EUA querem que Google venda o Chrome para resolver monopólio, diz site

Acho interessante como Apple e seu ecossistema é ignorado por esse pessoal.

~30% em média do tráfego em todos os sites que eu administro são feitos por usuários Apple.

Que diabos de monopólio é esse?

2 Likes

Até levaria a sério esse papo pra resolver o monopólio do Google, se não soubéssemos que o jogo da democracia é ganho na base do lobby e poder monetário. Querer é uma coisa, mas o Google não é nada pequeno pra deixar isso passar. Se isso realmente acontecer, eu entendo que foi pressão da Microsoft e de outros players do mercado que querem levar uma fatia. Nunca é pensando no consumidor essas decisões mas em qual empresários eles estão atendendo aos interesses. E no final, mais que claro que é o lobby maior quem vai ganhar.
Fingindo que a política não existe e falando apenas de navegadores. Pra mim a saída ainda é o Firefox com Ublock origin. Atualmente é a única empresa “sem fins lucrativos” que consegue de fato manter um mínimo de privacidade sem vender a alma do usuário. Brave, opera e outros além de não representarem uma real concorrência ao projeto Chrome estão prometendo privacidade dos anunciantes que não são os que pagam os salários deles, basicamente é trocar seis por meia dúzia. Você deixa de ser rastreado por todos que pagam o Google AdSense e passa a ser rastreado por todos que pagam os AdSenses do Brave e Opera. Não acha estranho que o bloqueador de anúncios já venha embutido no navegador?
Real saída, Firefox.

7 Likes

Uma saída para o monopólio da Google seria a Google permitir a venda de celulares Android sem a necessidade da Play Store vir pré-instalada.
Mas a Apple também tem um monopólio em seu iOS.
Não duvido que vai acabar acontecendo nada e a Google vai ganhar mais $$$.

1 Like

Edge dá um banho em funcionalidades no Chrome, já abandonei a Google há anos.

2 Likes

Os meus tbm e eu preciso fazer gambiarra para funcionar parecido no Safari(novo IE)

Separem o Big Mac do McDonalds porque ele é o líder de vendas e também não é permitido vender Whopper do Burger King dentro dos restaurantes da rival. :clown_face:

Como sempre, leis anti-monopólio não fazem sentido num mercado aberto, ainda mais no contexto dos navegadores, onde você é livre pra usar qualquer um tanto no computador quanto celular.

Separar, vender ou até mesmo encerrar o líder do setor não fará nada além de mudar a concentração da opção A para a opção B, com o bônus de ferrar a empresa dona do app original.

E a situação fica ainda mais bizarra ao olharmos mais fundo na questão: excluindo o Firefox, basicamente todos os concorrentes do Google Chrome usam seu motor por baixo de visuais customizados.

Isso significa que em última instância, o Google ainda teria sua supremacia mantida quase que intacta. As extensões continuariam funcionando, o modo de renderizar as páginas seguiria igual e o buscador favorito dificilmente seria outro.

Quer acabar de verdade com o monopólio do Chrome? Faça algo melhor. É simples.

Foi isso que o Internet Explorer fez contra o Netscape, bem como o Chrome fez com o Internet Explorer.

Mas não será na base da canetada do Estado que os usuários serão beneficiados, pelo contrário, a história mostra que na maioria dos casos essas intervenções só pioram as coisas.

Legal também: Vivaldi.