Excel apaga dados de 16 mil casos de coronavírus no Reino Unido

Originally published at: Excel apaga dados de 16 mil casos de coronavírus no Reino Unido – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Agência de saúde pública usou formato antigo de planilha do Excel (XLS) para registrar casos de COVID-19 no do Reino Unido

1 curtida

Sim, o excel errou, Burro, seu programa burro! Não erra mais isso!
É como um cara codificar um video 4k em xvid (codec…) e reclamar do player depois…

2 curtidas

E se tivessem convertido do formato ODS (LibreOffice/OpenOffice Calc) para o XLSX, iriam perder era tudo. Baixei uma planilha relativamente complexa gerada no Google Planilhas, e ao abrir no Calc, a formatação das imagens inseridas ficou bem zuada :confused:

1 curtida

XLS em pleno 2020?? Aí inocentou…

3 curtidas

O Excel num apagou nada.

Limite do arquivo + incompetência humana + falha/falta de verificação de dados resultou na exclusão de quase 16 mil casos.

4 curtidas

Depende muito do que tem na planilha mesmo. Eu imagino que algumas funções não tenham como converter direito, talvez mais ainda se você usar o App Script pra criar funções customizadas.

Sendo bem pendântico, foi o Excel que apagou sim. Isso porque o programa foi alimentado com mais do que 65000 linhas então ele simplesmente apagou o que excedeu esse limite.

Incompetência humana e falha/falta de verificação de dados foi o que permitiu que essa limitação de formato afetasse a integração dos dados.

1 curtida

Falha geral ai, tanto humana quanto do excel que não avisou que estourou o limite de linhas numa importação de dados.

2 curtidas

Então, segundo a matéria, foi utilizada uma macro em VBA. Não tenho conhecimento aprofundado, mas acredito que se não foi programada a verificação do estouro de linhas, não tinha mesmo como ter o aviso, não?

1 curtida

Exatamente. Nesse caso não vejo sentido em culpar a ferramenta. Ainda mais em um uso tão crítico, o mínimo que eles deveriam ter feito é se informar das limitações, que são facilmente encontradas em documentações no site da Microsoft. Joguei “Excel limite linhas” no Google e o primeiro resultado já era a documentação oficial:

https://support.microsoft.com/en-us/office/excel-specifications-and-limits-1672b34d-7043-467e-8e27-269d656771c3

4 curtidas

Não se usa Excel pra esse tipo de análise, independente da quantidade de dados.

1 curtida

A ferramenta pouco importa, desde que quem use saiba o que esteja fazendo.

2 curtidas

O que não é o caso, senão usaria um banco de dados de verdade.

Eu não sei se você não entendeu o que eu comentei ou só está querendo “causar”.
No benefício da dúvida, o que eu falei é que a ferramenta não foi o problema e sim quem manipulou. O Excel é apontado como o vilão, mas é a parte com “menos culpa” nessa história.

Poderiam ter usado “banco de dados de verdade”, se não tivessem conhecimento mínimo da plataforma, o resultado poderia ser o mesmo ou pior.

1 curtida

Eu não sou o tipo de usuário que quer lacrar como muitos aqui.

Se um órgão público não está preparado para analisar os seus dados, já está errado, não concorda?

Na Secretaria de Saúde que trabalhei, usavam codificação de dados em R, Py em bancos SQL.
Acho que é o mínimo que se espera de um órgão oficial.
Se não levaram a sério lá no Reino Unido, não sei o que pensar… Levar a sério diz respeito a ter gente competente pra executar.
Mas fica parecendo que não levaram a covid a sério.

1 curtida

Ok, então você entende meu ponto, o problema não é o software, o problema é com o recurso humano.

1 curtida

Eu vejo da seguinte maneira, se é alguém que sabe o que tá fazendo e tem os recursos adequados, não vai escolher o excel, pois sabe que não é a ferramenta certa, se escolheu o excel, ou não sabe o que tá fazendo ou não tem recursos pra fazer o seu trabalho.

Já passou da hora de pararem de achar que excel é banco de dados e macro é software (o certo) de consulta e consolidação de dados.

1 curtida

🤷… Não posso fazer nada.

Usar Excel pra consolidar e analisar dados nessa escala é que nem tentar usar Paint pra replicar uma Mona Lisa.
Dá? Dá.
E tiro o chapéu pra quem consegue, porque exige competência e paciência.

Mas tem formas muito melhores e eficientes de se realizar a tarefa.

4 curtidas

Boa analogia rs.