O uso de IA generativa parece um caminho sem volta. Acho que seria interessante para a soberania nacional um investimento do Governo e/ou parceria com BRICS e Mercosul.
Você pode apostar que temos competência para isso, mas os novos presidentes do Congresso Nacional pensam diferente disso.
Os políticos brasileiros (agora eu incluo todos) nunca foram pelo Brasil (como no discurso dos 2 empossados hoje) e sim pelo próprio bolso.
É lamentável, continuarmos assim e mais triste ainda é continuarmos assim (o que quero dizer, é nao fazermos nada para mudar)
Fora que, como faz isso se todos veem qualquer investimento em ciência e educação como gasto/despesa? Inclusive parte da população, graças ao também controle de gastos (que não vou entrar na questão se é certo/errado) que estamos presos há anos e impede investimentos pesados em áreas cruciais pro país. Parece que estamos condenados mesmo a ser um país sucateado dependente das potências e suas ideologias e lógicas que elas nos fazem acreditar pra manter a posição de privilégio.
Tem o tal Plano Brasileiro de Inteligência Artificial que pretende investir 23 bilhões de reais e recentemente a ministra de ciência e tecnologia disse que o Brasil pretende usar o código do DeepSeek para dar os primeiros passos na sua IA. Sou cético.
Incrivel como a europa esta sempre atrasada quase que parecendo pais de terceiro mundo em algumas coisas…
Vejo isso na questão cultural deles, com a ideia de trabalhar para viver e não viver para trabalhar.
Apesar de lá também ser um lugar do capitalismo canibal, você ainda encontra acesso ao descanso (talvez com qualidade) para parte da classe trabalhadora, principalmente se você nasceu lá.
Apenas mais uma pá de cal sobre a OpenAI e seus (especuladores) investidores.
Deve ser bem legal você poder torrar e jogar dinheiro fora assim. Será que os americanos não têm problemas mais prioritários pra investir tudo isso ao invés de fomentar esse esquema de pirâmide?
Temos que pensar o lado bom dessa iniciativa:
Que provavelmente, visando o objetivo de ser compatível com todos os países membros da UE, podemos ter uma compreensão e/ou integração melhor evoluída com o Português (em razão da presença de Portugal na UE), mesmo que, o ChatGPT já lide muito bem com nosso idioma!!!
O problema nem é o controle dos gastos, algo que deveria ser o normal de todos nós, mas sim a grana que vai para o bolso desses aproveitadores. Deveriam criar uma lei que instituísse salário mínimo para os primeiros anos do serviço público, num regime de progressão que terminasse justamente com o teto máximo da previdência, aí só ficaria no setor público quem realmente estivesse interessado em contribuir com a pátria.
Se eles conseguem, por que a gente também não pode?
Ai a pessoa faz, faculdade, mestrado e doutorado pra entrar no serviço publico ganhando salario mínimo?
Se o salário mínimo fosse aquilo que “manda” a nossa Constituição, qual seria o problema?
Teve uma vez que a Globo passou uma reportagem no Fantástico falando sobre os políticos num desses países escandinavos, agora não me lembro se era a Dinamarca ou a Noruega, onde um parlamentar ganhava quase o mesmo salário que um pedreiro, e tinha como único privilégio um passe para andar de ônibus de graça.
Por outro lado, um grupo de políticos daqui certa vez tentaram argumentar os altos salários deles com o argumento de que “qualquer presidente de multinacional ganhava o equivalente ao salário deles”.
Acho que o servidorismo público não deveria ser uma maneira de as pessoas se darem bem às custas da sociedade, mas sim uma forma de contribuição com a comunidade onde vivemos. No título da reportagem sobre a Suécia que anexei no meu comentário você vê exatamente isso: “Suécia, o país onde deputados não têm assessores, dormem em quitinete e pagam pelo cafezinho”.
Fica difícil concordar com o teu argumento quando tu nem sabe a diferença entre serviço publico (funcionário publico) e cargos eletivos.
Não é o controle de gastos? Tá. E QUANDO é que você vamos ver a solução (que não concordo mas blz) ou algo perto disso que você propôs? Por que há vários lados, classes, etc que NÃO vão ceder pro bem geral e pra “folgar” dinheiro para outras áreas, e mesmo assim, acredito que não seria suficiente. Enquanto isso, vamos só vivendo anos após anos com essa porcaria e discussões que não vão a lugar nenhum e o país sucateado, sem direção, sem capacidade de investimentos.
Os políticos NÃO vão ceder, as empresas com benefícios NÃO vão ceder, a elite NÃO vai ceder, o funcionalismo público privilegiado (não os que ganham no limite) NÃO vai ceder… daí os anos vão passando, essa discussão e pânico continuam a paralisar o país de investir e crescer, população recebendo migalhas sem melhoras em áreas essenciais (pq caramba, até em áreas essenciais há limites), tudo se arrastando e os caras lá no topo continuam com suas vidas normais.
Sei sim. Assim como sei que ambos saem do meu bolso, do seu e de todo mundo. O problema é que você quer sustentar uma falsa verdade, talvez com interesse próprio, e nem sequer se deu ao trabalho de ler as matérias.
Jamais. Não há interesse dos poderosos em mudar isso.
Eis um exemplo de estadista nacional, esse sim tem o meu respeito, o resto é bravata.
Pedro II obrigava políticos e funcionários públicos a seguirem seus exemplos de padrões exigentes.[107] O imperador exigia que os políticos trabalhassem oito horas por dia e adotou uma política exigente de seleção de funcionários públicos baseada na moralidade e mérito.[140] Para estabelecer o padrão, ele vivia de forma simples. Bailes e eventos de corte cessaram após 1852.[136][141] Ele também recusou as reiteradas propostas para aumentarem o valor de sua lista civil (Rs 800:000$000 por ano, ou cerca de $405 000 ou £90 000 em 1840[142]) desde 1840, quando representava 3% dos gastos públicos, até 1889, quando havia caído para 0,5%.[143][144] Ele recusava luxo,[145][146][147] uma vez explicando: “Também entendo que despesa inútil é furto a Nação”.[148]
Com licença, mas tá na hora de voltar a trabalhar pra pagar a mordomia daqueles que você defende.
Em um tópico sobre o DeepSeek/Qwen, mencionei que já existem algumas IAs brasileiras, entre elas Maritaca e Amazônia IA (e talvez existam outras que desconheço… aqui não considero o Robô Ed como IA porque era um chatbot bem “primitivo” perante os chatbots e LLMs de hoje em dia). Esforços já existem nesse sentido, embora não sejam esforços oficialmente ligados ao Programa Brasileiro de Inteligência Artificial.
E tu continua falando exclusivamente de cargos políticos e misturando isso com todo o funcionalismo publico de carreira concursado.
Mas vai lá, continua sucateando a pesquisa, pagando baixos salários para pessoas que estudaram 15 a 20 anos pra estarem ali.
Aproveita e da uma olhada na falta de professores na rede publica no estado do Rio Grande do Sul (o estado que paga piores salários aos professores no Brasil), é o mesmo que vai acontecer com o resto dos cargos de alto nível no brasil se simplesmente sair cortando salários.