinquilharias baratas e deu certo.

Se quer algo mais caro vindo da china o jeito é ir de Aliexpress, que sabendo comprar é seguro, eu já comprei algumas coisas mais caras por lá e nunca tive problemas.

Estranho reclamarem só da Shopee, sendo que no Mercado Livre e no Aliexpress também tem produtos piratas. Compro pelas 3 plataformas e nunca tive problemas.

Ñ compro na Shopee porque tomei “raiva” da propaganda com aquela música chata! hahaha

1 curtida

Poxa, se incomodar com música? Eu compro na Shopee compulsivamente desde o final do ano passado. É o melhor site do momento pra coisas de baixo valor com frete grátis… Tudo que eu queria no Aliexpress eu tô conseguindo na shopee com frete grátis e entrega rápida.

No Mercado Livre tem alguns produtos piratas mas geralmente são assumidamente piratas, não é comum achar um produto pirata se passando por original e mesmo se você comprar algo assim, o suporte do Mercado Livre geralmente te ajuda e devolve o dinheiro.
Na Shopee parece que não tem regra nenhuma, está lotado de produtos piratas e o vendedor vendendo como original, aí você compra, se dá mal e o suporte da Shopee não faz nada.

1 curtida