Etiqueta na Internet - Glória Kalil Feelings

Pra vocês, quais as regras básicas de etiqueta que ditam o comportamento on-line hoje?

Dar RT é endosso? Desfazer amizade no Facebook equivale a desfazer amizade no mundo real? Reagir a post sem comentar é grosseria? Curtir postagem significa concordar com ela? Printar conversa pode?

Como se comportar na internet hoje sem correr o risco de ser um babaca?

2 Curtidas

O que mais me incomoda é caixa alta. Parece q está gritando.
No mais, tudo isso q vc falou me parece muito mais mimimi das pessoas do q qualquer outra coisa.

Particularmente, acho q tanto aqui na Internet quanto na vida real, devemos ter o respeito para com as outras pessoas. Mas infelizmente muita gente se aproveita por estar atrás de um monitor (ou celular) e achar que pode xingar ou tratar as pessoas de qualquer forma.
A Internet deu voz aos ignorantes, q sempre existiram.

2 Curtidas
  1. Não.
    As vezes dou RT por causa do absurdo que alguém disse, sem precisar comentar aquilo pra evitar conflitos desnecessários;
  2. Não, não acho.
    Acho que se você desfez a amizade no FriendBook, é porque o conteúdo que aquela pessoa gera não interessa mais.
    Não necessariamente ocorre o mesmo no off-line. (espero!);
  3. As vezes a reação é a única coisa que você pode fazer no momento, seja por falta de tempo (então por que tá na rede social? :thinking:), ou não tem o que escrever naquela hora.
    As vezes é melhor ficar calado mesmo. :joy:;
  4. Não.
    As vezes você só quer mostrar para pessoa que você leu aquilo que ela respondeu, pra não deixar ela no vácuo.
    No Twitter, desfaço todos os likes depois, já que NA MINHA CABEÇA, o like ainda tem a função do Favorito, mesmo que agora exista o salvar tweet;
  5. Pode, ué.
    Imagine aquele absurdo tão grande que você quer compartilhar com o mundo?
    DESDE QUE você não ofenda a pessoa, nem precisa cobrir o nominho do lentinho, mas muito amado. :joy: :joy: :joy:;
  • C’est fini: eu tento ser cordial com todo mundo.
    Se eu vejo algo que não me interessa, me irrita ou é imbecil, uso logo meu maravilho protocolo MUREB: Mute, Report and Block.
    Desde que adotei esse método, 90% da minha chateação foi abolida na Internet e, consequentemente, não fiquei mais enchendo o saco do pessoal com minhas reclamações dos ridículos que encontro por aí.
    Claro que não sou de ferro e as vezes eu acabo postando reclamações. Mas no geral, tento ser o menos chato possível.
    No Twitter tento ser engraçado, tento falar pouco de política e repasso informações de tecnologia e entretenimento fazendo uma espécie de curadoria com o que eu achei relevante nas matérias que leio.
    Tento ser alguém agradável (com pitadinhas de humor negro) pra competir contra aqueles que só querem militar. :joy:

Se a Roberta Miranda é míope, então é pq ela não enxerga de longe.
Ou seja, aí é q não tem a menor necessidade de se escrever em caixa alta.
Mesmo q ela tivesse hipermetropia (dificuldade pra ler de perto), a caixa alta não resolveria o problema dela.
O q me leva a concluir q ela é só velha mesmo e tem vista cansada. :joy: :joy: :joy:

Eu esqueci o lance da caixa alta, hahahahahaha

Impossível não ler com o tom de quem está gritando.

1º Não. Mas dependendo do teor do conteúdo é melhor não dar projeção.

2º Pode se dizer que sim, se a pessoa em questão for próxima.

3º As vezes é melhor ficar quieto, que falar :face_with_symbols_over_mouth:.

4º Não necessariamente concordar, mas ter tido o mínimo de empatia.

5º Se vc borrar as informações sensíveis de outrem quando compartilhar, pode.

No mais vale sempre destacar que é desnecessário uso de xingamentos em qualquer discussão que queira ser levada a sério.

Acho essa uma discussão muito complexa… afinal, “etiqueta na internet” é muito amplo. Mas as perguntas feitas por você já são um ótimo ponto de partida! Vamos la!

Ao meu ver, não. Tem gente que pode entender que seja, mas é uma forma de compartilhar opiniões diferentes da sua. Se vir com um comentário demonstrando que não é favorável àquela opinião, melhor para esclarecimento. Mas, de forma geral, não entendo que seja endosso.

Há opções no Facebook para você não ver mais as publicações de determinada pessoa, ou compartilhar um conteúdo só com determinados amigos… caso nenhuma opção dessa sirva e você tenha que desfazer a amizade com alguém, é porque no mundo real as coisas também não vão muito bem. Então, acho que sim.

De jeito nenhum! Não precisamos ter comentários sobre tudo. Às vezes, uma curtida sim é um endosso. Se fosse grosseria, 99% das pessoas seriam grosseiras na internet, quem nunca curtiu algo e não comentou?

Nem sempre e depende da “curtida” (se for uma reação de raiva no Facebook, você pode não concordar com aquele conteúdo). Às vezes a curtida é só pra salvar aquele conteúdo pra mais tarde ou porque achou interessante o ponto de vista.

Acho que é o questionamento mais difícil. Via de regra, poder não pode, a não ser com o consentimento da outra pessoa. Mas quem pergunta se pode printar algo numa conversa do WhatsApp? Quem nunca se divertiu com algumas conversas de WhatsApp printadas e divulgadas por aí de conversas engraçadas ou fofinhas? Acho que, se não expor ninguém ao ridículo e ocultar informações sensíveis, não tem problema.

2 Curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.