Está mais difícil instalar o Windows 11 sem informar uma conta Microsoft

2 Likes

outro jeito é instalar o w10 e atualizar, com os novos processadores, nem sei como vai ficar

fico imaginando quem compra o note e vai para um lugar que não tem internet, vai ter um peso morto para carregar

4 Likes

Me pergunto se a Microsoft realmente quer que os clientes comuns instalem uma nova versão a cada lançamento, porque a dificuldade sempre fica maior. Se não é burocracia de hardware é de software. O que não faz sentido pois o sistema se popularizou justamente por ser compatível até com uma batata. Será alguma estratégia da empresa que eu não estou entendendo?

12 Likes

até que faz sentido, bastante na verdade

na hardware com software junto, penso que seja a segurança, foram o TMP, pluton e assinatura de drivers

já no software que é o login, é a pura coleta de dados, e aqui envolve muito dinheiro e até umas teorias da conspiração kkkkkk

3 Likes

Talvez tenha ligação com a expansão dos serviços de cloud deles, quererem enfiar o OneDrive goela abaixo ou coisas assim.

Ouvi falar que tem um lançamento da AMD, se não me engano, que nem vai aceitar o W10. E agora, como faz? Eu já tenho uma conta MS, mas se for o caso, engrenaria um Linux da massa e pronto!
Edit: Vai ser a partir do Zen 5

2 Likes

também ouvi, só que vi que ouvi também que pode aceitar e vai ter bug ou incompatibilidade

a solução seria instalar o w10 e atualizar por 11 para ver, só que aí só quando sair, o zen 5 acabou de ser lançado

só que to pesando igual vc, já engrenar o linux

2 Likes

Minha limitação era por conta de jogos (por conta do Wine ser uma porcaria pra emular) e do Visual Studio por trabalhar com .NET Framework. Mas agora estou repensando, pq experimentei o Wine mais recentemente e me surpreendeu pelo quanto ele evoluiu de uns anos pra cá, e no caso do Visual Studio (não o Code, a IDE completa), só uso o legado na empresa, então em casa já vai ser mais tranquilo trabalhar.

3 Likes

os jogos são pela steam? ou já são por outras lojas

no linux só uso a steam e acho, acho, que o PC precisa de mais 10% de perfomance para rodar quase bem como o windows, mas percebo que tem umas travadinhas acima do normal quando roda

wine, têm anos que não uso, nem sei como está

o bom que o visual vc consegue contornar

1 Like

Os games não precisam ser vendidos na Steam para serem compatíveis com o Proton. Só de colocar eles para serem executados pelo próprio Steam ou uma versão standalone do Proton para eles serem rodados, e caso o game tenha executáveis extras como launchers, programas como o Wine remediam isso.
Os únicos games que não vão querer rodar são aqueles que usam anticheats, mas aí convenhamos que isso não é culpa do Linux, mas sim das publishers que insistem usar anticheats que agem como literais malwares na máquina.

1 Like

Shift + F10 (na tela que pede o e-mail)
Comando: OOBE\BYPASSNRO
Fim

ou Rufus

3 Likes

Se o usuario tiver o Windows 11 Pro, pode marcar como “Ingressar em domínio” que libera o login offline

2 Likes

isso inclui os games de outras lojas como a EPIC, dar para rodar?

Sim, inclui. E hoje temos ferramentas bastante maduras para fazer as integrações com outros launchers serem cada vez mais fáceis, como por exemplo o Heroic Games Launcher ou o Lutris.

Me arrisco a dizer que estamos em uma era gloriosa para se jogar games fora do Windows usando o Linux. Só aqueles games com anticheat agressivo se recusam a se embarcar nessa. Mas né, eu particularmente digo que um game que enfia tentaculos no seu sistema sobre o pretexto de evitar trapaças não é um game digno de ser jogado pra início de conversa.

3 Likes

jogos triple A, penso que os anti cheat vão ser padrão

vou testar pra ver

Microsoft sendo Microsoft. Infelizmente.

Caminho sem volta.

As pessoas sempre falaram da China, só se esqueceram de quem estava apontando.

3 Likes

Com o SteamDeck decolando, acho que as publishers vão precisar desenvolver os anticheats pra linux também, o que é ótimo.

Eu não teria tanta esperança, BattlEye e Easy Anti Cheat (os mais usados) oferecem compatibilidade com o Proton e o Steam Deck faz um bom tempo, mas cabe ao desenvolvedor do jogo habilitar essa opção e a grande maioria não habilita…

Se instalar simplesmente sem o cabo de rede conectado?