Este será o novo visual do Microsoft Office

E agrupar várias janelas em abas, cadê? Desde o finado addon Office Tabs, que parou de funcionar a contento a partir do Office 2013, sinto falta disso. É um recurso de produtividade tão simples que fica difícil entender o porquê de não haver essa opção ainda.

1 curtida

Curiosamente o Softmaker (Office Indie) tem isso.

Eu estou falando de estilos de ícones, então o que está embaixo do capô e DOS, não entram na conta.

Vc disse bem, pra quem tem prática. 10% tem essa agilidade. Os outros 90% tem dificuldade com fórmulas e ficaria muito mais intuitivo em forma de menus.

Se remover a barra de busca do topo das ferramentas e colocarem de volta em seu local original (principalmente no Outlook) já estaria ótimo.
Que posição horrível!

A verdade é que esse menu já existe, e está dividido em categorias.
Mas não está tão acessível quanto deveria.

Você que é da AU, como eu: usa AutoCAD na interface clássica ou ribbon? kkk

Eu tiro quase todos os ícones. Desenho pelo teclado. Mas nunca gostei da ribbon, pq ocupa espaço demais.

Para fórmulas simples vc tem as janelas. Basta clicar no botão da função. É bem intuitivo e ela explica item a item do que compõe a fórmula.

Agora, à medida em que a fórmula se torna mais longa, o que é normal para quem trabalha com Excel, a digitação pelo teclado é mais rápida.

Acho que a grande dificuldade das pessoas é que muitas delas não sabem usar o Excel além de formulas mais simples como soma, média.
O Procv, proch já confunde muito o leigo.
Então faz parte da curva de aprendizado.

Nossa não dá pra ver nada no vídeo, acho que ainda é um conceito beeem inicial. E pelo histórico da MS com design, tome tempo para chegar. Mas espero que fique bonito, realmente o Office ainda tem a interface nada amigável (acredite, quase ninguém sabe mexer no PP ou Excel).

1 curtida

Daqui 5 anos os primeiros elementos dessa nova interface começa a chegar e no 6º ano anunciam o Fluent Design 2, quando completar 10 o Fluent 1 estará pronto e com 15 começam a chegar os primeiros elementos do Fluent 2 kkkkkkkkk

2 curtidas

Windows sempre se inspirando no KDE e agora o Office inspirando-se no Google Docs…

Pior que é bem isso…

Zé vc não gosta de feijoada completa,

Eu nunca entendi o Ribbon. Concordo que ele é mais acessível que os antigos menus escondidos, porém ele tem graves defeitos de usabilidade:

  • Os ícones mudam de tamanhos e posições de acordo com o tamanho da tela, destruindo a memória muscular;
  • A depender do que você selecionar, novas abas irão aparecer, essas com cores, deixando tudo ainda mais confuso;
  • A maioria das funções mais usadas estão escondidas em abas secundárias, enquanto a primeira aba tem diversas coisas sem utilidade;
  • Conflita ou até impede uma interface com abas (talvez por isso até hoje o Office não tenha abas);
  • Ocupa muito espaço vertical, o que não faz sentido em telas wide

Pra mim, a prova de que o Ribbon não funciona é que ele não é adotado por todos os programas da Microsoft, e dificilmente você vê outra empresa utilizando tal recurso.

De resto, vamos aguardar pra ver em que década essa nova interface é lançada. A equipe de design da Microsoft é ótima em fazer lindos vídeos sobre recursos que nunca serão lançados, como o fluent design ou os “novos” ícones do Windows.

2 curtidas

Eu achei o conceito do novo painel de controle bem superior, o antigo era muito confuso e inconsistente.

O problema é que a Microsoft fez o serviço pela metade, e até hoje temos que conviver com dois (!!) paineis de controle no Windows.

1 curtida

Confuso talvez, mas o problema com o modelo atual é que muitas configurações estão muito escondidas ou em alguns casos foram removidas.

Pra mim isso é remover funcionalidades e é mais importante que ser confuso e inconsistente

1 curtida

Achei muito bonito. Acho q é mesmo o fim dos designs coloridos… chato q não deu pra observar se será prático assim…

Vira logo a Branca de Neve que é mais fácil :joy:

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.