Este pendrive pode durar 200 anos, mas armazena apenas 8 KB

Todos os benefícios da memória FRAM fazem esse tipo de tecnologia ser extremamente cara. É por isso que o Blaustahl tem apenas 8 KB.

Seja lá qual forma a informação em texto que você precisa guardar por dois séculos, o Blaustahl pode ser seu pelo preço de 29,95 euros mais despesas de envio.

Quando eu li a primeira parte achei que ele custaria uns 1000 dólares, mas considerando agora o preço real, eu acho que ele é sim até que bem acessível pela proposta.

Inclusive, penso eu, que a empresa deveria aumentar drasticamente a capacidade em troca de cobrar mais caro por isso. Afinal, isso é extremamente nichado, então preço alto não deveria ser preocupação.

Mas, veja, é a memória FRAM que pode durar mais de 200 anos. É pouco provável que os demais componentes do pendrive durem tanto. Se a unidade tiver que ser lida daqui a dezenas de anos, provavelmente será necessário substituir componentes ou ler a memória FRAM em algum equipamento específico.

Investir em componentes mais duradouros em troca de cobrar mais também seria algo interessante. Do jeito que está não digo que é um produto inútil, mas um tanto quanto falho (até do ponto de vista comercial).

5 Likes

É exatamente por esse motivo que não vejo vantagem alguma de um dispositivo durar mais que duas vezes o tempo da minha vida, pra armazenar tão pouco. Sério, pra que tipo de fim serviria um pen drive de 8 KB?

2 Likes

tudo é questão de detalhes para tornar ele viável, só pedir para o marketing para vender ele como wallet/key de crypto, que torna lucrativo rapidinho.

[EDIT]: outras alternativas para viabilizar economicamente o produto: documentos secretos de empresas, como patentes, formulas, invenções (Coca-Cola, mapeamento genético, etc.) ou arquivo de dados em satélites e Telescópios Espaciais (algo similar ao Hubble)

4 Likes

guardar mensagens de texto de alto valor, para consumidor acho difícil, mas para governos que pode pagar por mais durabilidade e armazenamento e jogar em algum lugar e deixar pode décadas é uma opção

da para fazer aqueles caixas do tempo que coloca em um buraco e deixa por 50 anos

2 Likes

Muito louco pensar que podemos armazenar algo por 200 anos, principalmente considerando que bem antes disso a maioria de nós já vai ter sido esquecida.

Vamos supor que seja armazenado lixo nuclear em algum local, esse lixo precisará ficar isolado por milhares de anos. Esse pen-drive poderiam conter alguma informação importante sobre esse lixo nuclear, sei que 200 anos é pouco, mas pode ser uma opção.

1 Like

Justo. Mas 8KB? Com essa demanda? Precisaria de centenas. O trabalhão que daria…

Tem que ter mais armazenamento ao menos…

Pergaminhos do Mar Morto mandou abraços. :joy:

3 Likes

Futuramente, devem lançar com maior capacidade

Sim, com certeza. Mas as soluções atuais de maior capacidade já suprem as necessidades…

1 Like

O preço por GB desse negócio é excelente. hahaha

3.743.750 euros… aka 30ml de Tinta da HP.

5 Likes

Dependendo das condições de operação, memórias do tipo EEPROM, muito usadas em dispositivos eletrônicos, podem durar entre 100 e 200 anos

Bom, até lá um usuário comum já terá perdido :sweat_smile:

É realmente um produto que não vejo grandes utilidades para o consumidor comum, mesmo que houvesse mais espaço de armazenamento. O problema é saber se daqui a 200 anos vai ser uma tarefa fácil e possível ler este pen-drive, imagine um usuário comum, médio, se tivesse em mãos hoje um disquete com essa característica?

Certeza que tem mais de 8KB de informação também (considerando apenas texto).

Dá pra guardar meus Bitcoins?

Pra que um pen drive que além de armazenamento pífio vai durar mais que os humanos??? Pq duvido muito que a raça humana vá durar tudo isso. Não do jeito que anda. kkkkkkkk