Tecnoblog caindo nessa?!
Imagina a quantidade de dados que isso gera, nem a NSA tem capacidade de analisar isso!
Eu não acredito que o tecnoblog caiu nesses bait kkkkkkkkkkkkkkk
Pela mor, é um site jornalistico? Investiguem as coisas antes!
Isso é muito engraçado!
Só pensar nas coisas antes de publicar já da pra entender que essas coisas não são simples
ainda mais para milhares de pessoas…
Fico surpreso com a afirmação de que seria um ‘clickbait’, especialmente vindo de uma fonte como a BBC. A BBC é um dos veículos de comunicação mais respeitados mundialmente e dificilmente publicaria uma informação sem investigação completa. O vídeo anexado à notícia, inclusive, corrobora tudo que o Tecnoblog publicou!
Você tem a fonte que esta informação é um ‘bait’?
Sinceramente não entendi o seu comentário!
Oh vey. É até engraçado ler isso pq é totalmente sem noção alguma kkkkkk
A BBC que é diretamente ligada a coroa e o governo britânico. Se há alguma possibilidade ser enviesada ela tem todas as chances. Não se dá nem pra confiar nas privadas imagina públicas kkkk
Argumento facilmente refutável. Se quantidade de dados fosse um problema, a Meta estava ferrada com milhares de fotos e vídeos sendo publicadas por segundo em suas plataformas, seja pelos stories ou pelo feed. Outra comparação que posso entregar são câmeras de segurança que gravam 24h, assim que lota o armazenamento do HD no NVR ou NVD, o próprio sistema apaga as gravações mais antigas, mas não deixam de gravar a todo momento quando configuradas para essa função. A questão não é monitorar o tempo todo, é o governo local conseguir consultar quando necessário sem dificuldades.
fico imaginando a memória desse celular esgotando em questão de dias kkkkk mas nada muito diferente do monitoramento mais discreto que a gente tem no ocidente através das big techs
Ao tentar digitar termos ligados à cultura da Coreia do Sul, como “oppa” — usado para se referir a um irmão mais velho ou namorado —, o celular troca a palavra por “camarada” e exibe um alerta informando que o termo só pode ser usado para um irmão biológico.
Ao mesmo tempo isso é publicado.
companheiro, camarada, qualquer semelhança é mera coincidência, eles disseram.
A NSA não, mas será que China e Rússia, aliados da Melhor Coreia e potências mundiais, não teriam? A China consegue.
Não necessariamente os dados seriam armazenados e processados pela infra da Coreia do Norte. Além disso, uma parcela muito pequena dos cidadãos tem energia em casa, uma parcela menor ainda tem celular e internet. Não é como se eles tivessem que coletar e processar dados de bilhões de pessoas por minuto.
Pessoal comentou que ia lotar a memória do celular e que era fake news. Então resolvi fazer um cálculo rápido.
Um print tem, em média, 2 MB. Se o celular tiver uns 100 GB livres, dá pra armazenar cerca de 51.200 prints.
Se a pessoa usa o celular 3 horas por dia, isso dá uns 36 prints por dia.
Dividindo 51.200 por 36, o resultado é 1.422 dias, ou seja, 3 anos e 10 meses.
E como ninguém é bobo, esses prints provavelmente são apagados automaticamente após alguns dias, ou enviados pra nuvem. Eles só seriam consultados quando necessário, talvez com ajuda de uma IA, não sei. Tecnologia pra isso já existe, e as big techs usam bastante, lembrem que existe o Google Fotos. Imagino que o acesso a celular e internet deve ser bem limitado a um grupo de pessoas.
Quanto ao controle de escrita, é só testar com um celular norte-coreano. Difícil mesmo é achar alguém que tenha um pra falar sobre.
Não. A BBC é financiada pela “TV tax”, a licença anual que todo mundo no Reino Unido que usa algum serviço da BBC precisa pagar.
Fazer OCR em screenshots é trivial, aposto que até os celulares que tem uma batata no lugar do SoC conseguem fazer.
Quem diria que a “Melhor Coréia” ensinaria algo a NSA/Trump com técnicas de como governar.
Hoje em dia se falar mal do laranjão é expulso na hora e sem direito a reclamar. Terra dos livres que chama né?
Cara quantos celulares vc acha que existe na Melhor Coreia?? 1% da população no máximo.
Junta isso a trabalho quase que forçado em pról do grande líder e pronto, temos monitoramento em tempo real muito melhor que a NSA.
Cara, você não tem ideia do que se publica sem investigar BBC não esta fora disso não!
O que a metta faz não tem o mesmo objetivo de vigilância.
As analises mudam totalmente e mesmo assim a empresa esta apagando vídeos
Postado aqui mesmo!
Uma coisa é guardar dados, outra é analisar um a um para vigilância ininterrupta.
Pense um pouco…
Isso não te base com a realidade!
Mesmo assim muitos dados, dados demais e sem analise são inúteis para vigiar!
Você não tem senso de proporção?
Ta tirando dados da onde? Diz coisa sem ter menor ideia de nada!
Não sei o que taxa de juros tem a ver com a matéria.
Dados sobre a Coreia do Norte são difíceis de encontrar e mais difícil ainda é averiguar a veracidade.
De qualquer forma, o Our World in Data tem alguns dados sobre o país, como o acesso a eletricidade:
que parece alcançar pouco mais de 50% da população, embora acesso não queira dizer acesso contínuo como estamos acostumados.
Segundo algumas fontes, em 2021 ainda haviam muitas residências que tinham acesso limitado à eletricidade, coisa de algumas horas por dia.
Em termos de acesso à internet, o Our World in Data não tem nenhum dado da Coreia do Norte, infelizmente. O que tem são dados sobre assinaturas de telefone fixo e móvel até 2022 e 2020 respectivamente.
A cada 100 pessoas
Número absoluto
Pelos dados, dá-se a entender que menos de 30% da população tem algum plano de telefonia móvel. Claro que isso não quer dizer necessariamente que menos de 30% da população tem acesso à internet móvel, mas eu acho que não é exatamente uma hipótese tão absurda.
Se formos buscar em outras fontes, tem esse Datareporter que apresenta alguns dados sobre acesso à internet na Coreia do Norte.
Segundo esse relatório, 99,9% das pessoas no país não tem acesso à intenet em si, embora uma parcela maior deva ter acesso à intranet.
É de se esperar também que o acesso seja bem restrito, com um artigo do Wikipedia mencionando que o acesso geralmente é restrito ao governo e algumas intituições de ensino.
Independente, intranet é o suficiente para enviar um arquivo de um aparelho para outro, então esse tipo de vigilância seria possível mesmo sem internet.
Agora, dos 6 milhões de pessoas com algum plano de telefonia móvel, é difícil dizer quantos estão usando smartphone e quantos são dumbphones. Considerando o estado da economia do país, eu acho que não tem muitos problemas supor que smartphone seja um bem de alto luxo que poucos possuem acesso, então apenas uma parcela pequena desses 6 milhões devem ter um smartphone. 30%? 15%? 5%? Não sei dizer e nem tenho base para chutar.
Mas considerando que a Coreia do Norte tem um setor forte de hackers, gente com conhecimento tecnológico eles possuem, dinheiro para infraestrutura o governo também tem. Então não parece tão implausível assim eles conseguirem criar um sistema pra smartphone capaz de vigiar o usuário localmente ou criar um sistema para analisar prints enviados remotamente dos aparelhos.
Primeiro eles começam…depois a gente copia!