Estaria Elon Musk fazendo uma espécie de crowdfunding usando Dogecoin?

Hoje me deparei com uma notícia de que Elon Musk havia anunciado uma missão lunar totalmente paga com Dogecoin, aí comecei a pensar sobre isso. Será que o fundador da SpaceX escolheu uma moeda baratinha, que até pouco tempo atrás era considerada uma shitcoin, a comprou em grandes quantidades para em seguida, deliberadamente, estimular sua negociação? Uma versão melhorada do conhecido crowdfunding, onde em vez de pedir diretamente para as pessoas financiarem algo, ele simplesmente fez elas valorizarem algo que ele antecipadamente adquiriu?

John McAfee foi preso por fazer isso com outras moedas, então não acho que o Musk vá cometer o mesmo crime que ele.

Pois é.
Isso não é crowdfunding, isso é manipulação de mercado.

5 curtidas

Se eu levasse tudo que esse cara leva a sério e tivesse dinheiro, teria planejado meu testamento para daqui a 5 anos na expedição para Marte.

Para mim ele é basicamente uma criança com poder, que gosta de se levar por impulso sem medir as consequências. Ele é o criador da Tesla, sim, e faz muitos carros bons, ele também tem a SpaceX que contribui inclusive com a NASA.

Mas a Opus Magnum dele não está aí, no caso da SpaceX é popular Marte, no caso da Tesla é revolucionar a forma como usamos carros hoje. Está errado pensar assim? Não, mas deve-se considerar o impacto negativo disso caso falhar, e já tem mostrado resultados para esse lado.

Agora está tentando popularizar uma criptomoeda que foi feita por meme. Pergunte-se, por que ele escolheu justamente essa moeda?

2 curtidas

Não, ele apenas está manipulando o mercado como fez outras vezes.
Como as criptomoedas não possuem regulamentação efetiva, os reguladores pouco podem fazer para controlar isso

E disse tudo! E mais: ele não é nenhum gênio ou visionário, mas os cientistas, engenheiros (as) e marketeiros (as) que trabalham nas empresas dele são as verdadeiras cabeças por trás de tudo. Elon Musk é um personagem.

Acho ultraje quando comparam ele ao Jobs ou Gates

5 curtidas

Não é bem assim no mundo real.
https://www.moneytimes.com.br/eua-acusam-bilionario-john-mcafee-por-fraude-cripto-e-promocao-ilegal-de-ico/

Esse foi um caso bem diferente. Contrário ao Jhon, o Tesla Man não está praticando esquema de fraude

Ele já não tava preso por matar alguém?

Eu não curto muito o termo “manipulando o mercado”, porque na verdade ninguém foi obrigado a comprar as moedas só porque alguém indicou.

O mercado financeiro por si só já é todo manipulado por diversas variáveis, então dizer que alguém está fazendo isso apenas com comentários zueiros é o pior dos argumentos para mim.

Quanto ao Musk, pra mim ele é basicamente a versão real do Tony Stark: gênio, bilionário, playboy, filantropo. Em outras palavras, acho que ele compartilha qualquer coisa no seu Twitter e fica só rindo das reações mundo a fora enquanto está no sofá.

Não acho ele tenha uma incrível quantidade de Dogecoin escondida num pendrive e fique fomentando o mercado só para ficar mais rico. Mas supondo que seja o caso, ele pode estar bem perto de tornar a DOGE uma criptomoeda mais séria, além de estar divulgando um segmento financeiro novo para o público geral.

Agora se você está perdendo dinheiro por causa dessa recomendação, a culpa é única e totalmente sua, porque ninguém lhe prometeu nada, e o próprio Musk já disse diversas vezes para ninguém investir em DOGE e que tudo não passa de brincadeira.

Seja gente grande, assuma as responsabilidades, aprenda os conceitos do mercado financeiro e de criptomoedas, avalie os prós e contras, e claro, tome qualquer decisão por si mesmo, já que é seu dinheiro em jogo.

Vindo do Musk, não me surpreenderia se um dia, do nada, ele chegasse a anunciar uma nova empresa, com o objetivo de desenvolver trajes (armaduras) autônomos. :joy:

1 curtida

Lembro que ele foi preso duas ou três vezes e um dos motivos da ultima prisão foi por manipulação de mercado.

Kim Dotcom, John McAfee, Elon Musk.

Esses três seguem a mesma linha, mas os dois primeiros são mais pé no chão.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.