Europa quer porta de carregamento única em todo celular; Apple se opõe

Originally published at: https://tecnoblog.net/321110/europa-quer-porta-carregamento-unica-celular-apple-se-opoe/

União Europeia quer padronizar conectores para carregar bateria de celulares e tablets; Apple diz que isso prejudica a inovação

5 curtidas

Eu não costumo concordar com as obrigatoriedades da Europa. Mas nesse caso, eu aprovo.

18 curtidas

Como a Apple vai vender cabo se qualquer cabo funcionar no seu celular? MacBook usa só USB-C. Porque não usa lightning? Colocando restrições no próprio produto?

6 curtidas

A Apple sendo a Apple… Por que padronizar se tem gente que vende barato e o meu custa o quádruplo

10 curtidas

Será que hoje isso é realmente uma necessidade?

Antigamente na era dos dumbphones até era muito necessário, já que cada marcar, ás vezes até varias variantes dentro de uma mesma, tinha seu padrão. Mas hoje já meio que estão todos migrando pro USB tipo C. Até mesmo a Apple já o fez com o iPad.

Acho que a autorregulação meio que já fez seu papel nesse caso, não vejo muita gente reclamando não.

5 curtidas

Como a Apple poderá vender seu cabo proprietário 4 vezes mais caro que a concorrência? :sob:

7 curtidas

Idem. Só fico com pé atrás se isso dificultar adotarem conectores magnéticos para carregamento. Nem sei se são melhores, mas achei a ideia bem legal. :stuck_out_tongue:

4 curtidas

Mas é claro que ela vai se opor. No mundo dos smartphones, ele é a unica, salvo engano, que vende seus respectivos aparelhos com entrada proprietária - diferente de todo o restante do mercado.
Não basta lucrar absurdos, pelo menos em países subdesenvolvidos, com o valor agregado da marca, quer lucrar ainda mais com os cabos, que logo logo nem caixa do aparelho vão vir mais - não duvido mesmo desta afirmação.
De qualquer forma, quem sabe esse não seja o caminho, exigir que seja padrão, sem esse negócio de adaptador para isso e para a aquilo outro.

5 curtidas

“Preservar a inovação” = preservar nosso lucro em um simples cabo.

10 curtidas

Concordo. Mas antes o USB-C precisa se padronizar, ainda está uma bagunça.

Cabos de 18W, 36W, 100W, Thunderbolt…

2 curtidas

Não deixa de ser verdade o que a Apple diz, o problema é que ela não usa de “boa fé” nisso né. Eu acredito que é necessário existir a liberdade de a fabricante testar algum padrão novo quando surge sem ser punida (como antes era o MicroUSB e o USBC foi lançado), o problema é fazer como a Apple e manter o proprietário defasado pra vender cabo.

Mas também é algo fácil de resolver com uma ponteira adaptador, não sei por que a briga.

3 curtidas

Eu não acho que necessariamente precisa de um padrão para o tip ode caba Tipo-C, até porque isso poderia encarecer o produto final, não? E dependendo da linha do produto, isso não seria vantajoso . Pelo menos eu penso desta forma.

Vamos supor que a UE imponha que todos os telefones tenham que usar USB-C.

Daqui a 10 anos, quando o USB-C já não suprir as necessidades, como que alguém vai conseguir sugerir uma alternativa melhor se o USB-C estiver imposto por lei?

A galera pode não gostar do preço que a Apple cobra pelos cabos… Mas a Apple tem uma certa razão em ser contra a imposição de um padrão. Não vai ter margem para inovação.

E para os Haters… Cara, compra um cabo da Blitzwolf. São bem melhores que os originais da Apple e são mais baratos.

8 curtidas

Então na faz sentido nenhum uma lei exigir uma porta única, se cada um adota um protocolo de energia e transferência de dados diferente. No final das contas, as pessoas ainda terão que pesquisar qual é o cabo mais adequado para seu dispositivo.

Se eu não tiver redondamente enganado, e podem me corrigir por favor, um cabo de 30W vai carregar uma porta de um telefone que carrega somente com 18W, não?

1 curtida

Nada que uma emenda não resolva

2 curtidas

Bobagem, só vai tirar inovação das empresas.

Este fato já mata a possibilidade da Apple ter um padrão usb c no lugar da porta padrão atual.

Concordo plenamente, pensando a longo prazo isso pode virar mais problema que solução, a porta USB-C, se não me engano, tinha royalties até 1 ou 2 anos atrás. Então para colocar ela a fabricante tinha de pagar X valor por device…