Exclusivo: antena Starlink Mini é homologada pela Anatel

Exclusivo: Antena Starlink Mini é homologada pela Anatel • Tecnoblog

Muito curioso esse timing.

Parece que o governo brasileiro orientou a Anatel a sentar em cima de tudo que fosse referente a Starlink e do nada liberam mais satélites e agora homologam a mini.

Me parece que ficaram com receio dessas atitudes burocráticas chamarem a atenção, acarretando mais tarifas em retaliação e resolveram parar de palhaçada.

2 Likes

O plano Viagem da Starlink, no qual a antena Mini será vendida, custa R$ 576 por mês e não tem limite de dados. Nos Estados Unidos, a empresa oferece uma opção com 50 GB de franquia de dados

Aqui eles passaram a comercializar o plano móvel com franquia também. Além do plano ilimitado de R$576, agora tem planos a partir de R$55 com 10GB de franquia e R$12 por GB extra.

1 Like

como plano para uma emergência, parece bem interessante.

2 Likes

O certificado de conformidade é do dia 31/03, então a homologação foi solicitada não antes disso. 9 dias 4 dias corridos (a homologação saiu no dia 4) pra uma homologação é bem rápido.

1 Like

Acho que ele confundiu com essa outra matéria, onde diz

…em 3 de abril de 2025, o órgão havia anunciado o adiamento em até 120 dias da deliberação sobre o pedido da Starlink para operar com mais satélites no Brasil. Mas, surpreendentemente, uma decisão favorável à companhia foi publicada cinco dias depois.

E aí de fato, a mudança de postura é, no mínimo, curiosa.

1 Like

Não entendi o problema. “Em até 120 dias” não é “após 120 dias”. Poderiam ser 120, adiaram 5 e estava previsto.

1 Like

O prazo médio é 45 a 60 dias, logo pedir 120 logo de cara me parece estranho, e mais estranho ainda em ter levado apenas 5, se o prazo médio é 45 a 60.

Algo de errado não está certo.

EDIT: Fonte do prazo médio de homologação

Pra ser justo, o tempo de fazer os ensaios e testes (que não são feitos pela Anatel) pode ser maior.
Os 4 dias foram desde quando submeteram a papelada (resultados dos testes e etc) até a aprovação.

1 Like

Mas o tempo médio de 45 a 60 dias dado pelo site é o tempo entre enviar a papelada e receber a aprovação, não?
Então parece ser bem outlier mesmo receber a aprovação em 4 dias.

Acho que não. Até por que o link é de uma empresa que lida com esse tipo de coisa, acho que estão falando do processo todo.

Btw, a única coisa que testaram foi o Wi-Fi, a parte de satélite é certificada mais na base do “eu juro que funciona direito”, aka por declaração de conformidade.

E aí piora a situação. Se 45-60 dias é o tempo entre testes (não relacionado a Anatel) + analise da Anatel, quer dizer que ela consegue fazer a analise rapidamente. Então por qual motivo pediu 120 dias?

Como o @evefavretto mencionou, é o tempo total, entre testes não realizados pela Anatel e analise da Anatel. Mas como disse acima, se o prazo médio de análise é ~5 dias, pedir 120 é no mínimo suspeito.

Eu tô falando da certificação do Mini, não dos satélites.

1 Like