Evento online via Zoom no Brasil é invadido com fotos de Hitler

Originally published at: Evento online via Zoom no Brasil é invadido com fotos de Hitler – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Invasões de videochamadas no Zoom ganharam até nome: zoombombing

Esta empresa e a ferramenta ZOOM perderam toda a credibilidade, por mais que as vulnerabilidades não explorem coisas graves, no máximo bagunçam uma reunião.

Onde temos soluções como WEBEX da CISCO com toda a tradição de décadas que essa empresa tem, trazendo segurança e estabilidade. Não tem pq inventar moda com o ZOOM e toda essa negligência que eles fazem quanto a segurança.

Se não for WEBEX, o SKYPE também vem sendo excelente.

6 curtidas

Ja já o governo brasileiro adota, já que não dão a mínima pra segurança, vide os milhares de websites públicos sem certificado.

2 curtidas

aqui na empresa usamos o webex, mas o webex se nao me engano é pago ao contrario do zoom.

2 curtidas

Talvez pra empresas. Mas o webex durante a pandemia está gratuito pra uso pessoal.

2 curtidas

Que pessoal besta. Antes usasse o Omegle passando as pessoas até encontrar a que quer. uahsuashaushus
Mas sério, tem tanta ferramenta conhecida, que eu me pergunto como o pessoal cai nesses aí. Tem tantos mais conhecidos, como o Meet Jitsi, Google e seus infinitos serviços, Skype, FB/Wpp, etc.

2 curtidas

Sinceramente, o Zoom tem recursos mais interessantes que as outras plataformas e é um pouco mais simples (exceto as configurações). O Skype está morrendo pra dar lugar pro teams. O Google tem alguns serviços diferentes e nenhum deles tem recursos interessantes. E de qualquer forma o Zoom está entregando respostas rápidas para esses problemas.

OBS: Criptografia E2E desses comentados só o WebEx tem (o Jitsi não tem criptografia E2E em conversas em grupo).

Esse impasse dura mais de 10 anos, e ocorre entre o instituto nacional de tecnologia da informação e os emissores de certificado Root dos navegadores.

Pra ser incluído nesses navegadores é preciso atender aos critérios e para isso é necessário uma auditoria externa.

O Brasil disse que faria uma auditoria interna (O que está previsto na lei brasileira) pois não teria dinheiro para uma externa. Mas obviamente a auditoria interna foi negada porque um governo auditar a si mesmo, perde o caráter de confiabilidade.

1 curtida

E se depender do descaso do governo brasileiro, esse impasse vai durar pra sempre. Eu até deixei de emitir a Guia de Previdência Social pelo navegador e passei a pagar pelo internet banking, pois a página (Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal), pasmem, não tem segurança.

Aliás, o site quase inteiro da Receita não tem segurança, está escancarado para quem quiser roubar os dados do contribuinte.

1 curtida

Governo é uma vergonha em termos de segurança.
Até hoje tenho meus dados (nome completo, RG e assinatura) num documento de licitação em pdf e que ficou aberto no site.
Já tentei entrar em contato mas é perda de tempo.

2 curtidas

Jusbrasil é outro que deixa dados expostos pra quem quiser ver. Se bem que essa negligência do site me foi útil uma vez, pois descobri que um candidato a inquilino de um imóvel que alugo tinha passagem na polícia por roubo O_o

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.