EUA dependem tanto de chips da TSMC que temem China no comando da empresa

1 Like

Livre mercado pra vocês, protecionismo pra mim.

19 Likes

já passou da hora da China criar embargos contra os EUA também. quero ver eles sobreviverem. A China sobrevive sem os EUA, já o contrário…

11 Likes

Eles estão quietos porque investirão US$ 1,4 Trilhão para criar uma infraestrutura para dominar a cadeia produtiva de chips. O prazo para desenvolver as empresas em capacidade produtiva é de 2025 segundo o Planejamento estatal.

2 Likes

Calma aí, Satanás. Quer ver o início da terceira guerra mundial?

3 Likes

O nome mais apropriado não é embargo. Mas a china faz retaliações sim, e muitas. Mas só Deus sabe porque mídia não noticia. Aliás, aqui mesmo nessa matéria o autor não diz expressamente que Taiwan é da China e ponto final. Esse é o medo dos EUA. E claro que eles não estão se metendo com Cuba ou Coreia do Norte. A China é uma potência comercial e bélica. É uma guerra que ninguém sai ganhando.

2 Likes

Se sabia que os EUA impediu que a AT&T vendesse o Unix para o Brasil?
Em nome do protecionismo. Isso na década de 80! Para um país amigo.

4 Likes

Pouco provável! Toda essa industria sempre levou mais tempo.
Mesmo com dinheiro quase infinito, vai demorar mais, minha previsão 2030 pra frente!

Mas pode ser que aconteça um milagre!

2 Likes

Só vi algo sobre terras raras. E foi bem pouco!
Não foi nada com grande impeditivo.

E vi o impedimento de compras do governo de chips mais
velhos, mas empresas privadas que estão lá tão livre

2 Likes

oq os EUA fazem não é embargo? :thinking: mas o nome não importa.

1 Like

de onde vc tirou esse 1 trilhão?

Por isso os EUA já estão financiando fábricas locais ou em países fora da ásia.

1 Like

Talvez Taiwan nunca venha a ser controlada pela China.

Vai sim. Mas o que o pessoal não se liga é que apesar de tudo, a TSMC precisa do suporte da fabricante dos equipamentos… e essa é holandesa. A ASML… Sem o suporte, é bem capaz de parar tudo. Além disso, é só realocar os engenheiros responsáveis depois que a ASML não possa mais ajudar que a fábrica para… hahaha

Mesmo motivo pelo qual o pessoal não se preocupa muito com as fábricas da Huawei. Pelo que lembro, a China não tem capacidade de produção de chips de litografias menores.

3 Likes

Daqui

Como citei nesse tópico aqui:

O medo americano é justamente esse que vc falou, pq hj, um embargo chinês não afeta tanto a economia americana, porém, após a China recuperar Taiwan segundo seu “plano interno pacífico”, um embargo chinês (incluindo Taiwan), quebra o mercado tech americano, e aí, duvido que uma holandesa ASML vá optar por seguir os EUA, correndo risco de sair perdendo uma grande escala global de fornecimento (até pq sabemos que a Intel sozinha, não dará conta de atender todo o mercado americano)!!

2 Likes

não fiz a pesquisa no gemini.

1 Like