Este pendrive pode durar 200 anos, mas armazena apenas 8 KB

Todos os benef√≠cios da mem√≥ria FRAM fazem esse tipo de tecnologia ser extremamente cara. √Č por isso que o Blaustahl tem apenas 8 KB.

Seja lá qual forma a informação em texto que você precisa guardar por dois séculos, o Blaustahl pode ser seu pelo preço de 29,95 euros mais despesas de envio.

Quando eu li a primeira parte achei que ele custaria uns 1000 dólares, mas considerando agora o preço real, eu acho que ele é sim até que bem acessível pela proposta.

Inclusive, penso eu, que a empresa deveria aumentar drasticamente a capacidade em troca de cobrar mais caro por isso. Afinal, isso é extremamente nichado, então preço alto não deveria ser preocupação.

Mas, veja, √© a mem√≥ria FRAM que pode durar mais de 200 anos. √Č pouco prov√°vel que os demais componentes do pendrive durem tanto. Se a unidade tiver que ser lida daqui a dezenas de anos, provavelmente ser√° necess√°rio substituir componentes ou ler a mem√≥ria FRAM em algum equipamento espec√≠fico.

Investir em componentes mais duradouros em troca de cobrar mais tamb√©m seria algo interessante. Do jeito que est√° n√£o digo que √© um produto in√ļtil, mas um tanto quanto falho (at√© do ponto de vista comercial).

5 Likes

√Č exatamente por esse motivo que n√£o vejo vantagem alguma de um dispositivo durar mais que duas vezes o tempo da minha vida, pra armazenar t√£o pouco. S√©rio, pra que tipo de fim serviria um pen drive de 8 KB?

2 Likes

tudo é questão de detalhes para tornar ele viável, só pedir para o marketing para vender ele como wallet/key de crypto, que torna lucrativo rapidinho.

[EDIT]: outras alternativas para viabilizar economicamente o produto: documentos secretos de empresas, como patentes, formulas, inven√ß√Ķes (Coca-Cola, mapeamento gen√©tico, etc.) ou arquivo de dados em sat√©lites e Telesc√≥pios Espaciais (algo similar ao Hubble)

4 Likes

guardar mensagens de texto de alto valor, para consumidor acho difícil, mas para governos que pode pagar por mais durabilidade e armazenamento e jogar em algum lugar e deixar pode décadas é uma opção

da para fazer aqueles caixas do tempo que coloca em um buraco e deixa por 50 anos

2 Likes

Muito louco pensar que podemos armazenar algo por 200 anos, principalmente considerando que bem antes disso a maioria de nós já vai ter sido esquecida.

Vamos supor que seja armazenado lixo nuclear em algum local, esse lixo precisará ficar isolado por milhares de anos. Esse pen-drive poderiam conter alguma informação importante sobre esse lixo nuclear, sei que 200 anos é pouco, mas pode ser uma opção.

1 Like

Justo. Mas 8KB? Com essa demanda? Precisaria de centenas. O trabalhão que daria…

Tem que ter mais armazenamento ao menos…

Pergaminhos do Mar Morto mandou abraços. :joy:

3 Likes

Futuramente, devem lançar com maior capacidade

Sim, com certeza. Mas as solu√ß√Ķes atuais de maior capacidade j√° suprem as necessidades‚Ķ

1 Like

O preço por GB desse negócio é excelente. hahaha

3.743.750 euros… aka 30ml de Tinta da HP.

5 Likes

Dependendo das condi√ß√Ķes de opera√ß√£o, mem√≥rias do tipo EEPROM, muito usadas em dispositivos eletr√īnicos, podem durar entre 100 e 200 anos

Bom, até lá um usuário comum já terá perdido :sweat_smile:

√Č realmente um produto que n√£o vejo grandes utilidades para o consumidor comum, mesmo que houvesse mais espa√ßo de armazenamento. O problema √© saber se daqui a 200 anos vai ser uma tarefa f√°cil e poss√≠vel ler este pen-drive, imagine um usu√°rio comum, m√©dio, se tivesse em m√£os hoje um disquete com essa caracter√≠stica?

Certeza que tem mais de 8KB de informação também (considerando apenas texto).

D√° pra guardar meus Bitcoins?

Pra que um pen drive que além de armazenamento pífio vai durar mais que os humanos??? Pq duvido muito que a raça humana vá durar tudo isso. Não do jeito que anda. kkkkkkkk