É verdade esse bilete, apareceu aqui. Fiquei desconfiado de que chegaria hoje. Alguns apps da Samsung atualizaram e ganharam ícones novos hoje cedo.
Recebi no meu S24 Ultra, e já estou postando essa mensagem com o aparelho atualizado
Eu recebi no Z Fold 6!
Preparando o ar condicionado e o celular da mulher pra filmar a atualização…
Atualizado, tudo certinho. Problema zero. Agora conferir nos dias seguintes a bateria, a fluidez.
O A55 é o único modelo intermediário a receber o beta da One UI 7 e ele não aparece no cronograma da atualização. Será que deu ruim?
S23 Ultra esquecido no churrasco (eu sei que vem em maio).
Avisem aqui dos defeitos pra eu esperar mais uns 2 meses até atualizar o meu s23.
Estava até empolgado… mas fui extremamente frustrado.
Que. Atualização. M3rda.
Pergunte-me o que não gostei em menos de 12h de uso e eu lhe darei uma extensa lista.
Uma extensa lista ainda não tenho, mas já posso dizer algumas coisas de que não gostei.
- Widget do app Bem Estar. Antes ele já mostrava direto no Widget os 3 apps que eu mais tinha usado durante o dia. Agora só mostra uma barra com 3 cores, e você que adivinhe quais são os apps.
- Central de Ações. Embora muito bem vinda a possibilidade de editar os ícones, ela ainda não me dá controle total. Eu queria retirar os imputs de Dispositivos Próximos, SmartThings, SmartView, Modos, mas não posso. E isso gera um pequeno desconforto: se você estiver escutando música, e abrir a Central de Ações, vai ter que dar TRÊS swipes, só pra voltar pra Home Screen (pois os imputs não “cabem” na tela, que maravilhoso trabalho de UI/UX, hein Samsung?). O jeito, então, é tocar no botão Home, logo de cara. Lá se vai eu ter que reajustar minha forma de mexer no sistema. Fora que a barra de brilho e de volume estão no mesmo lugar, o que pode confundir um pouco. E eu nem queria que a barra de volume estivesse lá, já que eu o controlo ela pela lateral, assim como os outros volumes do sistema. Enfim, a experiência com uma mão só foi pro saco.
- AOD. Não gostei da disposição dos ícones de bateria e notificações. Estava muito melhor quando era abaixo do relógio. Agora está exatamente no mesmo lugar da Home, na barra superior. Informação na AOD é melhor lida no centro, não nos cantos.
Abaixo, uns prints de como está a Central de Ações:
A Central de Ações, com os imputs das barras de volume e brilho não totalmente dentro da tela:
Após o primeiro swipe, a Central de Ações não fecha, ao invés, ela desliza um pouco pra “revelar” o restante do imput das barras.
E só então, ela retorna para as notificações. E ainda tem que deslizar novamente para voltar para Home.
Já que você abriu os trabalhos, vou aproveitar a oportunidade pro desabafo de tudo que vem me incomodado:
Começando pela parte que mais f*deram tudo, as notificações e a barra de status:
- Agrupamento de notificações forçado: Mensagens no WhatsApp, emails no Gmail, simplesmente tudo fica agrupado, de modo que você só vê uma notificação por app (a mais recente) e tem que expandir quando há mais de uma;
- Ícones de notificações forçadamente limitados a 3, mesmo que haja espaço sobrando na tela;
- Ícones de status (ex.: Bluetooth, alarmes, tipo de rede móvel) forçadamente ocultados, ainda que haja espaço sobrando na tela, sendo necessário expandir o painel para ver qualquer coisa além de wi-fi, rede móvel e bateria;
- Notificações enormes, com ícones de aplicativos gigantes e um excessivo (e desnecessário) espaçamento entre elas;
- Função de minimizar notificações não serve pra quase nada, pois mesmo “minimizadas” continuam ocupando o mesmo espaço - além de mostrar, portanto, menos informações;
- Se você estiver ouvindo música e outro app começar a reproduzir algo, você não consegue acessar o mini player de cada app nas notificações (antes você conseguia deslizar pros lados para alterar a reprodução individual dos apps, sem ter que abri-los);
- Painel de configurações rápidas com excesso de opções que sequer podem ser ocultadas (mal mal você pode alterar a ordem no painel e é isso);
- Goodlock: Não dá mais pra configurar áreas separadas pra acessar as notificações ou o painel de configurações rápidas utilizando o clássico painel integrado, só se você usar a nova (horrível) separação dessas telas (que pelo menos ainda pode ser revertida);
- Novo ícone de bateria com fundo branco fica chamativo demais e destoa dos demais (sim, achei um porre).
