Europa quer obrigar Apple a lançar iPhone com USB-C em até dois anos

Faz sentido…
O conector Light foi sensacional, passamos usufruindo uma década avançado no futuro sem se preocupar com o lado de plugar o conector, ao invés de arcaico micro USB que ainda existe e figura até hoje.

Mas passou, o resto do mundo chegou no patamar do Light da Apple. Agora dá pra equalizar os celulares com o USB-C tranquilamente em todos os iphones.

Valeu muito a pena o Light, só vantagens. Agora muda.

11 curtidas

Esse tipo de exigência vinda de órgão de estado é um completo absurdo. E só vai servir para a Apple acelerar os planos de remover o Lightning em favor do design portless. Tecnicamente ela poderia usar o U1 para transmitir dados, entre outras coisas. Atualmente se não me engano ele é capaz de 500 mega por s. Se conseguirem expandir esse limite consideravelmente em uma próxima geração, poderemos ver essa feature ser implementada e possivelmente até oferecendo uma compatibilidade com iPhones que já possuem o U1. A parte do carregamento Qi já está dominada, mas não esperem a Apple oferecer mais que 30w no futuro.

1 curtida

Dúvida técnica: Hoje qual conector tem mais velocidade e capacidade de envio de dados? Lightning ou USB 3.x+ via USB-C?

Se for universal da forma que querem, faz sentido o apoio total a venda sem carregadores.

6 curtidas

“Caso aprovada, contudo, fabricantes tem até 24 meses para seguirem a nova regra.”

Nesses 2 anos a Apple remove a entrada lightning e adota o magsafe como padrão.

5 curtidas

USB-C. Porém só o conector é padrão, as velocidades podem variar dependendo do quanto a empresa quer pagar em licenciamento de tecnologias complementares.

Querem padronizar o conector, e a velocidade mínima não ?

2 curtidas

Eles estão pensando mais na mesma entrada para pelo menos ao carregamento.
Agora, a Apple está uma bagunça nesta questão de entradas. Ela mesma usa o USB-C nos iPads mais potentes e Macs. Por que não no iPhone??? É horrível ter que comprar adaptadores distintos, por exemplo: meu hub usb-c não funciona no iPhone, mas vai bem no iPad. Fora se eu quiser usar fone com cabo, é mais coisa pra comprar.

4 curtidas

Mas pq padronizar a transferência de DADOS se a questão está sendo baseada em CARREGAMENTO?

Concordo q seria ideal padronizar as specs utilizadas (até pq o usb 3.X é uma bagunça) mas não tem mto sentido prático pra esse caso.

1 curtida

Nem um nem outro, estão se baseando na entrada tipo C. Mas se querem que seja um padrão, então que definam exatamente qual tem que ser o padrão de tranferencia de dados e velocidade de carregamento. E espero que tenham um plano de longo prazo, que sustente a tecnologia evoluir e não ficar estagnada.

Eles querem que qualquer cabo e carregador funcione com qualquer celular, esse é o padrão que estão propondo, não o resto.

Como teoricamente todos eles garantem a retro compatibilidade de 2,5w, não tem pq se meter nos padrões de velocidade, só garantir que tu carregue com qualquer cabo em qualquer lugar. E essa não exigência de taxas fixas de carregamento e velocidade que garante a tecnologia não ficar estagnada.

O que tu tá propondo é justamente o que está reclamando que não pode acontecer, engessar e estagnar a tecnologia.

8 curtidas

Pois é.
Eles querem evitar que volte ao que era no fim dos anos 90 até pelo menos o meio dos anos 2000, quase beirando os anos 2010, quando cada marca lançava um aparelho com um carregador diferente e nenhum servia no outro. Se bobebar, modelos diferentes da mesma marca vinham com carregador diferente.

5 curtidas

Somente a Apple não tem celular com USB C, não há necessidade de definir padrão de dados, ela vai usar o mesmo dos iPads.

E é óbvio que ela vai migrar para o portless. Ela vai ganhar com magsafe para todo lado.

3 curtidas

O limite máximo faz sentido não exigir, mas um limite mínimo bem folgado para velocidade e transferência de dados é desejável. Se vão se intrometer para padronizar o que nenhuma empresa pediu, que então façam a padronização bem feita e estabeleçam um limite mínimo comum a todos os aparelhos (indo além de smartphone). A velocidade de carregamento mínima já poderia começar em 20w.

Se vão padronizar para na prática deixar como está, então não tem porque mexer nisso.

Exatamente isso. O Lightning já cumpriu sua função. Aliás a Apple já adota USB-C nos iPads, então acredito que até que a Europa conseguir forçar essa regulamentação a Apple vá abandonar o Lightning de vez.

E de mais a mais, como é que fica a preocupação com o “lixo eletrônico” se de uma hora pra outra resolverem que o lightning não pode ser mais usado? O que vão fazer com os milhões de cabos que vão ser perdidos?

4 curtidas

e celulares que não suportam 20w pq tem bateria pequena como ficam?

3 curtidas

Vão continuar usando os cabos que existem aos montes fabricados já, eles não vão desaparecer no curto prazo. Essa mudança como foi falando levaria 2 anos para entrar em vigor para os novos, até lá o hardware de aparelhos mais simples também tende a naturalmente avançar, e os novos já viriam prontos para esse padrão oferecendo uma experiência mínima aceitável.

Parece q vc descreveu a apple kkkkkk

4 curtidas

Então a tua solução é forçar todos os fabricantes a usarem baterias de alto desempenho mesmo em celulares dumbphone?? pq uma bateria de 1000 mAh sendo carregada a 20w tem boas chances de explodir.

3 curtidas