EUA liberam fundo de US$ 39 bilhões para fabricantes de chips

Esse é apenas um dos incentivos.
Vai ser um total de 280 bilhões!
Senado dos eua aprovaram ajudinha de 280Bi.

Europa vai por mais um pouquinho de dinheiro
só 240 bilhões de EUROS.

Coréia do Sul 450 Bi de Dólares

Japão vai subsidiar produção

Dizem que a china vai por 1,4 trilhão de dolares

Nossa CEITEC gastou 1 bilhão de reais em 13 anos.
mesmo aprendendo a fazer chip

O “maduro” se refere aos chips mais antigos, produzidos em litografias grandes
Chip de 600nm

Já tinha algumas patentes e estava começando a ter vislumbre de lucros.
13 anos pra essa industria e gastando apenas 1bi de reais é um PURO milagre de velocidade!
Tentaram liquidar a empresa!

Acharam que ela estava gastando demais e não deu resultado.
Ela já vendia muitas coisas. O que faltava e é o que essas empresas tiveram de ajuda no começo é compras governamentais!

Para quem não sabe a NASA comprou 60% dos chips produzidos feitos nos EUA de 1964 até 1969 por causa da corrida espacial!

Minha questão é, a CEITEC é uma empresa pequena, de país pequeno
e não precisa e nem deveria se preocupar com chips de ultima tecnologia ou seja para celulares e computadores de última geração!

Temos que competir no mercado maduro onde chips maiores são mais que bons! Carros, embarcados, IoT e outros…

Chips são coisas importantes. Muito importantes!
Senão fossem não estariam pondo tanta grana nisso.
Seria burrice não tentar pegar uma pequena fatia disso.

E não ADIANTA, nenhum país do mundo tem industria de CHIPS sem
muita grana de governos. Leia EUA, Japão, Coréia do sul e Taiwan ou a Holanda TODOS. TODOS com muito muito dinheiro investido na área.

Empresários sozinhos não vão meter dinheiro em algo que demora anos para ter alguma volta se tiver volta!

9 curtidas

Tem mais a ver com a centralização asiática que qlqr outra coisa, demoraram até demais em ter fábricas nos EUA.

Tem a ver com dependência e tecnologia industrial
Ninguém quer depender dos outros. Essa pandemia acabou dando muitos problemas de entrega entre outros problemas das cadeias de suprimentos de microprocessadores!

Industria de alta tecnologia gera dinheiro e empregos de alto padrão.
Subindo o país no desenvolvimento.

Esta centralização que aconteceu como?
Dinheiro, muito, muito dinheiro estatal.

A história da TMSC, Samsung, da NEC e outras ali é encrustada em governos.

5 curtidas

Isso. Mas “só” 52 bi serão de subsídios.

@mandatario Cara parabéns pelo complemento da matéria.

Eu fico muito triste em ver que o Brasil ainda é e acho que será por muito tempo (bote muito nisso) o país só do futuro, pois a quantidade de gente que temos só pensando em ganhos próprios está além da imaginação. :cry:

1 curtida

de mente pequena

tem esse “detalhe” que é mais importante

Eu gosto muito desta área! Não sei muito, mas o pouco que sei tento mostrar

Nós temos potencial na área. Mas essa é uma área complicada demorada e cara. Muito cara.

Políticos liberais de jardim de infância aqui mesmo tem muitos desses…
É um pensamento que chega a ser bobo.

Acham só setor privado deve investir nisso e acabam tentando desfazer investimentos do estado. Isso não existe em áreas desse tipo.
Alta tecnologia e tecnologias disruptivas é estado + setor privado.

Enquanto não mudarmos o pensamento sobre áreas estratégicas
Não sairemos do fundo do poço! rsrsrs

Aqui no Brasil temos um exemplo claro de união + setor privado
que é o agro(se tiver interesse escrevi sobre e responde muita gente lá)

6 curtidas

mas não são somente os políticos liberais, aqui é generalizado

3 curtidas

É um milagre esse tipo de conteúdo aqui. Há algum tempo uma galera veio criticar a pesquisa de chips aqui no BR, mas esqueceu que nem tudo é processador de celular e VGA.

2 curtidas

O mais legal é q o povo acha q ao mesmo tempo o país tem q ser “independente” dos outros mas comemora fechamento de empresa nacional. Vai entender…

6 curtidas

Eu acho que é mais pela visão de que aqui tem majoritáriamente empresa pública e empresa de baixa qualidade.
Daí quando fecham, sempre colocam em uma dessas duas categorias e ficam felizes, achando que tudo vai melhorar.
Porque empresa pública é sempre visto como ralo de dinheiro e fonte de corrupção (unicamente por ser pública) ou é empresa privada como de baixa qualidade (Positivo ou CCE, por exemplo).

3 curtidas

Eu tento dar uma visão diferente!
Aproveito pra por bastante fontes assim os que respondem terão que argumentar. kkkkkk

Então 2 escritores do Meiobit(que faz parte do tecnoblog)
já deixaram claro essa visão tacanha sobre microprocessadores.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.