Além disso, temos:
- Remoção da opção de deslizar à partir dos cantos inferiores da tela para usar o assistente;
- Remoção da opção de colocar ícones de notificações abaixo do relógio na tela de bloqueio;
- Barra de pesquisa (Finder) na gaveta de aplicativos forçadamente mudada para baixo;
- Fundo padrão das pastas na gaveta de aplicativos alterado para escuro (pelo menos dá pra alterar… uma por uma, além de ter que ajustar uma opção no Good Lock pro fundo da pasta aberta corresponder à cor);
- Horrível design de “pílulas” em tudo;
- Aliás, esse design com excesso de espaçamento, arredondamento e elementos grandes é um problema como um todo (pelo menos em parte deve ser culpa da maldita nova filosofia de design do Google, acredito).
E isso que, como eu disse, mal tem meio dia que tô usando essa b0sta. Não fosse a possibilidade de uma gambiarra pra compensar algumas coisas, ajustando a “largura mínima” da tela nas opções de desenvolvedor, eu ia ficar ainda mais puto.
Os caras alteram um monte de configurações que você já tinha ajustado para deixar as coisas do seu jeito, além de empurrar um monte de coisa nova goela abaixo sem sequer permitir alguma customização.
É esse fogo no cu dessas empresas de ficar mexendo em tudo que não tá quebrado, f*dendo a experiência do usuário, que me incomoda profundamente. Isso que sou alguém que consegue pelo menos fazer alguns ajustes necessários, agora imagina usuários mais leigos, que acordam com o celular todo alterado?
Essa foi de lascar. O jeito mais rápido de saber se o alarme ou Bluetooth estão ativos, por exemplo, bastava olhar para a barra superior. E eu, que tenho um celular quadrado, sobra espaço nos cantos, pra esses ícones ficarem no extremo, como ocorria antes. Agora eu tenho que lidar com eles um pouco afastados. A Samsung deve ter implementado essa UI/UX de forma padrão para todos os celulares, a partir do S25, que tem os cantos redondos, e não dá pra colocar os ícones no extremo (Samsung, EU NÃO TENHO UM CELULAR COM CANTOS REDONDOS, quero aproveitamento de tela):
Nossa, eu percebi isso agora. Mas que mancada a Samsung ter removido isso. Era muito mais simples apenas deslizar de um pro outro.
Essa, eu finalmente encontrei a opção de mudar (que na verdade nem deveria ter sido mudado automaticamente): Configurações > Notificações > Notificações da tela de bloqueio. Bom que muda pro AOD tbm.
Também achei.
É muita ansiedade pra pouca mudança… a one ui tá 90% igual desde a primeira versão
Vi essa configuração, mas ela não trouxe os ícones no centro da tela, só no canto superior ou expandidas (cartões):
Até certo ponto ela vinha evoluindo, ainda que nas últimas versões as melhorias tenham sido mais pontuais.
Agora continua evoluindo… só que pra trás.
Aqui tudo certo na atualização.
O bom que eh Android novo e tal e a skin da Samsung, como sempre, deixa quase imperceptível que mudou.
As mudanças de notificações eu gostei e no mais não notei grande mudanças.
Achei bom.
Abs
O meu eu peguei no paraguay por causa do sd, fui ver agora e nada… que m!
Eu também achei isso péssimo, mas encontrei uma forma que me agradou: Configurações > Notificações > Filtrar notificações > Notificações minimizadas. Aqui eu ainda ativei todas as opções e achei até melhor do que antes nessa parte de notificações minimizadas.
Já a parte de agrupar as notificações do WhatsApp, com apenas a última em destaque, foi péssimo mesmo.
E eu curti os ícones de status escondidos, gosto da barra de status mais despoluída, mas entendo quem não gostou, deveria ter a opção para controlar.
Pior que já tinha a opção. Via Goodlock. Você poderia escolher quais ícones mostrar. Agora essas opções não fazem efeito, já que o sistema força ter apenas os três básicos.