Eu deveria confiar nesse HD?

Coloquei um SSD de 128GB no meu Acer E15 (ficou parecendo outro notebook hahaha), peguei o HD e joguei num case USB.
Tava olhando que ele já ficou ligado por quase 4 anos inteiros e foi ligado mais de 3 mil vezes… apesar disso, parece estar funcionando direito.
Agora a questão é: será que ainda dá para usar como backup de dados não importantes por alguns anos? Por enquanto ele está funcionando no protocolo DPC/DPL.

Veja: este app demarca o HD como saudável, por que não arriscar a confiança nele?

O motivo está literalmente na segunda frase e no quadrado vermelho.

1 curtida

Então, em tese, aproveite-o como backup não importante de seus dados!

Considerando que todos os atributos reportados estão OK e que eu nunca vi um HD que não tenha sofrido abuso morrer subitamente (por abuso entenda quedas e outros tipos de dano físico), não vejo por que não confiar. Se a única preocupação é o número total de horas ligadas, convém consultar a “saúde” do HD com uma certa regularidade e partir pra um backup mediante qualquer sintoma.

Pra um diagnóstico bem mais detalhado você pode utilizar o GSmartControl, que considera até as informações presentes no log de erros e de temperatura do próprio HD (caso suportado pela firmware) na avaliação geral. Também permite invocar e consultar o resultado dos testes automáticos do disco (DST), que embora demorados, podem ajudar a detectar falhas na superfície do disco, caso existam…

1 curtida

Via de regra, só confie arquivos descartáveis em um HD.
Se você não vai guardar arquivos que não podem ser perdidos nesse HD, vai na fé.

Eu só não confio em SMART de HDs Seagate (tenho uns 3 mortos cujo SMART avisava perfeito até parar de girar subitamente e o HD estava em desktop com fonte de marca)… porém confio menos ainda em HDs tão antigo… hahaha

Só tem uns videos e instalador de softwares mais velhos. (espero que o oldversions.com ainda funcione. hahaha)

Se ele ficou ligado esse tempo todo em “idle” não há muito o que se preocupar. O rolê é que em 2020 a melhor coisa é pagar 1tb no Onedrive ou Google pra ter backup de arquivos importantes e deixar no HD mais pela acessibilidade mesmo… E/ou uma redundância em RAID 1

1 curtida

Antes da crise, eu costumava trocar de HD a cada 2 anos.

Mais prático trocar de HD uma vez por ano então.
Pq 1 TB de assinatura custa um HD novo por ano.

Tenho Pavor de HD da Seagate, só compro Western Digital e tenho
um HD que é o Backup de um HD que é o Backup de outro HD.
Sendo que o 1º HD (3 TB, WD Purple) é de Desktop numa gaveta USB,
o segundo é de notebook (2 TB, WD Blue) numa gaveta USB e o 3º é
de 1 TB (WD Blue) dentro do notebook (junto com 2 SSDs).

Por favor, onde encontro HDD de 1Tb por este valor? Grato.
image

No site da Microsoft os valores tão diferentes, e eu não contaria com promoções
que sabe-se lá quando vão durar: Comparar todos os planos do Microsoft 365 (Antigo Office 365) – Microsoft Store

2 curtidas

Idem, mas meu Seagate Backup Plus Slim tá comigo a uns 5 anos já.

As promoções são consideravelmente permanentes.Eu consigo pagar até 90-120 reais na Kalunga todo fim de ano.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.