Não tenho nada “crackeado” no meu computador há anos. Desde o Windows até softwares que costumo usar e todos os jogos. Mas uma coisa que eu não faço de jeito nenhum é comprar jogo no lançamento, exceto quando é alguma DLC de jogo que gosto e está num preço aceitável. Mas pagar R$ 199 ou mais em um jogo no lançamento pra mim é totalmente inaceitável. “Ah, mas a empresa gastou milhões…” não tem problema. Seguro o hype, espero alguns meses (ou anos) e jogo quando achar em um valor bom. The Witcher 3 é um exemplo: comprei anos depois a R$ 29,90 com as 2 expansões. Franquia Far Cry: vira e mexe aparece baratinho, pego o(s) que ainda não joguei. Apesar que essa é viu um, viu todos. Tudo praticamente mais do mesmo. E por aí vai.
Levando em consideração o que o @Trovalds disse, fica a pergunta.
Será se a pesquisa levou em consideração a qualidade dos jogos lançados? Pois a redução das vendas dos jogos pode-se levar em consideração o consumidor que estava no desejo de comprar, mas após os reviews desistiu da compra devido o descontentamento (e tristeza) com a qualidade do jogo.
Fica a questão que aparentemente o estudo considerou que, nos jogos que ainda não foram pirateados, todo mundo que quer jogar também teria comprado a licença. O que não é necessariamente verdade, pois uma pessoa que está usando a versão pirata é justamente alguém que não quis gastar com o preço do original - ou não tem condições financeiras. Logo, é indiferente se o jogo tem versão pirata ou não, ela simplesmente não teria comprado a oficial e não deveria ser considerada como uma “venda perdida”.
Denuvo agradece essa pesquisa.
E quem se prejudica é quem compra jogo com denuvo, perdendo 10/20% de performance por conta dessa porcaria.
Bom, pelo menos nos jogos recentes que perderam Denuvo o povo fez benchmark a rodo e raramente tem diferença. Essa pesquisa fará mais e mais empresas usarem DRM.
Eu até entendo se for mídia física. Agora, um Elden Ring chegando por R$ 300 na versão DIGITAL? Nem ferrando (e hoje está R$ 230). DLC custando o mesmo que um jogo completo, nada justo