Surpreso de ver que os EUA estão indo contra uma empresa estadunidense.
Sendo honesto, isso não é surpresa. O governo americano é conhecido por bajular suas empresas a torto e a direito, mas quando uma delas começa a ter mais autonomia que o Estado, a ponto de ter poder de influenciá-lo, é aí que o discurso muda.
Os Rockfellers e a Bell são os exemplos mais notórios disso.
Queria saber qual a magia que a Apple faz para esse departamento fechar os olhos para ela… o que é que seja, parece não funcionar bem na Europa…
Bacana, não sabia disso.
A apple não faz nada. Paga 1500 dolares num celular quem quer, e a Apple não da subsidio nem paga ninguem para “comprar seus produtos”.
É diferente do caso do Chrome na essencia (outros buscadores como o FF para usar o buscador, pagando muito para isso, e suprimindo a opção de usar Duck duck e outros) e promove o Chrome suprimindo o alcance de potenciais concorrentes.
Microsoft passou por isso com o IE.
sobre " proibição de contratos para que o Google seja o mecanismo de pesquisa padrão de outros produtos"
é só solictar a todos os integradares, que ao instalar o app, pedir pro usuario informar qual mecanismo quer que seja o padrao. 99% do povo ira escolher o google.
vender um fork de projetos open source, bizarro
ué?, mas paga 500 dolares num celular Android quem quer, também, não?
Vejo que tem um problema de pagar para ser o “buscador” oficial, mas isso pode ser resolvido com uma pergunta assim que inicia o navegador.
Acredito que a perda de usuários (que vão escolher outro buscador) vai ser mínima, e se ninguém obrigar a fazer isso, é claro que o Google não vai fazer por vontade própria. Agora colocar restrições no navegador por causa disso, achei exagerado.
Sobre a Apple tem vários casos estranhos
Tem o Apple Music, que vem pre-instalado e no sistema aparece anúncios disfarçados para você “aproveitar os 3 meses grátis”…
Tem o Safari… que mesmo permitindo outros navegadores, exigir que navegadores de terceiros usem o motor WebKit do Safari…
Tem a Apple Store que já deu muito o que falar…
Concordo contigo, mas vale lembrar que a Apple não tenta fazer usuários windows/Android usarem o Safari, até pq nem fizeram. O Apple Music é um caso isolado, mas o app é tão ruim que nunca encontrei ninguém usando Apple Music no android.
Ou seja, a Apple quer que todos estejam presas no ecossistema, enquanto a Google quer que todos usem o Chrome em todos os dispositivos.
O Apple Music vem pré instalado no iOS o que é normal afinal é um produto da empresa, e o usuário tem total autonomia para remover e usar outro.
Na parte da Apple é o que o falaram acima ela foca mais em pretender os usuários no ecossistema.
Tem processo correndo contra a Apple também por lá, mas ainda não foi à julgamento.
Bell/AT&T ultimamente deixou de ser monopólio em parte por vontade própria, por que queriam entrar no mercado de informática (eram donos do Unix, mas não podiam vender computadores e tinham que licenciar pra quem quisesse).
Apesar que parte das empresas derivadas do fim do sistema Bell acabaram se juntando no que é a AT&T atual, e outra parte na Verizon.
Não sei não viu, com o governo novo do mesmo que está voltando, não sei como andará esse julgamento.
Só achei que o DOJ está pedindo muita coisa de uma vez (pode ser estratégia para conseguir ao menos uma)
Mas o amigo Kent deu uma boa resposta, alinhada de certa forma com a “política” do novo (e velho) governo:
Eu acho que tão é pedindo pouco. Deviam forçar a separação das unidades de anúncios da busca e separar as partes de exibição de ads (AdSense) da venda de ads (Ads/DoubleClick).
Sim, eu sei, mas o andamento é bemmmmm lento…
Como na briga da Apple vs Spotify, enquanto na UE a multa já saiu, o mesmo processo no DOJ ainda esta engatinhando
OPINIÃO MINHA (apenas opinião):
Acho muito radical forçar a venda do Chrome, porém, acho mais do que necessário o Google abrir sim para licenciamento seus dados coletados pelo Chrome, pois realmente, isso cria um “círculo vicioso” que impede concorrentes de se desenvolverem com êxito, como cita a própria matéria:
Agora, temos que saber, como vai ficar o andamento desses processos, após a troca de governo nos EUA!